Vi em um documentário que, para um humano, a beleza de um candidato a parceiro é decidida, em um resumo grosseiro, por três fatores: Simetria, capacidade de sobrevivência do parceiro e conceito de beleza adquirido (cultural). Para dizermos que determinada etnia é, no geral, mais bela que outra, ela terá que: Ser mais simétrica, ser mais saudável ou mais cultural. Não sei nada sobre a simetria padrão de determinada etnia, mas o conceito de saúde e cultura esclarece diversos estereótipos culturais.
No oriente, a pele mais clara é preferível pois indica a classe social. Nos tempos feudais, só os camponeses tinham pele mais escura, pois tinham que trabalhar no campo durante todo o dia. Isso se aplica ao nordeste da China e ao Japão.
O estereótipo pró homem branco europeu, surge quando os europeus não nascidos no Brasil alcançam uma elevada classe social. Acho que isso é visto em "O Cortiço". O estereótipo pró negros de grande porte pode ser entendido como algo derivado do conceito de saúde.
Para os padrões físicos da Grécia Clássica, os etíopes, por exemplos, eram belos (mesmo assim, eram bárbaros, ou "trogloditas"). Segue uma citação de Heródoto: “Dizem que os etíopes são, de todos os homens, os de maior estatura e de mais bela compleição física... Entre eles, o mais digno de usar a coroa é o que apresenta maior altura e força proporcional ao seu porte" (História, Livro III, cp. XX)
Enfim, fica a viés do observador ponderar sobre essas coisas.