Autor Tópico: De novo o acaso  (Lida 31470 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:De novo o acaso
« Resposta #150 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:04:30 »
Mordendo a isca:

Sim, a vida surgiu por acaso. Total e completo acaso, sem intencionalidade, sem destino, uma série de coinciências que dificilmente se repetirão nesse planeta e talvez em todo universo.
Não tem isca meu amigo.
Não precisava de tanto receio de dizer isso. era só o que eu queria ter lido em tantos anos. rsrsrsrs Finalmente um corajoso ;)
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #151 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:10:21 »
Foram mais de 4 anos e mais de 10.000 (Dez mil páginas) para que hoje, um Cético, tivesse a coragem de afirmar que "A vida surgiu por acaso" conforme a resposta #150.
Ufa...!!!
Fiz até uma enquete neste momento aqui, com funcionários, perguntando a todos particularmente: "Qual o contrário de acaso?" e todos responderam "PROPOSITAL". Porque será que nos forums ninguem respondeu?... ah.. detalhe: Entre as pessoas aqui, uma é atéia ;)
Vou pra casa abrir um champanhe.. hehhee

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #152 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:12:10 »
Foquei-me em saber afinal, qual seria a palavra que definisse de fato a origem da vida sem a influência de Deus.

Qual a palavra que para você define o surgimento de água à partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio sem a influência de Deus?
Um Feliz Acaso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:14:43 »
Oh, puxa.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #154 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:16:38 »
Os funcionários daí tão maus hein,

o contrário de acaso é causado (com causa),
proposital é o contrário de despropositado (sem propósito).

Proposital pressupõe ações com seres que tenham alguma atividade psicológica, já uma causa é mais ampla, e pode ser a causa por uma ação premeditada, ou apenas uma causa de um fenômeno físico comum, sem propósito.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #155 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:19:30 »
O problema do "acaso" e o motivo de alguma eventual ou aparente fuga é o termo poder ter significados distintos.

Um muito comum é que algo "acaso" não ocorreu "de propósito", e nesse sentido, sim, a origem da vida e todos fenômenos naturais se dão por puro acaso.

Outro significado de "acaso" é aleatoriedade, podendo ser definida como a independência que um resultado têm de variáveis, ou como uma uma considerável equiparação de inumeráveis variáveis como fatores determinantes de um resultado. E nesses significados, o acaso, embora ainda podendo estar constantemente presente na natureza dependendo daquilo que se analise, não pode ser dado como explicação para tudo (na verdade para quase nada, exceto, obviamente, resultados provenientes de situações que poderiam resultar em algo muito distinto apenas com pequenas diferenças nas condições iniciais). Em vez disso se busca leis e mecanismos, as variáveis determinantes que influenciam um resultado específico. E nesse sentido, a origem da vida não se deu "por acaso", ou ao menos não por "puro acaso". É "acaso" mais como que pode ser que amanhã chova ou não chova, mas certamente não choverá para cima. Há toda uma série de fatores que restringem, padronizam o fenômeno "chuva" (inclusive naquilo além dela se dar para baixo, mesmo naquilo que nos parece ou pode comumente ser tratado como "acaso", e é isso que meteorologistas buscam entender quando estudam o tempo, não se limitam a dizer que se dá "por acaso").

A palavra "Acaso" surgiu em meus Tópicos porque procurava algo que representasse a falta de intencionalidade de um fato. Mas a partir disso, começou a discussão. Para mim está bem claro que quando um fato não foi intencional, foi por acaso que aconteceu. Não importando os demais sentidos que esta palavra possa abarcar, o que importa é o que esta no contexto da frase e dentro da situação.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #156 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:34:55 »
Os funcionários daí tão maus hein,

o contrário de acaso é causado (com causa),
proposital é o contrário de despropositado (sem propósito).

Proposital pressupõe ações com seres que tenham alguma atividade psicológica, já uma causa é mais ampla, e pode ser a causa por uma ação premeditada, ou apenas uma causa de um fenômeno físico comum, sem propósito.

Olá Gilberto.

Até onde eu saiba, "Causado" é "ser causa de" e não tem ligação alguma com o "Acaso". Afinal, todo acaso tem uma causa.

Segundo o dicionário, "acaso" significa:
1. Ocasião imprevista que produz um facto.
2. O que acontece fortuitamente.

E pensando aqui comigo, o contrário do exposto pelo Dicionário ai acima, eu usaria a palavra "Proposital" para sugerir um antônimo.
Contudo, se você estiver correto, teremos que corrigir o dicionário.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:39:35 »
E o contrário de interessante é semântica.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #158 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:46:21 »
Olá Gilberto.

Até onde eu saiba, "Causado" é "ser causa de" e não tem ligação alguma com o "Acaso". Afinal, todo acaso tem uma causa.

Segundo o dicionário, "acaso" significa:
1. Ocasião imprevista que produz um facto.
2. O que acontece fortuitamente.

E pensando aqui comigo, o contrário do exposto pelo Dicionário ai acima, eu usaria a palavra "Proposital" para sugerir um antônimo.
Contudo, se você estiver correto, teremos que corrigir o dicionário.
A definição do dicionário que vc transcreveu não está contrariando o que eu disse, e muito menos permite a sua afimação: "Afinal, todo acaso tem uma causa.". Menos ainda permite qualquer conclusão se há uma relação entre as palavras proposital e acaso.

Como é que vc pretende corrigir ou não o dicionário com apenas ... retórica?

Lembrando que dicionários apenas mostram os usos mais comuns das palavras. Para usos mais técnicos e precisos das palavras o dicionário é insuficiente. Vai tentar fazer um cálculo da energia de um sistema apenas com a definição de dicionário ... vai

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #159 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:51:34 »
Há sim,

Acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acaso

Preciso desenhar pra vc entender?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #160 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:54:32 »
Acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente.
..assim meio que sem propósito?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #161 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:55:54 »
não, só sem causa mesmo.

Por acaso vc sabe o que é um propósito????

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #162 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:01:50 »
A definição do dicionário que vc transcreveu não está contrariando o que eu disse,
Se o dicionário diz que "acaso" é "Ocasião imprevista que produz um facto" eu estou errado em dizer que "Proposital" pode ser usado como antônimo? você conseguiria dizer apenas "Sim" ou "Não" ?

(...) e muito menos permite a sua afimação: "Afinal, todo acaso tem uma causa.".

Você poderia me dar um exemplo de um acaso sem causa?

Lembrando que dicionários apenas mostram os usos mais comuns das palavras.
Comuns assim, como o que eu estou tentando concluir nesse tópico?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #163 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:08:05 »
sim, sim e sim

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #164 Online: 18 de Novembro de 2011, 18:24:58 »
Acho que uma coisa está ligada à outra.

De fato.

Se for descoberto que dadas as condições adequadas a vida tende a surgir com facilidade, isso pode sugerir que a vida possa ter surgido na Terra mais de uma vez. E por que não vemos bioquímicas "alienígenas" na Terra? Talvez as outras formas de bioquímica tenham sido extintas ou porque não eram tão eficientes ou porque foram dizimadas em uma colisão entre a Terra e outro corpo do sistema solar milhoẽs de anos antes de a bioquímica que conhecemos ter aparecido.

Acho que aqui é a minha confiança na Navalha de Ockham falando mais alto, mas eu acho que temos já um problema considerável quanto quais condições e sob quais circunstâncias surgiu/emergiu a vida (e que propriedades dela foram surgindo) por aqui antes de entrarmos na ainda maior questão de "Que outros tipos de vida poderiam ter surgido?" - ainda mais se elas poderiam ter aparecido por aqui.

Não precisava de tanto receio de dizer isso. era só o que eu queria ter lido em tantos anos. rsrsrsrs Finalmente um corajoso

Não é receio, é apenas o óbvio: Você tem uma tara semântica pelo termo "Acaso", como se fosse algo "misteriosos e poderoso", como um musterion helênico e hermético. Assim como por "Propósito". Como ontem eu estava radiante de felicidade, decidi espalhar um pouco dela ao mundo. A "boa ação do dia".  :)

E o contrário de interessante é semântica.

So true, so true. :)
« Última modificação: 18 de Novembro de 2011, 18:27:09 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #165 Online: 19 de Novembro de 2011, 02:10:01 »
não, só sem causa mesmo.

:rola:

"-Sem causa".
"-Sem propósito?"
"-Não, só sem causa."
"-Mas, então, sem propósito?"
":olheira:"
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #166 Online: 19 de Novembro de 2011, 15:24:54 »
não, só sem causa mesmo.

:rola:

"-Sem causa".
"-Sem propósito?"
"-Não, só sem causa."
"-Mas, então, sem propósito?"
":olheira:"

Precisa-se de um intérprete!

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #167 Online: 19 de Novembro de 2011, 15:26:52 »
não, só sem causa mesmo.

Não existe acaso com propósito.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #168 Online: 19 de Novembro de 2011, 16:42:47 »
Pode existir em situações envolvendo seres com atividade psicológica. Por exemplo em economia algumas vontades ou propósitos dos agentes econômicos podem ser modelados como sendo ao acaso, pois não é possível medir ou avaliar na prática a vontade idividual quando se trata de ambientes coletivos. Tudo depende do modelo ou contexto.

Mas as palavras propósito, intenção, premiditação não são sinônimos nem antônimos de causa e acaso, pois o uso de propósito é mais restrito que causa.

Esse é um problema da maioria de vcs religiosos, vcs tem uma tradição muito primitiva de pensamento anedótico-supersticioso, e vcs ficam perdidos até para entender um simples dicionário. Se vc virar ateu talvez vc possa sair dessa limitação :nao3:.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #169 Online: 19 de Novembro de 2011, 22:03:39 »
Pode existir em situações envolvendo seres com atividade psicológica. Por exemplo em economia algumas vontades ou propósitos dos agentes econômicos podem ser modelados como sendo ao acaso, pois não é possível medir ou avaliar na prática a vontade idividual quando se trata de ambientes coletivos. Tudo depende do modelo ou contexto.

Mas as palavras propósito, intenção, premiditação não são sinônimos nem antônimos de causa e acaso, pois o uso de propósito é mais restrito que causa.

Esse é um problema da maioria de vcs religiosos, vcs tem uma tradição muito primitiva de pensamento anedótico-supersticioso, e vcs ficam perdidos até para entender um simples dicionário. Se vc virar ateu talvez vc possa sair dessa limitação :nao3:.

Gilberto.
Como você consegue pegar um assunto tão simples e dar um nó cego de tamanha proporção?
Olha só a volta que você deu pra garimpar um respaldo para seu ponto de vista...

Pensa bem:
Isso tudo porque eu disse que "O contrário de 'acaso' era 'proposital'"... Bem... isso pode até não ser tão correto assim... nas entranhas etimológicas doas palavras, mas  para quem está predisposto a compreender a mensagem está fácil. Mas pra quem deseja complicar o diálogo consegue dar nó em pingo dágua.

Você disse que "o contrário de 'acaso' é 'causado' e isso sim é um absurdo muito maior! Será que você consegue enxergar isso? de carto que jamais aceitará, pois está preso em suas idéias embaraçadas altamente técnicas.

Torço para voce ser assim somente aqui comigo, pois caso contrário, você deve ser rodeado de pessoas chateadas com seu jeito de ser.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 22:20:26 por Jetro »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 19 de Novembro de 2011, 22:40:24 »
Eu posso criar um gerador randômico para gerar um número aleatório que servirá como uma chave em uma senha. Esse número vem do acaso, mas é proposital. Posso também jogar uma moeda para decidir qual caminho seguir, novamente um acaso proposital. Entendeu agora porque o antônimo de acaso não é proposital?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #171 Online: 19 de Novembro de 2011, 22:59:38 »
Eu posso criar um gerador randômico para gerar um número aleatório que servirá como uma chave em uma senha. Esse número vem do acaso, mas é proposital. Posso também jogar uma moeda para decidir qual caminho seguir, novamente um acaso proposital. Entendeu agora porque o antônimo de acaso não é proposital?
sim entendi seu ponto de vista. Interessante. mas discordo. O numero que apareceu foi você quem gerou intencionalmente, embora não pudesse saber qual viria, houve uma intenção prévia de gerá-lo. Você poderia sabê-lo se quisesse.
Veja o que é "Acaso" na resposta #55 e diga em qual dos 3 pontos seu exemplo se encaixa.

...mas isso não vem ao caso pois o problema aqui não é (mais) este.
Para quê complicar as coisas? Se você acompanhar este tópico, verá que o "contrário do acaso" mais aproximado que chegamos seria o "Predeterminismo".

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #172 Online: 19 de Novembro de 2011, 23:49:55 »
Gilberto.
Como você consegue pegar um assunto tão simples e dar um nó cego de tamanha proporção?
Olha só a volta que você deu pra garimpar um respaldo para seu ponto de vista...

Pensa bem:
Isso tudo porque eu disse que "O contrário de 'acaso' era 'proposital'"... Bem... isso pode até não ser tão correto assim... nas entranhas etimológicas doas palavras, mas  para quem está predisposto a compreender a mensagem está fácil. Mas pra quem deseja complicar o diálogo consegue dar nó em pingo dágua.

Você disse que "o contrário de 'acaso' é 'causado' e isso sim é um absurdo muito maior! Será que você consegue enxergar isso? de carto que jamais aceitará, pois está preso em suas idéias embaraçadas altamente técnicas.

Torço para voce ser assim somente aqui comigo, pois caso contrário, você deve ser rodeado de pessoas chateadas com seu jeito de ser.
Jetro,
vc veio aqui tb para ironizar a posição atéia com um jogo de palavras. Eu só tentei mostrar que se o jogo for levado mais a sério, a sua posição tem se demonstrada muito simplória.

Só fui explícitamente irônico com vc pq vc me aparentou ser veladamente irônico conosco.

Mas de resto só te dei uma prensa como diversão, jogo de ironias :twisted:. Sobre os religiosos, tava exagerando para te chocar, vc tem o direito de ser e pensar o que quiser, sem demérito nenhum :P.
Fique a vontade no fórum.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 23:54:39 por gilberto »

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #173 Online: 20 de Novembro de 2011, 00:09:49 »
sim entendi seu ponto de vista. Interessante. mas discordo. O numero que apareceu foi você quem gerou intencionalmente, embora não pudesse saber qual viria, houve uma intenção prévia de gerá-lo. Você poderia sabê-lo se quisesse.
Ele causou a geração do número e não o número que apareceu, logo o número é produto do acaso.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 00:16:54 por Luiz Otávio »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #174 Online: 20 de Novembro de 2011, 16:35:10 »
Jetro,
vc veio aqui tb para ironizar a posição atéia com um jogo de palavras. Eu só tentei mostrar que se o jogo for levado mais a sério, a sua posição tem se demonstrada muito simplória.

Eu não vim aqui para isso.

Só fui explícitamente irônico com vc pq vc me aparentou ser veladamente irônico conosco.

Não gosto de ironias. O que eu disse que lhe fez entender isso de mim?

Fique a vontade no fórum.
Estou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!