Os romanos, árabes e turcos não foram expostos a uma avalanche cultural dos nórdicos e eslavos (que els consideravam inferiores, atrasados e até mesmo estúpidos). Como ficamos, Agnóstico?
Com o fato de que eles já são fenotipicamente parecidos para começar, ao mesmo tempo em que a base da afirmação não é nada quantitativa, apenas a observação de uma ou outra figura histórica relatando beleza de algum povo (que inclusive talvez admirassem apesar de considerarem bárbaros), e isso dos haréns.
A atributo fenotipico que realmente interessa na discussão em voga NÃO é compartilhado por nórdicos e outras etnias, a saber, olhos azuis e cabelos claros.
Bem, é muito impreciso usar o termo "nórdico" para se referir a olhos azuis e cabelos claros.
Kirsten Dunst, com esses traços, e que quase nada mais tem de "nórdica"
Paquistanesa (e não-nórdica) com esses traços e um pouco mais em comum (rosto estreito)
Acho que para fazer algum sentido "nórdico(a)" deveria se aproximar mais dos padrões dessa paquistanesa (ou de propriamente nórdicos), e não ser algo tão abrangente que incluísse a Kirsten Dunst, que é praticamente "antítese" de nórdico. Pois se for apenas isso, o melhor seria falar sobre hipotéticas preferências universais por pele e cabelos claros, onde a afirmação fica algo menos onerosa, ainda que mesmo assim tenha um longo caminho pela frente em termos de confirmação. Não pode ser só coleta de relatos históricos que pareçam favorecer algo nesse sentido.
Outro fator a se destacar é que para se conhecer as preferencias fenotipicas de povos antigos informações quantitativas são praticamente impossíveis de serem utilizadas pela própria natureza do conhecimento histórico. Somente podemos saber sobre as preferencias de indivíduos letrados e membros das classes superiores de determinadas sociedades. Considero que o fato de praticamente todos os povos que entraram em contato com pessoas de fenótipo nórdico/gêrmanico ao longo da história terem relatado que eles eram mais belos um bom argumento no sentido de mostrar que há algo mais que apenas cultura a determinar certos padrões de beleza*. Mas note que de forma nenhuma eu estou a generalizar minha posição, o que afirmo é que existe uma tendência a maioria dos indivíduos consideraram traços como olhos e cabelos claros como sendo mais atrativos.
*No momento estou impossibilitado de postar as fontes de minhas alegações sobre determinados períodos históricos, mas o farei assim que puder. Se não me engano o livro que li que afirmava haver uma obsessão por traços nórdicos na sociedade romana (que como sabemos era predominantemente mediterrânea) foi o historiador Paul Veyne.
Eu acho que esse tipo de dados não nos dizem nada de significativo sobre uma hipotética preferência universal de bases biológicas.
São relatos de alguns caucasóides preferindo certos traços caucasóides, não sendo fácil avaliar quanto essas preferências eram comuns na população e não gosto particular desses fazendo esses relatos ou percepção deles sobre o gosto alheio; também difícil é avaliar a influência de outros fatores, se essas pessoas exerciam alguma outra forma de admiração, ou se eram mesmo vistos como uma escória, lixo da humanidade -- o que não me parece ter sido o caso, nunca na história.
Não passa de uma versão um pouco menos gritantemente absurda de livre-associações como as de Daniken e os "deuses astronautas"; a diferença é que aquilo que se afirma não é tão estapafúrdio, poderia ser real, mas a metodologia é essencialmente a mesma.
E poderia-se de forma similar defender coisas diferentes, apenas selecionando outras declarações por aí. Não necessariamente para embasar uma preferência universal oposta, mas talvez para diferentes alelos determinando diferentes preferências para diferentes pessoas ou povos.
The following case, though relating to savages, is well worth giving
for its curiosity. Mr. Winwood Reade informs me that the Jollofs, a
tribe of negroes on the west coast of Africa, "are remarkable for
their uniformly fine appearance." A friend of his asked one of these
men, "How is it that every one whom I meet is so fine looking, not
only your men but your women?"
Li uma vez algo como haitianos que nunca haviam visto brancos acharem que um homem branco era algum tipo de "doente". Também tem toda aquela coisa de associação com sensualidade, tanto de homens como mulheres, e associado a isso, o medo de miscigenação por parte de brancos (geralmente).