Eu quero ver como vai acabar a guerra civil na Síria.
A guerra civil na Síria começou há 1400 anos, quando o islamismo se dividiu entre xiitas e sunitas. É por isto que o Irã apoia o ditador sírio e apoia o Hezbollah na Palestina: porque são xiitas.
Uma divagação minha talvez até um pouco idiota.
Os rebeldes vão acabar vencendo uma hora ou outra, o Assad não tem mais como segurar por muito tempo, quem vai assumir será uma incógnita. Não deve ser uma hipótese muito remota de ocorrer na Síria o que ocorreu no Egito e um governo não tão laico democraticamente assumir. Não deve ser muito difícil de o povo sírio escapar de um ditador sanguinário e psicopata para cair nas mãos de outros que, apesar de democraticamente eleitos, não vão ter uma postura muito benéfica para o povo, - ai a gente cai na história que foi batida nesse e em outros tópicos recentemente sobre impor o que é bom ou não para os outros, mas acho que é claro que um governo fundamentalista não é bom para o povo nem para a situação geopolítica do Oriente Médio. Não dá para apontar o que é bom para os outros mas apontar o que é ruim é bem factível. - Nesse caso em específico o Assad se mantendo no poder não seria o que poderia ser de pior, após tudo o que ocorreu e está ocorrendo por lá, para ele terminar uma guerra civil vitorioso e se manter no pós-guerra, ele teria que fazer concessões, tanto para o povo, quanto para a situação política externa. Talvez ele até conduzisse o país para uma transição democrática.
Não é isso que o governo brasileiro tem em mente ao defender o diálogo com o Assad, e não é isso que justificaria apoio a ele, agora ele tem que cair, mas caindo cedo ou caindo tarde, essa zona não vai terminar de imediato para os sírios. Essa história vai longe.
Outra coisa que me ocorreu sobre o "violento islã", é que Israel inicialmente apoiou o Hamas em detrimento do Fatah. Na época o religioso Hamas era voltado para a paz, e louvar Alah. Deu no que deu.
Não é o único caso de "apoios" que deram errado na história Ocidente X Oriente Médio.
O Islã é tão violento quanto o cristianismo foi (o cristianismo deve ter uma história mais perversa) e quanto poderia ser ainda hoje.
Se a história tivesse sido diferente e o ocidente fosse islâmico e o OM fosse cristão, hoje nós estariamos aqui discutindo o terrível legado de Jesus e a cisma que gerou os católicos e os protestantes.
Duvido que se comparado o velho testamento com o Corão nós fossemos ver muito mais tolerância no lado cristão.
Religião é um instrumento.