Opa, voltei.
Identificar as origens da criminalidade na desigualdade não implica em tirar a responsabilidade dos criminosos, muito menos abrir as portas da cadeia para que todos sejam livres, e sim que nossas políticas voltem-se aos verdadeiros problemas, e não em leis que desrespeitem as garantias de todos os cidadãos. Espantalho, puro e simples
O que estamos discutindo no momento é exatamente quais são esses "verdadeiros problemas" (causas e fatores que fomentam a criminalidade), mas o tom desse seu post passa a impressão de que você já sabe de forma conclusiva quais são e já tem a resposta pronta. Poderia compartilhá-la com os pobres mortais aqui?
Eu já apontei o que considero a maior das causas primárias, a desigualdade urbana. Sobre a impunidade, é claro que eu não nego, mas o que quis enfatizar é que há impunidade generalizada, e não só em relação ao que tipicamente nomeia-se criminoso. As polícias matam muito, impunemente, as corregedorias não funcionam, a justiça não comporta essas demandas (e nem os policiais, que agem fora da lei para incutir o medo). E essa impunidade, também em relação aos policiais, às classes políticas, à elite que tem poder aquisitivo para escapar das leis, tudo isso faz com que prevaleça a lei do mais forte, um semi-estado da natureza hobberiano, sobretudo onde o Estado menos se faz presente. E como no mundo real as coisas nunca são simples, causa e consequência vão se misturando, a parte da população com poder aquisitivo passa a exigir providências estatais para os
seus problemas, ou seja,
segurança, mediante o recrudescimento da violência estatal, esquecendo-se que das pessoas que historicamente nunca foram atendidas pelo Estado, e ainda ignorando que um Estado policialesco por sua essência causará mais injustiças. O Estado não é infálivel, mesmo a atuação dentro da lei, com controles rígidos e atuação de órgãos indepedentes, têm problemas, o Estado que mata, sem tudo isso, é mil vezes pior. Vale ressaltar os números que trouxe. A PM de São Paulo matou mais que todas as forças policiais nos EUA em cinco anos. A Onu recomendou a extinção da PM por, dentre uma das causas, execuções extrajudiciais. Moradores das periferias frequentemente relatam excessos do único braço do Estado que se estende até eles - a polícia, relatam execuções, abuso de autoridade, extorsão, ameaças. Beira o cinismo considerar que esse tipo de atuação do Estado não faça com que pessoas ajam com razões egoístas e flexibilidade moral, deixando-se seduzir pela criminalidade. No final, acaba sendo nada mais que a desigualdade atuando, uma sociedade desigual acaba sendo mais difícil criar um senso de unidade. E nesse quesito, reforço, a sexta economia do mundo está ao lado de Serra Leoa e da Guatemala.
Impunidade? A média de vida dos menores no tráfico é quanto mesmo? Deixa eu lembrar, 20, 25?
Sim, sabemos que bandidos soltos irão se meter repetidamente em encrencas até serem mortos por outros bandidos (maioria dos casos) ou em trocas de tiro com a polícia, não sem antes levarem consigo a vida e o patrimônio suado de muitos inocentes. E...?
A guerra declarada aos criminosos por parte do Estado também ceifa vidas inocentes, o lugar em que a polícia entra em conflito é bem longe das casas daqueles que clamam por ações mais enérgicas dos policiais. E meu ponto. A morte é uma punição, é aliás, a punição que muitos defendem que seja adotada pelo Estado. Morte precoce não afugenta criminosos no nosso país, ao contrário, muitas vezes parece animá-los, deixá-los mais preparados para o clima de guerra, e também para vitimizarem-se e justificarem sua própria violência.
Todo mundo parece ter a impressão oposta a sua, a de que a falta de cadeia na verdade facilita ao invés de dificultar o desfecho fatal da carreira de um bandido. Até mesmo os pais de muitos deles preferem a cadeia justamente para evitar isso. Mas voce parece que pensa diferente... poderia explicar a nós pobres mortais o por quê?
espero ter respondido. Quanto as outras alegações, non sequitur. A maioria esmagadora do pais não deseja punição aos filhos, e é comum até que pais com poder aquisitivo consigam através de recursos, afastar a punição de muitos que a sociedade costuma chamar de monstros, por puro amor paternal. E o que a maioria das pessoas é só isso, o que a maioria pensa. não torna nem mais nem menos correto.
Aliás, esse papinho de "impunidade" é que resguarda uma polícia corporativista, corrupta e com corregedorias que são uma verdadeira piada, fazerem esse tipo de coisa:
Agora sim eu não entendi nada. Qual a relevância disso para a discussão sobre as causas da criminalidade?
Tudo bem, não tenho a pretensão que você me entenda completamente. Para um tópico que a príncipio se negavam a entender a relação entre crianças de rua e criminalidade, já estamos tendo algum progresso.