E eu, da minha cobeça, sabendo que sozinho não consigo contemplar a grandeza do problema e que minha visão de mundo não pode condizer com uma realidade plausível, se pudesse participar de um projeto como esse, proporia para discussão e posterior descartação, ou discussão, aprimoramento e implantação, as idéias de:
Primeiro: Sustentabilidade radical. O ser humano tem a obrigação de devolver para o meio ambiente o máximo possível de energia que ele retirou. Nesse caso o mais básico seria todas as residencias terem um encanamento independente na suas privadas onde a nossa merda e nosso mijo iriam para uma usina de compostagem para posterior uso na agricultura.
Segundo: O uso de Foruns de internet, que eu considero uma ferramenta absolutamente subestimada ainda e com alto potencial, para fazer ciência em rede e para substituição do poder legislativo. Acho que seria possível, após um processo educativo de todos usar somente um poder executivo e um poder judiciário. Acho que eleger uma pessoa para fazer o que quer não é o certo, o certo seria todos os envolvidos em determinado assunto o debaterem em conjunto, chegarem a um consenso e ai sim, o poder executivo o implementaria.
Terceiro: Fim do sistema financeiro.