"Não leve Freud tão a sério" by Laura 
Aleysatis, estou um pouco sem tempo (e sem uma conexão muito constante) para entrar a fundo em qualquer discussão. Aviso porque talvez demore a responder.
Sim, Freud não merece ser levado totalmente a sério. Não estou dizendo para colocar sua obra de no lixo, mas para ser mais crítico em relação a ela (aliás, seja crítico sempre, pelo amor que temos, eu e você, ao falo). Isso porque atualmente ele é bem famoso por falsear resultados de pesquisas e tratamentos, além da enorme disparidade que existe entre seus livros voltados para o público e suas cartas, nas quais expressava suas opiniões de forma intimista e pessoal, publicadas recentemente, nas quais escreveu que dormia durante algumas sessões de terapia (o que, aliás, considerava normal), afirmou que a psicanálise não funcionava, entre outras pérolas dignas de riso.
O historiador de ciência Horace Freeland Judson, expos em seus livros várias fraudes do pai da psicanálise e o filósofo Michel Onfray, em seu livro
"Crepúsculo de um ídolo", disseca e analisa toda a obra (além da biografia e das cartas) de Freud de forma bem interessante e esclarecedora. Recomendo essas leituras, porque é sempre bom explorar o lado avesso...