No início correr o mais devagar possível funcionou para mim. Erm. Desenvolver resistência e capacidade respiratória antes? Certo que eu tinha dificuldade até de ultrapassar pessoas andando às vezes, mas...
E correr na rua é menos chato que na esteira. Bem, não sei, nunca corri na esteira, mas é o que dizem.
Bom, entrei aqui para dar meu testemunho de conversão. Me converti à religião dos marombas, aleluias.
Não, brincadeira, não me converti a porra nenhuma, mas depois de anos prometendo que ia me matricular numa academia, que tava ficando barrigudo, e nunca cumprindo a promessa (basicamente porque achava que academia é coisa de gente sarada, bem cuidada, marombada, e que eu ia ser um ET naquele meio, bem, coisa de zé ruela mesmo, mas ok, eu sou um zé ruela) me matriculei e comecei a frequentar, nos primeiros dias muito sem jeito, mas determinado, e agora já pegando o ritmo.
E... cara... para além de estar meio viciado com isso estou pasmo com a diferença que é fazer qualquer coisa usando os aparelhos (pelo menos na academia que estou malhando que é a mal/bem fadada Smart Fit: a academia de rico dos pobretões* ). Pela minha enorme (só que não) resistência na hora de fazer minhas flexões de braço caseiras eu imaginava que ia morrer estirado no meio do salão logo na primeira série de supino, mas pelo contrário, muito pelo contrário, estou fazendo com eficácia todos os exercícios (com excessão exatamente do supino, em que sempre morro na última repetição) e já sentindo-os "leves".
Quotei este comentário acima porque eu sou bronquítico, fazia caminhadas regulares (+ ou - regulares) de 2 horas mas na hora de correr eu dava um pique de 1 minuto e meio e quase morria sufocado abraçado num poste qualquer. Comecei a usar a esteira e quando mal percebi estava fazendo 10 minutos ininterruptos a 10, 12 km, com inclinação de 4, 5% suando que nem uma porca, e nem parece que sou bronquítico, só não vou até mais longe porque o coração acaba chegando nos 170 e aí eu tenho que reduzir, mas pelo pulmão mesmo me sinto um maratonista indoor.
Enfim, estou realmente espantado com a tecnologia, com a engenharia envolvida nestes aparelhos (ou então com o poder do efeito placebo de uma academia) porque estou conseguindo de verdade me exercitar como nunca imaginei que pudesse. O efeito deletério é que estou ficando um pouco vigorexico, não no sentido de querer puxar peso que não consigo ou fazer os mesmos exercícios que os veteranos, mas no sentido que já saio da academia pensando em quantos dias/horas faltam pra próxima série. Sinto que estou ficando meio dependente, espero que seja só empolgação de novato, que não me traga overtraining, e que eu não acabi ezcrevendu que nem os maromba tudo la do foru ipertrofia
* Uma academia popular estilo comida fast food, cheia de aparelhos moderníssimos, a um preço muito mais barato do que as academias mais bacanas, em que por 70 reais você pode malhar em mais de 100 lugares diferentes (uma mão na roda pra mim que ultimamente tenho passado cada dia num bairro diferente, e em quase todos tem uma unidade da rede) mas com o ônus de ter pouquíssimos professores e que são basicamente passadores de série e monitores de aparelhagem, quer dizer, você não tem aquela figura do cara que fica te rodeando, dando dicas sobre onde você tá errando e te estimulando. Basicamente tem um cara que diz: faz estes exercícios, o aparelho é assim, regula desta maneira, se precisar de alguma ajuda não me chama.