República Dominicana tem uma significativa população de negros e índios, correto?
Sim, principalmente de negros.
Onde estão?
Voce está perguntando porque eles não são modelos de beleza? É isto? A resposta é óbvia. A classe que controla política e economicamente a República Dominicana é branca (do tipo “não-nórdico”, segundo a sua classificação).
Releia a definição de "traços nórdicos" que eu postei lá atrás, e tenha em mente que é o padrão, sendo considerados mais belos os que mais se aproximam do mesmo.
Aí é que reside o problema, pois a confusão se estabeleceu a partir da sua definição inicial que foi sendo ampliada e reformulada conforme eram apresentados questionamentos.
Eis a sua primeira definição:
Por tudo o que eu já vi e li, os traços fisonômicos e físicos "nórdicos" são considerados os mais belos pela grande maioria das pessoas, independente de cultura ou raça, e que uma pessoa é considerada mais bonita quanto mais se aproxima desses traços (nariz fino e arrebitado, cabelos lisos, queixo alinhado com a boca no perfil, olhos e cabelos mais claros, etc).
[...]
Aqui você procurou restringir a caracterização ao rosto, em função do questionamento sobre a aplicabilidade de sua definição para outras partes do corpo, mais notadamente a bunda:
Esqueci de dizer um detalhe importante: os traços "nórdicos", os quais a grande maioria da população mundial considera serem os mais belos, referem-se mais ao rosto. Com relação ao corpo, há variações maiores nas preferências e, na verdade, não há taaaanta diferença assim entre as etnias com relação ao padrão corporal.
Aqui você define arbitrariamente e faz uma generalização sem precedentes que o modelo “nórdico” é o mais belo, sem apresentar nenhuma fonte que ateste a sua afirmação:
Uma coisa também que eu ressaltei e esqueceram: o padrão nórdico é considerado belo, e as pessoas são consideradas mais belas quanto mais se aproximam desse padrão. Não há uma divisão estanque entre nórdicos e não-nórdicos. Logo, não tem cabimento citar exemplos de pessoas consideradas belas que não sejam 100% nórdicas como contraprova.
Nesta postagem você ressalta a preponderância do rosto na composição do modelo “nórdico”:
Eu disse em algum lugar que a aparência "nórdica" eram apenas os olhos e cabelos claros? Na verdade, eu ressaltei os traços faciais (nariz fino e arrebitado, queixo alinhado com a boca no perfil, etc).
E, por fim, você reconhece que a confusão foi estabelecida pela falta de uma melhor definição de “nórdico”:
Concordo também. na verdade, houve um pequeni problema de comunicação no tópico: eu nomeei determinado conjunto de características (nariz fino e arrebitado, cabelos e olhos claros, queixo alinhado com a boca no perfil, etc) como "nórdicas. Usei esse termo na falta de outro melhor. Mas eu não quis dizer com isso que as mulheres do Norte da Europa são as mais bonitas e nem que estas características "nórdicas" são exclusivas dos povos do norte europeu.
Usei o termo "nórdico" para estas características na falta de um rótulo melhor.
Portanto, para você o “nórdico” é a pessoa com tez branca, de cabelo claro e com um nariz fino e arrebitado. Não duvido que ele seja a preferência de muitas pessoas em diversos países. Mas a partir disto afirmar que este é um modelo que tende a ser preponderante em escala global é um salto muito, mas muito grande mesmo.
E eu ainda considero que a influência cultural é,
hoje, o principal fator de propagação de qualquer modelo de beleza ocidental para os demais países, com diferentes graus de penetração, é claro.