Autor Tópico: Ciência e Fé  (Lida 31438 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:Ciência e Fé
« Resposta #100 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:32:27 »
Aí é que está. Ele não aceita. Já ficou bem claro que aquela citação sobre um deus pessoal era mentira. E dos escritos de Einstein observa-se que ele rejeita qualquer noção de Deus como uma entidade mística, adotando uma visão próxima ao panteísmo ou a Spinoza.
Eu nao falei sobre nenhum "deus pessoal" e sim, um "ser" supremo...

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #101 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:35:12 »
O ônus da prova cabe a quem faz uma afirmação positiva, ou seja, "deus existe" neste caso. Além disto, um cético típico dirá "Não há nenhuma evidência que deus (ou deuses) exista(m). Então com base no Princípio da Parcimônia eu opto, por enquanto, pela não-crença em divindades".

Simples, não?
Eu não preciso provar nada. Aliás, não etou aqui para falar que "Deus existe" mas sim, para dizer que não se pode afirmar que ele "Não existe".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #102 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:37:30 »
Acho incrivel como vocês sempre levam qualquer tópico para o mesmo assunto "Provar que Deus existe". Todos os tópicos que eu postei, nalguma hora, pende para esse lado. Mesmo eu lutando contra.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:49:22 »
O ônus da prova cabe a quem faz uma afirmação positiva, ou seja, "deus existe" neste caso. Além disto, um cético típico dirá "Não há nenhuma evidência que deus (ou deuses) exista(m). Então com base no Princípio da Parcimônia eu opto, por enquanto, pela não-crença em divindades".

Simples, não?
Eu não preciso provar nada. Aliás, não etou aqui para falar que "Deus existe" mas sim, para dizer que não se pode afirmar que ele "Não existe".

Resumindo: É um tipo de discussão (existência ou não) que se baseia em algo tão consistente quanto 'fumaça' (deus e sobrenatural).
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #104 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:51:07 »

Voce deseja que eu mostre evidencias de algo que acontece subjetivamente?

Sim, e isso é factível. Podemos ver evidências de qualquer sentimento subjetivo que qualquer pessoa afirme ter, como amor, tristeza, paixão, depressão, etc, ainda assim você diz não poder mostrar essa evidência por ser um sentimento e ainda por cima subjetivo. Isso não bate e é um subterfúgio bem fraco.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:53:56 »
Aí é que está. Ele não aceita. Já ficou bem claro que aquela citação sobre um deus pessoal era mentira. E dos escritos de Einstein observa-se que ele rejeita qualquer noção de Deus como uma entidade mística, adotando uma visão próxima ao panteísmo ou a Spinoza.

E eu falei dos dois na minha postagem acima. Ele rejeitava a noção de um "deus pessoal" e de um "ser" supremo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:54:49 »
Acho incrivel como vocês sempre levam qualquer tópico para o mesmo assunto "Provar que Deus existe". Todos os tópicos que eu postei, nalguma hora, pende para esse lado. Mesmo eu lutando contra.

Vou repetir de novo, esta na sua premissa Jetro. É a partir de sua crença afirmativa em um deus cristão-panteísta que todo seu argumento se desenvolve, sua premissa  provém de um fato inverificável e portanto passivo de questionamento. Para desenvolver e provar que seu argumento está certo, é preciso mostrar e evidenciar que sua premissa é verdadeira, lógica e factível.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #107 Online: 18 de Dezembro de 2011, 13:05:27 »

Sim, e isso é factível. Podemos ver evidências de qualquer sentimento subjetivo que qualquer pessoa afirme ter, como amor, tristeza, paixão, depressão, etc, ainda assim você diz não poder mostrar essa evidência por ser um sentimento e ainda por cima subjetivo. Isso não bate e é um subterfúgio bem fraco.

Você pode me mostrar uma evidência que realmente sente o amor?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #108 Online: 18 de Dezembro de 2011, 13:06:27 »

E eu falei dos dois na minha postagem acima. Ele rejeitava a noção de um "deus pessoal" e de um "ser" supremo.
Você não leu o que ele escreveu em seu livro?
Não leu minha postagem?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 18 de Dezembro de 2011, 14:53:55 »
Você não leu o que ele escreveu em seu livro?
Não leu minha postagem?

Sim. E onde está escrito lá que ele acreditava em um "ser supremo"?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #110 Online: 18 de Dezembro de 2011, 15:11:19 »

Só pra ajudar, produção de serotonina (e demais x-inas), vasodilatação dos capilares cutâneos, e mais um monte de evidências fisiológicas existem ligadas ao sentimento de "amor".
http://people.howstuffworks.com/love6.htm
http://science.nationalgeographic.com/science/health-and-human-body/human-body/true-love.html

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #111 Online: 18 de Dezembro de 2011, 17:05:24 »
Religião (do latim religare, significando religação com o divino)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #112 Online: 18 de Dezembro de 2011, 17:16:51 »

Só pra ajudar, produção de serotonina (e demais x-inas), vasodilatação dos capilares cutâneos, e mais um monte de evidências fisiológicas existem ligadas ao sentimento de "amor".
http://people.howstuffworks.com/love6.htm
http://science.nationalgeographic.com/science/health-and-human-body/human-body/true-love.html
Isso mostra uma triste realidade. O autor dessa tese, conhece a paixão. mas não conhece o amor.
O Amor é silencioso. Sóbrio. Lúcido. Leia mais sobre a diferença entre "Amor" e "Paixão".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #113 Online: 18 de Dezembro de 2011, 17:22:31 »
Os fiéis da Igreja Católica geralmente não são submetidos a uma ideologização contrária à TE, pois a posição oficial da ICAR é o de aceitar a teoria ainda que com algumas reservas.
Por esse ponto de vista eu tenho um respeito pela ICAR, a capacidade de se adaptar ... lenta e estranhamente é claro.  :)
A iCAR aceita tudo. É política pura. Aceita desde o candomblé ao neopentecostal o importante é não perder fiéis.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #114 Online: 18 de Dezembro de 2011, 17:23:53 »
Vamos tentar ser um pouco mais claros. Então você se vê como deísta, é isso?
Na verdade, sou uma mistura do Deísta com o Teísta.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 17:30:46 por Jetro »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 18 de Dezembro de 2011, 17:35:04 »

Eu conheço a etimologia da palavra religião. Assim como também conheço as definições que Einstein dava para essa palavra quando a usava. E que não tem o mesmo significado da sua origem. Portanto, citar essa etimologia não prova absolutamente nada.

O que eu quero saber é onde Einstein diz que acredita em um "ser supremo", não como você interpreta o que Einstein disse.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Dezembro de 2011, 18:04:24 »

Errado.

Einstein não tinha religião formal e nem cria em um deus pessoal, conhecedor dos destinos de suas "criaturas".
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Dezembro de 2011, 18:12:13 »
[...]
Isso mostra uma triste realidade. O autor dessa tese, conhece a paixão. mas não conhece o amor.

O Amor é silencioso. Sóbrio. Lúcido. Leia mais sobre a diferença entre "Amor" e "Paixão".

O forista gilberto lhe apresentou referências que mostram as bases fisiológicas do sentimento denominado "amor". E voce distorce a situação, chamando o autor de "ignorante em relação ao amor". Ou seja, "blá-blá-blá" subjetivo de um lado contra evidências, do outro lado.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 18 de Dezembro de 2011, 18:58:36 »
Jetro, a palavra amor, ainda mais que acaso, comporta uma grande variedade de significados em português, os gregos, por exemplo, possuíam pelo menos três palavras para definirem tipos diferentes de amor. Sei que está desconsiderando o eros, então que tipo de amor você está chamando de amor?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #119 Online: 18 de Dezembro de 2011, 19:05:03 »
[...]

O forista gilberto lhe apresentou referências que mostram as bases fisiológicas do sentimento denominado "amor". E voce distorce a situação, chamando o autor de "ignorante em relação ao amor". Ou seja, "blá-blá-blá" subjetivo de um lado contra evidências, do outro lado.

Bom Jetro,

a não ser que você considera que uma mãe medicando um bebê seja mais paixão do que amor:

From a physiological point of view, this couple has moved from the dopamine-drenched state of romantic love to the relative quiet of an oxytocin-induced attachment. Oxytocin is a hormone that promotes a feeling of connection, bonding. It is released when we hug our long-term spouses, or our children. It is released when a mother nurses her infant.

Claro que são fontes de divulgação, mas nos links que citei de uma busca rápida é explícito que se referem mais especificamente ao "amor" (mother nurses her infant - dopamine) do que "paixão" (romantic love - oxytocin).
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 19:07:25 por gilberto »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #120 Online: 18 de Dezembro de 2011, 19:05:32 »
Tem o lance do me coça que eu te coço tambem. :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #121 Online: 18 de Dezembro de 2011, 19:11:17 »
Jetro, essa voz  que te fala que parece vinda de todas as direções e que ainda é muito clara mesmo que você entoe mantras apertando bem os ouvidos é a voz do Senh..ops, da razão!  :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 18 de Dezembro de 2011, 20:58:19 »

Bem fácil, os sentimentos são universais, todos sentimos e nos expressamos para nós mesmos e para os outros. São factíveis porque estão correlacionados a outra pessoa ou coisa a partir de uma ação. Do momento que outro diz que que odeia feijão, é perfeitamente normal não duvidar que esse sentimento existe porque o ódio e o feijão não precisam ser provados da existência, pois todos temos evidências pessoais e se preciso científicas da existência deles, o feijão está ali para qualquer um pegar e o ódio é verificável por aspectos psicológicos que experimentos diariamente, por todos nós seres humanos.

Agora sentir deus é o que? Primeiro não tem como evidenciar deus, segundo que dizer sentir é algo bem vago. Pode dizer que ama a deus, e isso é factível, embora o conceito de deuses seja pra lá de duvidoso, ainda assim é perfeitamente possível amar uma ilusão ou um fato ilógico. O problema é quando se propõe a exequibilidade dessa crença e por consequência da existência do sentimento que a origina como algo realmente verdadeiro como o amor e o ódio. Aí a porca torce o rabo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #123 Online: 19 de Dezembro de 2011, 09:47:23 »
Bem fácil, os sentimentos são universais, todos sentimos e nos expressamos para nós mesmos e para os outros. São factíveis porque estão correlacionados a outra pessoa ou coisa a partir de uma ação. Do momento que outro diz que que odeia feijão, é perfeitamente normal não duvidar que esse sentimento existe porque o ódio e o feijão não precisam ser provados da existência, pois todos temos evidências pessoais e se preciso científicas da existência deles, o feijão está ali para qualquer um pegar e o ódio é verificável por aspectos psicológicos que experimentos diariamente, por todos nós seres humanos.

Agora sentir deus é o que? Primeiro não tem como evidenciar deus, segundo que dizer sentir é algo bem vago. Pode dizer que ama a deus, e isso é factível, embora o conceito de deuses seja pra lá de duvidoso, ainda assim é perfeitamente possível amar uma ilusão ou um fato ilógico. O problema é quando se propõe a exequibilidade dessa crença e por consequência da existência do sentimento que a origina como algo realmente verdadeiro como o amor e o ódio. Aí a porca torce o rabo.

Você acha que os sentimentos só são válidos, quando todos os sentem? Os que algumas pessoas sentem não devem ser considerados?

"Sentir Deus" é conseguir perceber uma certa influência externa em nosso espírito que muitas vezes estende-se ao meio em que vivemos e isso só é alcançado quando se atinge um determinado nível espiritual.

Comparo a um degustador de vinho. É preciso muitos anos de prática para "aguçar" o olfato e o paladar, ao ponto de poder discernir o vinho bom do ruim.

Pode-se comparar também ao estudo psicológico. Onde um psicólogo, depois de muito empenho, consegue discernir as intenções mais implícitas de um indivíduo.

Mas prefiro não dialogar a respeito disso, porque seria inútil faze-lo com alguém que ainda experimentou.
Seria como um Psicólogo dialogar acerca de "como funciona a psicologia" com um, Piloto de caça por exemplo.
Experiências opostas.

Porém, se você desejar fazer perguntas a respeito do que sinto, estou à disposição para responder o mais "cientificamente" possível. Se é que se pode... Pois trata-se de algo que acontece "no espírito". Esse termo "No espírito" não há como ser explicado. Pelo menos ainda não se pode explicar. Mas trata-se de um nível de "sentimento" diferente, talvez, ainda não detectado pela Ciência moderna. Acredito que um dia, certamente, conseguiremos identificar esse sentimento.

Alguns segmentos da sociedade moderna já percebeu a existência do Espírito. Leia mais sobre "Marketing Espiritual".
No Google, já se encontram 17.000 ocorrências para esse termo.
Não demora para a ciência se empenhar mais acerca disso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #124 Online: 19 de Dezembro de 2011, 09:51:15 »
Jetro, essa voz  que te fala que parece vinda de todas as direções e que ainda é muito clara mesmo que você entoe mantras apertando bem os ouvidos é a voz do Senh..ops, da razão!  :lol:
Também.
Não adianta falar das minhas experiências. Você não está disposto a aceita-las. Porque insiste nesse assunto?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!