Geo, não tenho sua bagagem cultural por isso tive que pedir ajuda ao refúgio dos ignorantes, pai dos burros da Nova Era: o Google e a Wikipedia
, principalmente para definir Socialismo e tipos de socialismos. Por isso, acho melhor começar pela democracia. Democracia, para mim, é o governo pelo povo, onde cidadãos possuem o poder e a liberdade de participar dos processos decisórios da nação, mormente através de eleições ou através de seus representantes eleitos. Isso pressupõe liberdade de expressão e manifestação. Contudo, isso não impede que certos atores estejam apartados das decisões políticas, como exemplo seriam os EUA do século XIX, em que parte do povo era escravo (negros) ou sem direitos políticos (mulheres).
Socialismo já é algo mais complicado de se definir. Pelo que vejo é uma utopia que não se realizou ainda e (talvez) nunca se realizará. Citando a wiki:
"Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação"
O Socialismo, apesar dessa meta, acaba por incluir uma série de correntes filosóficas que muitas vezes parecem antagônicas entre si:
"O socialismo não é uma filosofia de doutrina e programa fixos; seus ramos defendem um certo grau de intervencionismo social e racionalização económica (geralmente sob a forma de planeamento económico), às vezes opostos entre si. Uma característica da divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Alguns socialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado."
Dentro dessa definição entram não apenas o Socialismo Real, que foi aquele implementado na URSS e em seus estados de influência e que acho que é o que você está definindo como socialismo (que é mesmo autoritário), como também os social-democratas:
" Sociais democratas propõem a nacionalização seletiva das principais indústrias nacionais nas economias mistas, mantendo a propriedade privada do capital da empresa e de empresas privadas. Social democratas também promovem programas sociais financiados pelos impostos e regulação dos mercados. Muitos democratas sociais, especialmente nos estados de bem-estar europeus, referem-se a si mesmos como socialistas."
Para não dizer que são definições mais recentes e que o Socialismo é apenas autoritário, a base da Social Democracia e do Socialismo Democrático (que coloco a definição mais a frente), sua base é o Reformismo, ainda no século XIX, proposto por Eduard Bernstein:
"O reformismo é um movimento social que tem em vista a transformação política e econômica da sociedade mediante a introdução de reformas graduais e sucessivas na legislação e nas instituições já existentes. Uma reforma distingue-se dos movimentos sociais mais radicais, como movimentos revolucionários. Se as reformas não forem aceitas, podem surgir movimentos reacionários.
Surgiu no último quarto do século XIX e se difundiu entre os partidos social-democratas. Em 1954, o reformismo proclamou como sua doutrina oficial o socialismo democrático, oposto ao socialismo científico."
Já o Socialismo Democrático (sim, existe o termo!), que tem sua base no Reformismo, é definida como:
"Socialismo democrático é um termo usado por vários movimentos e organizações socialistas para enfatizar o caráter democrático de suas tendências politicas. Tal orientação surge em oposição a outras correntes que defendem o autoritarismo como meio de transição para o socialismo, ao invés disso propõe a criação de uma economia democrática descentralizada a partir de movimentos populares, empreendida pela e para a classe trabalhadora. Especificamente, essa expressão é usada para distinguir os socialistas favoráveis ao uma revolução popular espontânea ou gradual, aqueles que defendem o leninismo – uma revolução organizada instigada e dirigida por um partido de vanguarda global que opera com bases no centralismo democrático.
Não é raro o uso do termo como sinônimo de social-democracia, porém os sociais-democratas não, necessariamente, aceitam esse rótulo. E muitos dos que se autointitulam socialistas democráticos se opõem à social-democracia contemporânea, pois esta mantem o modo de produção capitalista."
Existem ainda outros tipos de socialismo, como o socialismo de mercado, mas acho que não cabe aqui sua discussão. Essas citações estão nas páginas da Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_democr%C3%A1ticohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Reformismohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democraciaDesculpe por usar tantas citações, mas não possuo muita apropriação dos conceitos e, além disso e principalmente, ando com pouco tempo (estou aproveitando as desmarcações dos pacientes no dia de hoje) para uma análise mais apurada.