Interessante. Alguns comentários:
Penso que realmente a diminuição da desigualdade se acelerou durante os governos Lula. Isso porque uma das ações mais positivas deste foi uma política de aumentos reais do salário mínimo, juntamente com um aumento da oferta de crédito a pessoas de baixa renda. Porém, acho que é difícil deduzir esse tipo de informação diretamente a partir dessa série específica de dados do índice gini. Por uma questão de estatística: são poucos dados! É sabido que quanto menos pontos numa curva, mais imprecisa fica sua análise. Talvez apenas somando-se os anos Dilma e levando em conta os dados de renda per capita seja possível fazer uma comparação mais precisa das ações dos governos do PT com as do PSDB. Além disso, toda medida como essa está sujeita a flutuações, devido a eventos externos. Um exemplo é o período 1999 - 2000, que foi marcado por uma série de crises financeiras. Na verdade, inicialmente fiquei até surpreso de o índice não ter subido nesse período! Acho que a moral da história, que não é novidade para ninguém, é que só foi possível começar a se diminuir a desigualdade no Brasil após a inflação ter sido domada e ter havido uma política de melhoria da renda das classes mais baixas. Portanto, pontos para FHC e Lula.