Foram 42 ligações e foram só duas? Não acredito que só o fato de estar registrado pencas de ligações tragam provas conclusivas de crime por parte de alguém, mas por enquanto, vamos supor que isso seja verdade (hipótese provisória para direcionar a discussão para outro foco).
De um lado, os que dizem que a PF constatou 42 ligações: corruptos históricos pró-PT, que até hoje tem ressentimento da Veja por causa das reportagens que derrubaram a sua reputação. Inclui-se nesse grupo ainda os seus braços de aluguel (alguns são do mesmo partido ou já foram; outros dizem coisas como "o mensalão nunca existiu"), que têm ligações empáticas com esses corruptos históricos.
Do outro lado, os que dizem que a PF constatou só 2 ligações são: "o osso na garganta" dos mensaleiros, aqueles que para serem tachados de corruptos precisam justamente da prova que os corruptos históricos pró-PT e seus braços de aluguel alegam ter.
Levando em conta isso, o que parece mais razoável?
“Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP)”...
“Segundo a Veja”...
Até o presente momento, salvo demonstração de engano, eu fico com a segunda opção. Mas...Como o Fernando Silva disse, ainda que Policarpo Júnior fosse culpado de qualquer acusação, ainda restaria a tarefa de desmentir TOTALMENTE as reportagens de Veja que irritaram alas do PT. A maior parte delas resultou em atitudes firmes da presidente Dilma Roussef, como a famosa "faxina ética". Se as reportagens não comprometem o petismo, então Dilma também é uma farsa, porque ela "faxinou" sem justa causa gente que outrora era aliada. Conclusão...
Os políticos petistas e seus aliados estão querendo apelar a falácia do Tu Quoque como última tábua de salvação para se libertar das acusações de seus crimes.