Autor Tópico: Ciência e Fé  (Lida 31437 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Ciência e Fé
« Resposta #75 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:12:42 »
Ateuzinhos e suas listinhas bobas de falácias e exigência de fontes. É cada vez mais clara a tentativa desses ateuzinhos de reduzir todo o conhecimento a um processo mecânico e dual de verdadeiro e falso, criando uma ciência impessoal e sem vida, como almejava Newton, o pai dos ateus. É até engraçado ver como os ateuzinhos e seu pensamento mecanicista se enrolam na hora de debater com o grande Jetro.
Felizmente nós, "ateuzinhos" medíocres, podemos contar com a sua presença para prestar esclarecimentos e orientações em como conduzir um debate com teístas.  :)
Geo, acho que ele estava sendo irônico... Faltou smiles?   heheheh

Eu desejo que assim seja, mas esta postagem sugere que ele está escrevendo seriamente, o que em si não é ruim, mas entendo que é de bom alvitre um esclarecimento dele do porque desta posição/opinião.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #76 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:14:59 »
Ateuzinhos e suas listinhas bobas de falácias e exigência de fontes. É cada vez mais clara a tentativa desses ateuzinhos de reduzir todo o conhecimento a um processo mecânico e dual de verdadeiro e falso, criando uma ciência impessoal e sem vida, como almejava Newton, o pai dos ateus. É até engraçado ver como os ateuzinhos e seu pensamento mecanicista se enrolam na hora de debater com o grande Jetro.
Felizmente nós, "ateuzinhos" medíocres, podemos contar com a sua presença para prestar esclarecimentos e orientações em como conduzir um debate com teístas.  :)
Geo, acho que ele estava sendo irônico... Faltou smiles?   heheheh

Eu desejo que assim seja, mas esta postagem sugere que ele está escrevendo seriamente, o que em si não é ruim, mas entendo que é de bom alvitre um esclarecimento dele do porque desta posição/opinião.

É ironia Geo...

Acho... :duvida:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #77 Online: 16 de Dezembro de 2011, 15:35:28 »
Tava fazendo uma piada.
A maioria dos cristãos que vc conhece aceita a TE na boa assim como vc?
Até o Papa aceita...
Será que a maioria dos católicos tb? Do que já tive contato ... não.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 16 de Dezembro de 2011, 16:12:57 »
Dos que tive sim.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 16 de Dezembro de 2011, 16:16:03 »
Na verdade, apenas dois tipos de teístas que conheci negavam a TE: neopentecostais e pessoas mais humildes e sem instrução.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 16 de Dezembro de 2011, 16:32:25 »
Tava fazendo uma piada.
A maioria dos cristãos que vc conhece aceita a TE na boa assim como vc?
Até o Papa aceita...
Será que a maioria dos católicos tb? Do que já tive contato ... não.

A posição oficial da ICAR é em favor da TE. Isto está explícito em duas encíclicas papais, em um discurso do João Paulo II e em declarações publicadas no "L'Osservatore Romano", o jornal da Santa Sé. Apenas setores radicais de direita, como os ligados ao Monfort e Opus Dei, fazem oposição a TE.

Outras igrejas históricas, como a Ortodoxa e a Anglicana, também já declaram o apoio a TE.

A oposição cristã a TE vem principalmente dos fundamentalistas do Bible Belt americano.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #81 Online: 16 de Dezembro de 2011, 18:20:22 »
Jetro,

Extraído do livro AS MAIS BELAS ORAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS,

Ahnnn... você está mesmo falando sério, Jetro?

E de onde a autora retirou a citação? Qual a fonte? Em qual livro/obra/estudo/trabalho/correspondência/etc Einstein escreveu o que você postou? É ônus seu demonstrar isso.

Então, novamente, indique a fonte da citação. Não é implicância. Mas sempre que possível gosto de verificar eu mesmo se o que dizem que foi dito realmente o foi (ou se não houve alterações).

Parti do princípio que a Escritora, teria fontes confiáveis. Caso contrário, estaria pondo em risco toda sua credibilidade como tal. Não procurei as fonte da fonte.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 16 de Dezembro de 2011, 18:43:07 »
É só olhar as referências no final do livro.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #83 Online: 16 de Dezembro de 2011, 19:44:48 »
Na verdade, apenas dois tipos de teístas que conheci negavam a TE: neopentecostais e pessoas mais humildes e sem instrução.
Apenas setores radicais de direita, como os ligados ao Monfort e Opus Dei, fazem oposição a TE.
...
A oposição cristã a TE vem principalmente dos fundamentalistas do Bible Belt americano.
Ok.
Tive contato com algumas pessoals da Renovação Carismática, e me pareceram ser um pouco refratários a TE, mas eles na verdade nem ligavam muito pro assunto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:31:52 »
Apenas setores radicais de direita, como os ligados ao Monfort e Opus Dei, fazem oposição a TE.
...
Ok.
Tive contato com algumas pessoals da Renovação Carismática, e me pareceram ser um pouco refratários a TE, mas eles na verdade nem ligavam muito pro assunto.

Os fiéis da Igreja Católica geralmente não são submetidos a uma ideologização contrária à TE, pois a posição oficial da ICAR é o de aceitar a teoria ainda que com algumas reservas.

Somente alguns membros da ala ultraconservadora e de extrema direita, como a pitoresca Associação Monfort, se opõe à TE de modo sistemático.
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #85 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:50:51 »
Meu esforço é para mostrar que não devemos afirmar nada. Nem a favor, nem contrário à existência de Deus.

Até aí eu não tenho nenhum problema. Se ninguém ficasse buzinando na minha cabeça que Deus existe eu não precisaria questioná-los com argumentos contrários.

Ateísmo e agnosticismo são respostas diferentes para duas perguntas diferentes, é possível ser as duas coisas, uma só ou nenhuma delas. Eu sou ateu e agnóstico, eu não afirmo que Deus não existe, pois eu não sei disso, por isso sou agnóstico; mas eu duvido que ele exista, eu não sustento uma crença na existência dele, por isso sou ateu.
Afirmar que "Deus não existe" na ótica cética, tem o mesmo peso que "afirmar que ele existe".
O ideal é que cada um, de acordo com sua convicção, mostre seus motivos para que todos aprendam.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #86 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:54:05 »
Você está se contradizendo: a falsificação que você citou dava a entender que Einstein acreditava em um deus pessoal, o que (como a carta acima mostra)  definitivamente não era verdade.

Ah, e você está batendo num espantalho: não conheço forista algum aqui que afirme categoricamente: "Deus não existe". O que eu, e muitos outros dizem, é: "Não há motivos para acreditarmos em deuses". O que é bem diferente (ver, por exemplo, a analogia do bule de Russell) e justifica, como disse o uilinili, uma atitude cética frente a alegações acerca de divindades. Além disso, o que eu, e alguns daqui também, pensam é que é extremamente improvável que deuses específicos, como os descritos pelas religiões predominantes no mundo, existam. Isso me permite afirmar, por exemplo, que Alá, Javé e Shiva não existem.
Realmente o deus que as religiões atualmente pregam, é difícil de aceitar.
Mas no meu caso, pelo menos neste fórum, não falo de "Deus das religiões". Falo apenas sobre Deus. Sem Bíblia. Sem dogmas. Quando em algum ponto, citei a Bíblia, foi porque me questionaram a respeito dela. Mas preferencialmente prefiro deixa-la de fora do assunto, pois só serve para quem a compreende.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #87 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:58:40 »
Meu esforço é para mostrar que não devemos afirmar nada. Nem a favor, nem contrário à existência de Deus.
Irreal esse seu esforço, a maioria das pessoas gosta de discutir tudo, a favor e contra. O bom é que hoje em dia a maioria tb sabe fazer isso com o que podemos considerar ... respeito.

Principalmente respeito próprio.
Putz, não pesquei essa. Vc acha que a "auto ilusão teísta" (do ponto de vista ateu) chega a ser uma falta de respeito próprio, ou que a "hipocrisia argumentativa teísta" (tb do ponto de vista ateu) é uma falta de respeito próprio?
 :vergonha:

A primeira parte Gilberto. As falácias do Jetro são tão manjadas e batidas que se ele tivesse um pouco de nosense se daria o trabalho de ler todos os posts que já foram publicados aqui no fórum sobre o tema e verificar que nada do que ele diz é novo, e quem sabe se dar conta do papel que está fazendo.
Que "papel" eu estou fazendo? humm...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #88 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:04:20 »
De qualquer forma esse esforço está sendo mal direcionado tentando convencer-nos de alguma coisa só porque Einstein é o garoto propaganda.
Muitos discordam de mim, quando digo que a existência de Deus não pode ser negada.
Coloco o Einstein como meu aliado nessa luta. De forma que se me chamarem de "lunático" como já o fizeram, coloquem esse cientista no mesmo saco. De outra forma, mostro que Einstein com toda sua capacidade de raciocínio não nega a existência de um "Deus" e isso, de certa forma põe em cheque aquele "religioso ateístico".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #89 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:11:02 »

Vejo que a pergunta que você deveria fazer para si mesmo,caso acredite no sobrenatural(Deus,Espiritos,Extraterrestres,whatever) é se essa entidade sobrenatural se importa com aquilo que você faz na Terra. Existe um processo bem simples para justificar as crenças que você possui e é um pouco baseado na dialética:

Primeiro você questiona se o sobrenatural existe >Se sim,Então questiona se o sobrenatural se importa com o que você faz e pensa >Se sim,Então questiona que revelação o sobrenatural escolheu > Se conseguir descobrir a resposta disso,então questiona as razões do sobrenatural ter escolhido tal revelação .

Se parar na primeira camada,você é ou ateu ou agnóstico;
Se parar na segunda camada ou na terceira camada você é deista;
Se parar na quarta camada você ainda é deista,porque não descobriu o que esse sobrenatural quer que façamos aqui na Terra;
Se passar por todas então você é um teista que consegue justificar a fé que possui .

Obviamente,você deve usar todo o senso critico,ceticismo e conhecimento que possui para responder essas perguntas(crença injustificada aqui não pode) . Assim como existem pessoas que usam da crença injustificada para serem teistas,existem pessoas que tambem usam dessa crença injustificada para serem ateistas .
Grande!!!
Sem dúvidas, este é um dos grandes motivos que me fazem permanecer no CC. Razoabilidade.
Esta regra que você colocou, deixaria muitos teístas em más lençóis se realmente forem sinceros consigo mesmos.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #90 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:18:56 »
No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que estes cientistas costumam pressupor. Nele se depreendem apenas leis prováveis, formuladas na base de estatísticas reformáveis.

ALBERT  EINSTEIN (1879-1955)
(colaboração de: Ronney Robson d'Avila Mendes )
yennor@ibest.com.br

Gostaria de obter opiniões a respeito desse texto.
O Einstein que eu conheço não diria a parte que isolei acima. Seria contra o próprio ponto de vista científico dele.

Também, observo que a maneira como é dito "estes cientistas" soa depreciativa, cheia de repulsa mesmo, como quem não faz parte da categoria e a detesta. Isso deve indicar alguma coisa sobre que tipo de indivíduo realmente teria escrito isso.
Também achei estranha esta citação.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #91 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:22:59 »
Jetro,

Gostaria de obter opiniões a respeito desse texto.

Eu gostaria de saber qual é a fonte do texto. De qual obra foi retirada? Ou será mais uma anedota "internética"?
Parece um epitáfio anedótico. Nas lápides costuma-se colocar as datas de nascimento e morte. Meus deus! Será que foi proveniente de um ato de vandalismo?! Teria alguém pixado isso na lápide do Albert e outro alguém leu e acreditou?!...
Pode ser...
Só acho estranho uma escritora de sucesso, por em xeque a sua credibilidade por conta de uma postagem sem fundamento, em um de seus livros.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #92 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:24:18 »
Jetro, mesmo que Albert Einsten fosse teísta, qual a diferença?
Para mim, nenhuma.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #93 Online: 17 de Dezembro de 2011, 12:37:37 »
Defendo uma religião sem "Marca". Mas que sinto subjetivamente. Não posso provar. Não há evidências. Como disse, só acredito, ao ponto de quase confiar, na minha intuição.
óbvio que a opinião de um Cientista como Einstein, é muito relevante para mim nesse sentido.
É normal, para mim, o fato de um cientista ser Ateu, porque todos os nossos 5 sentidos, parecem que endossam essa opinião. Surpreendente é porém, saber que um "Einstein" aceita a possibilidade da existência de um "Ser Supremo", um "Deus" ou uma "Força Sobrenatural".
Para mim, como para qualquer um ser humano, a ideia da existência de um "Deus" seria algo maravilhoso! Fantástico! Não existem palavras para descrever o quão valioso seria. Esta "hipótese", somada à minha intuição, aos meus sentimentos, às minhas experiências, certamente um pronunciamento de um cientista como o Einstein, ao afirmar que: "Todos, no entanto, podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isto o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se e trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico"*, de alguma forma, me dá força para continuar minha busca.

* "Como vejo o mundo" - 1953 - Albert Einsteins - Pg 12.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #94 Online: 17 de Dezembro de 2011, 14:02:34 »
Jetro, mesmo que Albert Einsten fosse teísta, qual a diferença?
Para mim, nenhuma.
Defendo uma religião sem "Marca". Mas que sinto subjetivamente. Não posso provar. Não há evidências. Como disse, só acredito, ao ponto de quase confiar, na minha intuição.
óbvio que a opinião de um Cientista como Einstein, é muito relevante para mim nesse sentido.
É normal, para mim, o fato de um cientista ser Ateu, porque todos os nossos 5 sentidos, parecem que endossam essa opinião. Surpreendente é porém, saber que um "Einstein" aceita a possibilidade da existência de um "Ser Supremo", um "Deus" ou uma "Força Sobrenatural".
Para mim, como para qualquer um ser humano, a ideia da existência de um "Deus" seria algo maravilhoso! Fantástico! Não existem palavras para descrever o quão valioso seria. Esta "hipótese", somada à minha intuição, aos meus sentimentos, às minhas experiências, certamente um pronunciamento de um cientista como o Einstein, ao afirmar que: "Todos, no entanto, podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isto o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se e trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico"*, de alguma forma, me dá força para continuar minha busca.

Considero como resposta o segundo quote.

Não há diferença alguma para o seu conceito de religiosidade para com as demais religiões, todas tem a mesma matiz ideológica e inconsistência lógica e conceitual, inclusive a sua, sendo convenientemente seletivo no que acredita, incrivelmente místico e falacioso nos argumentos, usa e abusa de subterfúgios para tentar escapar da crítica lógica, soa sempre como proselitista e é incapaz de mostrar evidências factíveis do que afirma.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #95 Online: 17 de Dezembro de 2011, 16:24:13 »
Os fiéis da Igreja Católica geralmente não são submetidos a uma ideologização contrária à TE, pois a posição oficial da ICAR é o de aceitar a teoria ainda que com algumas reservas.
Por esse ponto de vista eu tenho um respeito pela ICAR, a capacidade de se adaptar ... lenta e estranhamente é claro.  :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 17 de Dezembro de 2011, 17:31:04 »

Vamos tentar ser um pouco mais claros. Então você se vê como deísta, é isso?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 17 de Dezembro de 2011, 19:25:31 »
Afirmar que "Deus não existe" na ótica cética, tem o mesmo peso que "afirmar que ele existe".
[...]

O ônus da prova cabe a quem faz uma afirmação positiva, ou seja, "deus existe" neste caso. Além disto, um cético típico dirá "Não há nenhuma evidência que deus (ou deuses) exista(m). Então com base no Princípio da Parcimônia eu opto, por enquanto, pela não-crença em divindades".

Simples, não?
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 17 de Dezembro de 2011, 19:27:27 »

Aí é que está. Ele não aceita. Já ficou bem claro que aquela citação sobre um deus pessoal era mentira. E dos escritos de Einstein observa-se que ele rejeita qualquer noção de Deus como uma entidade mística, adotando uma visão próxima ao panteísmo ou a Spinoza.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #99 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:30:45 »
Considero como resposta o segundo quote.
Realmente. Eu deveria ter dito "Quase nenhuma"

Não há diferença alguma para o seu conceito de religiosidade para com as demais religiões, todas tem a mesma matiz ideológica e inconsistência lógica e conceitual, inclusive a sua, sendo convenientemente seletivo no que acredita, incrivelmente místico e falacioso nos argumentos, usa e abusa de subterfúgios para tentar escapar da crítica lógica, soa sempre como proselitista e é incapaz de mostrar evidências factíveis do que afirma.
Voce deseja que eu mostre evidencias de algo que acontece subjetivamente?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!