Você afirmou que acredita existir algo transcendente relacionado a esse "sentir", mas se esquivou de entrar em detalhes. Sem falar que logo em seguida você se contradiz:
Eu me esquivei porque este tópico não trata disso, e sem dúvida, este seria um assunto para muitas páginas. Desfocando assim, o objetivo deste tópico.
Tenho dito que Deus se percebe pelo "Sentimento" assim como o Amor.
Você está pressupondo (sem nenhuma evidência objetiva) que deuses existem e são percebidos pelo "sentimento" que é exatamente o tipo erro a que o Angelo se referiu.
Por enquanto, eu não afirmei nada.
Veja bem:
•Como o "amor" se percebe? - Pelo sentimento
•Como "Deus" se percebe? - Pelo sentimento
Não entrei no mérito da questão (embora acredite) que Deus existe fora do nosso sentimento. (ainda) e não o pretendo fazer, neste tópico.
Apenas tracei um paralelo entre "Deus" e o "Amor".
Acontece que quando falo em "Deus" vocês se arrepiam.
Estou tratando "Deus" aqui, como um sentimento qualquer. Como a Saudade, o Amor, etc. E se falei algo a mais que isso, foi por conta de questionamentos.
Mas supondo que você não está pressupondo a existência de deuses, mas apenas do "sentimento da presença de deuses".
E daí?
O que tornaria esse sentimento menos banal e mundano do que, digamos, o prazer que sentimos ao tirar meleca do nariz? E não vale repetir que "é um sentimento que transforma a pessoa", pois eu já lhe mostrei que existem maneiras mais diretas (com drogas), sem aura de transcendentalidade de chegar ao mesmo resultado.
Embora eu não valorize da mesma forma, todos os sentimentos, eu não tenho o objetivo, aqui, de mostrar qual sentimento é "maior" que outro.
A questão primária deste tópico, é "Quais os meios pelos quais, posso determinar, no coletivo, se algo existe ou não? (Como o Amor)".
Pensei que iríamos tratar desse assunto.
Já me disseram neste tópico que o "Amor" é uma "reação química"... mas eu gostaria de obter mais opiniões... E não estou conseguindo porque vocês estão todos "armados" contra possíveis "lacunas" (cheque-mate) quanto à Existência de Deus, e isso engessa o foco da questão.
Porque não nos atemos ao que realmente importa nesse tópico?