Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37853 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Sexto sentido?
« Resposta #125 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:27:33 »
...e ainda há quem me recomende ser mais claro...  :hein:

Foi uma brincadeira. Veja a explicação dada ao Feynman.

Falo do dragão de Sagan, naturalmente.

Este é o segundo dragão citado por mim (o sem aspas).

Geo, o que é "CTB TPLZB"?   :-)

O primeiro dragão (o entre aspas) é um termo usado aqui em minha terra, para se referir a uma mulher feia. Então para eu não me "opor" a ter uma experiência com o "dragão" eu preciso estar na condição de "CTB TPLZB" (Cê Tá Bebo? Não. Tô PLá de Zuzo Bem!")  :P
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 18:30:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #126 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:29:11 »
Geo, o que é "CTB TPLZB"?   :-)

A primeira parte talvez seja "Crucifiquem o Teísta Bobo".  hehehe
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #127 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:29:26 »
Então você fica MUITO curioso e pensa bastante a respeito sobre algo que não tem relação com uma possível verdade? A sua curiosidade (muita curiosidade) e pensamento a respeito brotam de coisas sem relação com uma possível verdade?

Existem diversas "verdades" e descobrir qual delas é o que me faz pensar a respeito.

Ps. A curiosidade brota da incerteza.

Então estás disposto a descobrir que a verdade, dentre as "diversas" outras, pode ser a que não é verdade que exista alguma relação entre o que milhões de pessoas acreditam e uma suposta verdade associada?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #128 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:31:48 »
Então estás disposto a descobrir que a verdade, dentre as "diversas" outras, pode ser a que não é verdade que exista alguma relação entre o que milhões de pessoas acreditam e uma suposta verdade associada?

...Meu Deus...!  Acho que sim... sei lá... na verdade nem entendi o que vc quis dizer...  :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #129 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:40:46 »
Citação de: Jetro
MAS... Se alguns milhões de pessoas viessem me falar que "sentem a presença de um elefante-blá-blá-blá" eu ficaria MUITO curioso e pensaria bastante a respeito.

Milhões de pessoas relatam sonhar que estão nus na escola/trabalho. Você pensa bastante a respeito disso? Milhões de pessoas têm um medo instintivo de baratas. Você fica MUITO curioso com isso?

Vamos ser honestos: você acha que existe algo de transcendente nesse sentimento de "presença de deus"?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #130 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:45:40 »
Eu também queria que o Jetro fosse honesto

...Meu Deus...!  Acho que sim... sei lá... na verdade nem entendi o que vc quis dizer...  :?

Não preciso colocar em vermelhinho, preciso?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:46:59 »
Existe como um ser imaginário na mente de quem o sente. Da mesma forma que o bicho papão existe como ser imaginário na mente da criança que o sente escondido no armário ou debaixo da cama.

Isso mesmo. Todos existem. Da mesma forma que o amor. Na mente de quem sente...
há algum erro nessa afirmação?

Ou seja, o deus que se sente é tão real quanto o bicho papão.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #132 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:52:36 »
Crentes ou crentes em potencial costumam ser solipsistas sem o saberem.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #133 Online: 26 de Novembro de 2011, 10:53:13 »
Injetar substancias que façam o mesmo papel bioquímico daquelas que originam as emoções e ver os resultados.

Dorgas  :olheira:

É sobre as emoções que me refiro.
Como pode-se provar que elas existem? Além de experiências pessoais, há algum método?

Você não viu os links do gilberto? Para as neurociências isso é mamão com açúcar.

http://www.scielo.br/pdf/rpc/v35n2/a03v35n2.pdf

Não é tão mamão com açucar assim. Sabe-se um pouco das vias neuronais mas ainda está muito longe de se poder afirmar algo.

Fala ai Jetro.

Você já leu "A Religiao do Cérebro"?

Vale a pena, ele tem uma visão semelhante a sua (eu tô levando em conta somente a crença em Deus, não a religião que você pratica que eu não sei qual é), e é uma pessoa altamente reconhecida. O livro não é prova científica nenhuma, é somente a opnião própria do Professor Raul Marino baseada nos seus conhecimentos.

Eu gosto desse livro.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #134 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:17:25 »
Citação de: Jetro
MAS... Se alguns milhões de pessoas viessem me falar que "sentem a presença de um elefante-blá-blá-blá" eu ficaria MUITO curioso e pensaria bastante a respeito.

Milhões de pessoas relatam sonhar que estão nus na escola/trabalho. Você pensa bastante a respeito disso? Milhões de pessoas têm um medo instintivo de baratas. Você fica MUITO curioso com isso?

Vamos ser honestos: você acha que existe algo de transcendente nesse sentimento de "presença de deus"?

Medo de barata já houve estudo a respeito... tem até uma matéria na Super Interessante.
Quanto ao sonho, pensei rapidinho aqui comigo, e acho que não seria nada que eu devesse me preocupar hehehe...
Acho que exista algo transcendente no tocante à percepção teísta sim. Mas isso não pretendo falar nesse tópico.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #135 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:21:45 »

http://www.scielo.br/pdf/rpc/v35n2/a03v35n2.pdf

Não é tão mamão com açucar assim. Sabe-se um pouco das vias neuronais mas ainda está muito longe de se poder afirmar algo.

Fala ai Jetro.

Você já leu "A Religiao do Cérebro"?

Vale a pena, ele tem uma visão semelhante a sua (eu tô levando em conta somente a crença em Deus, não a religião que você pratica que eu não sei qual é), e é uma pessoa altamente reconhecida. O livro não é prova científica nenhuma, é somente a opnião própria do Professor Raul Marino baseada nos seus conhecimentos.

Eu gosto desse livro.

Olá Iabadabadu...

Valeu pela dica. Vou procurar esse livro para comprar.

;)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #136 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:23:22 »
Existe como um ser imaginário na mente de quem o sente. Da mesma forma que o bicho papão existe como ser imaginário na mente da criança que o sente escondido no armário ou debaixo da cama.

Isso mesmo. Todos existem. Da mesma forma que o amor. Na mente de quem sente...
há algum erro nessa afirmação?

Ou seja, o deus que se sente é tão real quanto o bicho papão.

Até esse ponto da conversa, é tudo igual mesmo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #137 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:27:11 »
Eu também queria que o Jetro fosse honesto

Não preciso colocar em vermelhinho, preciso?

Desculpe. Mas realmente não seguro a responder porque não entendi esse final ... "Verdade associada".. desculpe. Pode colocar de outra forma?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #138 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:29:54 »
Se você teve uma experiência subjetiva com Dragões... Quem poderá se opor?

Todos! Todos poderão, deverão e irão se opor!

Opor-se tudo bem... Quem assim o desejasse... Embora eu nem daria importância. A menos que fosse meu filho :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 26 de Novembro de 2011, 20:14:20 »
Opor-se tudo bem... Quem assim o desejasse... Embora eu nem daria importância. A menos que fosse meu filho :)

O seu filho não tem liberdade de escolha por ser de menor?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, 23:51:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #140 Online: 26 de Novembro de 2011, 20:30:41 »

eu disse que só daria importância se ocorresse com meu filho.
... e ele não tem liberdade de escolha caso queira saber.  (Ainda)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #141 Online: 26 de Novembro de 2011, 20:32:41 »

Todo mundo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #142 Online: 26 de Novembro de 2011, 20:51:52 »
Desculpe, mas não sou seu amigo porque sequer o conheço.
Mas quem sabe não possamos estabelecer um bom relacionamento em um futuro próximo?  :)

"Amigo" pode ser também uma forma de tratamento cordial.
Adoro fazer amigos.

Os seus textos são muito generalistas, usando (e abusando) na amplitude do espectro de definições, sempre deixando uma "porta de escape" quando lhe é mostrada uma refutação específica. Basta ver o caso do tópico "De novo o acaso".
Eu não premedito nada como "porta de escape"... Se ela existe é porque é um fato.
Mas não seja genérico, como me acusou e mostre o ocorrido.

No atual tópico, Vossa Senhoria repete a sua linha de pensamento quando, por exemplo, faz uma analogia entre o amor e deus. Para não me alongar nesta discussão, eu afirmo que, sob o ponto de vista da metafísica, o senhor comete o erro crasso de comparar entes de categorias ontológicas distintas.
Ai entra um fato que não entendo. Se você afirma que Deus não existe, como pode dizer que são coisas distintas?
Isso que eu disse acima é tão simples de se entender, mas de certo, você procurará algo para refutar. Nem que seja preciso falar em latim...
Qualquer pessoa coerente, diria: "É verdade. Se Deus não existe, como eu pude compará-lo com alguma outra coisa." Mas vamos ver o que você achará para dizer.
Talvez, como estou acostumado a ver, deixará passar em branco.

Além disto, Vossa Senhoria deve saber que a narrativa de experiências pessoais não passa de uma evidência anedótica. Que é, aliás, um outro tipo de falácia, quando o interlocutor pretende que ela seja tratata como uma evidência empírica.

Mas e o amor? É uma experiência anedótica?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, 20:54:31 por Jetro »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 26 de Novembro de 2011, 21:45:19 »

As evidências daquilo que você entende por amor são anedóticas porque são pessoais, e a generalização da sua concepção de amor é falaciosa. Nesse sentido podemos dizer que é uma experiência anedótica.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 26 de Novembro de 2011, 21:57:04 »

Todo mundo.

Errado. Isso só vale para os crentes. Crentes não mudam de opinião porque não têm motivo para mudar de opinião e ficam trancados em seus mundinhos perfeitos. A fé lhes garante todas as certezas. Os céticos por outro lado mudam de opinião diante de evidências e por isso compartilham o mundo real.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 26 de Novembro de 2011, 22:04:57 »
Jetro, emoções são reações bioquímicas no cérebro e são bem reais. O que não significa que o objeto das emoções seja real.

Colocando em outras palavras. Se alguém sente algo, o "sente" é real, o "algo" é que não é necessariamente real.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #146 Online: 26 de Novembro de 2011, 23:09:56 »
Jetro, emoções são reações bioquímicas no cérebro e são bem reais. O que não significa que o objeto das emoções seja real.

Colocando em outras palavras. Se alguém sente algo, o "sente" é real, o "algo" é que não é necessariamente real.
Melhor colocação até agora e possivelmente, divisora de águas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 26 de Novembro de 2011, 23:52:55 »
eu disse que só daria importância se ocorresse com meu filho.

Compreendo.

... e ele não tem liberdade de escolha caso queira saber.  (Ainda)

Certo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 27 de Novembro de 2011, 00:10:08 »
Desculpe, mas não sou seu amigo porque sequer o conheço.
Mas quem sabe não possamos estabelecer um bom relacionamento em um futuro próximo?  :)
"Amigo" pode ser também uma forma de tratamento cordial.
Adoro fazer amigos.

Bom para o senhor.

Os seus textos são muito generalistas, usando (e abusando) na amplitude do espectro de definições, sempre deixando uma "porta de escape" quando lhe é mostrada uma refutação específica. Basta ver o caso do tópico "De novo o acaso".
Eu não premedito nada como "porta de escape"... Se ela existe é porque é um fato.
Mas não seja genérico, como me acusou e mostre o ocorrido.

Basta Vossa Senhoria ler o tópico e verificar o imenso jogo de palavras para se obter a definição de 'acaso'.

No atual tópico, Vossa Senhoria repete a sua linha de pensamento quando, por exemplo, faz uma analogia entre o amor e deus. Para não me alongar nesta discussão, eu afirmo que, sob o ponto de vista da metafísica, o senhor comete o erro crasso de comparar entes de categorias ontológicas distintas.
Ai entra um fato que não entendo. Se você afirma que Deus não existe, como pode dizer que são coisas distintas?

Primeiro. Eu afirmo que deus não existe por que faltam evidências disto e não por birra.

Segundo. Vossa Senhoria conhece ontologia sobre a perspectiva metafísica? 'Sim' ou 'não' é o suficiente.

Isso que eu disse acima é tão simples de se entender, mas de certo, você procurará algo para refutar. Nem que seja preciso falar em latim...

Eu não falei latim em momento algum.

Apenas escrevi algumas palavras neste idioma e que são de amplo conhecimento para quem estuda erros de lógica. Ou seja, não necessita de nenhuma erudição.

Qualquer pessoa coerente, diria:

Ahhh. Então 'tá'!

"É verdade. Se Deus não existe, como eu pude compará-lo com alguma outra coisa." Mas vamos ver o que você achará para dizer.

Leia um pouco sobre ontologia metafísica, pois é surpreendente que um teísta não conheça sobre as diferenças conceituais entre um "ente que é" e um "ente que existe".

Talvez, como estou acostumado a ver, deixará passar em branco.

E Vossa Senhoria fará o mesmo que um famoso personagem de animação dos estúdios Hanna-Barbera, o Leão da Montanha: "Saída estratégica pela direita"!

Além disto, Vossa Senhoria deve saber que a narrativa de experiências pessoais não passa de uma evidência anedótica. Que é, aliás, um outro tipo de falácia, quando o interlocutor pretende que ela seja tratata como uma evidência empírica.

Não. Ela existe embora em diferentes graus e manifestações. Mas a esta emoção não é atribuída poderes extraordinários, sobre-humanos, como é o caso de deus.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, 22:44:05 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!