Eu iria comprar o meu Xbox ONE no exterior de qualquer maneira, mas, sério, eu gostaria DEMAIS de entender a matemática que possibilita algo de U$399,00 ser vendido a R$4.000,00.
É assim: pegue o valor de custo do produto, adicione o imposto de importação, o ICMS, o frete, alguns outros impostos e uma boa dose de #fuckyoustupidpeoplewillbuyanywayIwillberichhahuahauahahabitches e assim você chega nesse valor.
A carga tributária no nosso país é exorbitante mesmo, e onde eles conseguem taxar, eles taxam... Produtos considerados supérfluos, para o governo, é alvo de impostos ainda maiores do que os já exorbitantes comuns. Agora a forma que eles classificam isso, eu não sei, porque para eles, por exemplo, a energia é considerado um produto supérfluo, ou seja, equivalente à cigarro, bebidas alcóolicas, armamentos, munições e etc...
Eu não sei quem diabos aprovou isso, mas pagamos 27% de ICMS encima da nossa energia (fora taxas adicionais, como iluminação pública e etc etc etc) e motivo é exatamente este: Produto supérfluo. Quer dizer, para vc ler isso, precisou da energia, para se entreter, energia, para dar aulas, energia e até pra ficar vivo em hospitais, energia.... Mas o governo diz que é "um produto supérfluo"...
Outra coisa que eu já mais consigo entender é o fato no nosso país aprovar imposto sobre imposto, coisa incostitucional, mas, "no argumento deles", não é... Um exemplo bem óbvio é o IPI que serve muitas vezes de base de cálculo justamente para um dos nossos maiores impostos, o ICMS....
Trabalho na área fiscal e vejo tanta coisa, meu amigo.... Que putz, dá para entender porque o país é tão atrasado...
Editt: E como se não bastasse, temos diversas pessoas se achando os cuzões, por exemplo, porque pagam 80 reias em um ÚNICO peixe, 3.500 num celular, 100 em sorvete e assim vai... Eu não entendo esse povo...