Única opção para qualquer cidadão honesto e sensato? Tem certeza? A outra opção me torna o que, um louco corrupto? Acho que não né? Pessoas honestas e sensatas tanto podem ter tanto a opção por votar em alguém quanto em branco ou até de não votar, sem que deixem de ser o que são.
Não, pô! Você pode ser honesto e insensato!
Você está caindo na falácia do Preto ou Branco, além da generalização, Gaúcho. Não é essa dicotomia toda não.
A maioria dos políticos pensam primeiramente no bem do povo, sem se importarem com jogos políticos, dinheiro, poder?
Se existem políticos que realmente só querem fazer o melhor para a população, sem se importarem com dinheiro e poder, como você os distinguem dos políticos que só se importam consigo mesmos, se, na prática, o discurso de ambos é igual, visto que o honesto vai dizer que é honesto, e o corrupto também vai dizer que é honesto?
Olha a realidade, Juca. O sistema político nacional é podre, falido e corrompido. A gigantesca maioria dos nossos políticos estão na política somente para ganhos pessoais. São raros, se não forem nulos, os políticos que realmente se importam com os cidadãos e não apenas com jogos políticos. Se você acha que consegue identificar os poucos políticos honestos e bem intencionados, ótimo, vote neles. Para a grande maioria de nós, as únicas opções são ter 99% de chance de ajudar alguém que só pensa em si mesmo, e possivelmente será corrupto, a conseguir um cargo público às custas dos nossos votos ou escolher a opção mais segura, que seria não votar em ninguém.