Enquete

Existe algum seguimento político ou ideológico que monopoliza a divulgação de notícias para o Brasil?

Sim, a elite econômica tem interesses comuns portanto privilegia os mesmos tipos de informação
Sim, a bancada do governo tem tantos donos de Jornais e TVs que cada vez mais conseguem dominar a pauta
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  não há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo,  mas mais comum no sul e sudeste.
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na esquerda
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na direita

Autor Tópico: afinal, quem domina a mídia brasileira?  (Lida 28697 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re:afinal, quem domina a mídia brasileira?
« Resposta #75 Online: 07 de Março de 2013, 23:53:57 »
E, por último, algo que me passou pela cabeça agora.
Quando dois grandes detentores de audiência discordam acontece o que aconteceu com a Record x a Globo.

"Na ultima terça-feira (11/08) a Globo reservou 11 minutos do Jornal Nacional bombardeando a Record, sobre denuncias do ministério público de São Paulo a respeito do bispo Edir Macedo e mais nove membros da Igreja Universal por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A globo buscou em seus arquivos sobre denuncias que aconteceram há anos atrás, denuncias essas que até Edir Macedo foi inocentado, enfatizando que a denuncia repercutiu mundialmente, sendo mostrado nos principais jornais do mundo. Dessa forma, deixando claro que a briga era pessoal, uma verdadeira guerra por audiência.
No dia seguinte a Rede Record não deixou barato, veio com a vingança. Reservou 15 minutos no Jornal da Record sobre reportagens que denigrem a imagem a Globo. Histórias que muitos telespectadores nunca imaginavam que existiam, recorrendo de imagens de arquivo de vinculação da Globo à ditadura militar, escândalos Time-Life e Proconsult, destacando sobre seu descaso ao movimento Diretas-Já, em 1984."

http://www.top30.com.br/news/guerra-por-audiencia-rede-globo-x-rede-record

Independentemente da legitimidade dos interesses que as duas defendem quando se atacam, ambas sabem como fazer o serviço direito.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 08 de Março de 2013, 08:35:59 »
É muito engraçado ver como o Vento tinha razão quando falou do "medo reginaduarteano" de vocês.   :biglol:
Não é engraçado, é assustador. Venezuela e Argentina são casos reais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 08 de Março de 2013, 08:45:26 »
Como exatamente a imprensa se comporta como partido de oposição?

É possível a imprensa noticiar coisas desfavoráveis ao governo/denúncias, sem estar se "opondo"?

Influenciando o pensamento da população.

como?

É possível informar sem favorecer ou se opor a ninguém? É. Fatos não são de esquerda nem de direita.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 08 de Março de 2013, 08:51:15 »
É muito engraçado ver como o Vento tinha razão quando falou do "medo reginaduarteano" de vocês.   :biglol:

Juca, tenho uma dúvida. Você viu quantas declarações contra a imprensa o líder máximo do PT fez? Acha que isso é preocupante, sendo ele o líder do partido no poder? E que até a presidente, seu poste, entrou na dança?

Deveríamos estar preocupados com alguém que declara a intenção de fazer algo antidemocrático e tem poder para, ao menos, gerar um grande ruído no processo?

Se você acha que não, é simplesmente porque sua relação afetiva/ideológica com o PT julga que qualquer ato que esse faça é correto, incluindo quando roubam (mensalão), depredam (MST) ou conspiram (blogueira).

Sua calma é dada pela sua fé, não pelos fatos. E não compartilho de sua fé.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 08 de Março de 2013, 08:52:49 »

Lula acha que sim e afirmou isto recentemente, com Dilma do lado dele.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #80 Online: 08 de Março de 2013, 09:47:07 »

Juca, tenho uma dúvida. Você viu quantas declarações contra a imprensa o líder máximo do PT fez? Acha que isso é preocupante, sendo ele o líder do partido no poder? E que até a presidente, seu poste, entrou na dança?

Deveríamos estar preocupados com alguém que declara a intenção de fazer algo antidemocrático e tem poder para, ao menos, gerar um grande ruído no processo?

Se você acha que não, é simplesmente porque sua relação afetiva/ideológica com o PT julga que qualquer ato que esse faça é correto, incluindo quando roubam (mensalão), depredam (MST) ou conspiram (blogueira).

Sua calma é dada pela sua fé, não pelos fatos. E não compartilho de sua fé.

Acabou os argumentos, pena.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 08 de Março de 2013, 11:17:56 »
Recordar é viver.  :lol:

<a href="https://www.youtube.com/v/DEeNSkXn5mY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/DEeNSkXn5mY</a>

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #82 Online: 08 de Março de 2013, 11:39:02 »
quantos jornais existem? quantos sites?  revistas?  Carta Capital tem algum problema político para sobreviver? Ou apenas falta de leitores?
Por que ninguém lê a "Voz Operária" ou os jornaizinhos de sindicatos? É um boicote organizado por essas 5 ou 6 famílias?
Há alguém nos impedindo de ler os blogs da militância?

E eu ainda queria ver esses dados, principalmente tirando a globo da amostra.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q6rYOTeptPs#!

Legal o video, gostei. Já conhecia do mesmo canal o dedicado ás rádios comunitárias e outro sobre a SIP e o Frank la Rue. Merece a pena acompanhar.

<a href="http://www.youtube.com/v/JVhWdPEo3Jw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JVhWdPEo3Jw</a>

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 08 de Março de 2013, 11:44:09 »
O Juca agora pega qualquer citação que demonstra sua óbvia agremiação e a utiliza para não responder aos posts. O PT demoniza a imprensa? Não vou responder porque disseram a verdade sobre minha ligação com o PT.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #84 Online: 08 de Março de 2013, 16:09:30 »
quantos jornais existem? quantos sites?  revistas?  Carta Capital tem algum problema político para sobreviver? Ou apenas falta de leitores?
Por que ninguém lê a "Voz Operária" ou os jornaizinhos de sindicatos? É um boicote organizado por essas 5 ou 6 famílias?

Legal o video, gostei. Já conhecia do mesmo canal o dedicado ás rádios comunitárias e outro sobre a SIP e o Frank la Rue. Merece a pena acompanhar.

<a href="http://www.youtube.com/v/JVhWdPEo3Jw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JVhWdPEo3Jw</a>

Pô, bem legal, Javier, não tinha visto ainda. Tem esse também
Além do Cidadão Kane, produzido pela BBC.
Acho que não tem muito mais pra acrescentar depois desse video.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #85 Online: 08 de Março de 2013, 16:15:17 »

<a href="https://www.youtube.com/v/DEeNSkXn5mY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/DEeNSkXn5mY</a>

Voce esta ciente de que, no contexto da epoca, o "medo" dela tinha fundamento?

E a proposito, eu fui um dos que ridicularizei esse video na epoca.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 08 de Março de 2013, 16:34:48 »

Você tem consciência que os argumentos para o "medo" de hoje, no contexto de hoje, são do mesmo gênero?

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #87 Online: 08 de Março de 2013, 18:33:39 »
Pô, bem legal, Javier, não tinha visto ainda. Tem esse também
Além do Cidadão Kane, produzido pela BBC.
Acho que não tem muito mais pra acrescentar depois desse video.

Mostrando para um colega o vídeo não aparece completo no meu post. Este é o link direto no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=JVhWdPEo3Jw&feature=player_embedded#!

Vou tentar fazer o download deste teu link. Tenho uma copia em DVD (copiado desde VHS), e a qualidade é muito ruim.

Valeu.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 08 de Março de 2013, 18:42:18 »

Você tem consciência que os argumentos para o "medo" de hoje, no contexto de hoje, são do mesmo gênero?

Eu também ridicularizei o vídeo mas eu tenho uma pergunta.  Antes da eleição,  o que dizia o PT sobre contratos,  reforma agrária,  renda,  etc,  que ao final os fizeram fazer a famosa carta aos brasileiros?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 09 de Março de 2013, 11:24:10 »
Eu também ridicularizei o vídeo mas eu tenho uma pergunta.  Antes da eleição,  o que dizia o PT sobre contratos,  reforma agrária,  renda,  etc,  que ao final os fizeram fazer a famosa carta aos brasileiros?
O PT não mudou de planos, só de discurso. Há 3 versões: o que eles dizem nos congressos do partido, o que eles dizem à militância e o que eles dizem públicamente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 09 de Março de 2013, 11:30:37 »
O PT não mudou de planos, só de discurso. Há 3 versões: o que eles dizem nos congressos do partido, o que eles dizem à militância e o que eles dizem públicamente.

E a implementação é a quarta versão.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 09 de Março de 2013, 11:48:31 »
Qual a conspiração que os petistas vão colocar aqui? Toda aquela lengalenga de ter uma mídia engajada virou discussão de oligopólio? Cadê o PiG? JavierP já disse que essa discussão não é sobre mídia engajada mas sobre cartel.  Não,  não é.

Exemplos,  petistas?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 09 de Março de 2013, 12:02:00 »
[...]

É este exatamente o ponto que eu mais enfatizo.

A (aparente) mudança de base programática com o objetivo de alcançar o poder.

Hipocrisia ou ignorância?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 09 de Março de 2013, 13:00:55 »
Não ridicularizei o vídeo e continuo sentido o medo que se renova a cada dia desde então. Para a nossa sorte, o PT se revelou uma trupe de trapalhões atrapalhados. Para o nosso azar, eles ainda continuam aí, no mínimo e literalmente, enchendo o saco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 11 de Março de 2013, 11:42:25 »
Briga do mesmo gênero também ocorre no México.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed736_mexico_parte_para_o_ataque_contra_slim_e_outros_poderosos

Partidos políticos do México estão se unindo para enfrentar os três empresários mais poderosos do país, incluindo o homem mais rico do mundo, Carlos Slim, ao negociar um amplo conjunto de reformas constitucionais para ampliar a concorrência nos mercados de telefonia e TV do país.

Articuladores dos três maiores partidos políticos do país estão negociando detalhes de mudanças que irão fortalecer reguladores governamentais, leiloar duas novas redes nacionais de televisão e suspender as restrições de investimento estrangeiro em telefonia fixa, além de outras medidas.

Duas pessoas a par das negociações disseram que ainda existem questões a serem resolvidas, mas pareceram otimistas com relação à possibilidade do fechamento de um acordo e de um projeto de lei ser apresentado ao Congresso no início desta semana.

“Estamos perto. Acho que resolveremos isso de forma positiva”, disse Jesús Zambrano, presidente do Partido da Revolução Democrática, de esquerda, em entrevista ao The Wall Street Journal. Dois membros do partido do presidente Enrique Peña Nieto, o Partido Institucional Revolucionário (PRI), se recusaram a discutir os detalhes, mas também disseram que o acordo está próximo de ser fechado, assim como um integrante do Partido de Ação Nacional, ou PAN, de direita.

As mudanças políticas têm a meta de aumentar a concorrência em dois mercados críticos do México, paralisado por monopólios por anos. A América Móvil SAB, de Slim, controla 75% da telefonia fixa no país e 70% da telefonia móvel e da banda larga. Duas empresas de televisão, o Grupo Televisa SAB e a TV Azteca SAB, formam um duopólio no setor.

A “telebancada”

Um amplo acordo ainda pode desandar sob a pressão de Slim ou dos donos da Televisa, Emilio Azcárraga, e da TV Azteca, Ricardo Salinas Pliego. Algumas mudanças podem levar anos para serem implementadas. E mesmo em um cenário de concorrentes em pé de igualdade, as empresas que dominam o mercado terão vantagens consolidadas que tornam custosa a entrada de novas companhias.

A concorrência limitada, que resulta em preços mais altos e piores serviços, custa à economia mexicana a perda de 1,8% de crescimento do PIB por ano, de acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. A OCDE tem recomendado ao México a adoção de muitas das mudanças que hoje estão sendo consideradas.

“Se Slim pode competir na Europa, por que não fazer com que ele também concorra aqui no México”, pergunta Ruben Camarillo, parlamentar do PAN.

Entre as mudanças que estão sendo estudadas, diz Zambrano, está a criação de uma nova agência para regular as telecomunicações que teria o poder de dividir companhias consideradas poderosas demais – incluindo a America Móvil. Mas ele disse que não há ainda acordo nesse ponto.

Mesmo medidas modestas para desafiar os mais poderosos líderes empresariais do México podem criar um divisor de águas num país em que o governo tem por muito tempo lutado para regular as grandes empresas. Centenas de regras criadas pela agência do setor de telecomunicação, a Comissão Federal de Telecomunicações, ou Cofetel, contra as empresas de Slim, por exemplo, têm sido impedidas de entrar em vigor por anos nos tribunais. Slim disse que ele tem o direito de usar meios legais de defender suas empresas.

Procurada, a America Móvil não retornou as ligações.

Entre as mudanças propostas está uma reforma constitucional que pode impedir as empresas de ignorar regulamentos enquanto elas os questionam na Justiça. As mudanças também estabeleceriam cortes especializadas para resolver disputas do setor de telecomunicações.

A Televisa e a TV Azteca detêm juntas 95% da audiência e resistiram no passado em ampliar a concorrência.

Cada companhia exerce influência não apenas por meio de suas transmissões, mas também por meio de um pequeno grupo de parlamentares mexicanos – congressistas que trabalharam em empresas de mídia antes de entrar na política. Eles são popularmente conhecidos como “Telebancada”. Ninfa Salinas, filha do presidente do conselho da TV Azteca, Ricardo Salinas, é senadora, por exemplo.

Terceira rede

As mudanças ocorreram em meio a um amplo esforço do presidente Enrique Peña Nieto de reafirmar o poder do Estado mexicano contra poderosos interesses específicos. A prisão, na semana passada, de Elba Esther Gordillo, a poderosa líder do sindicato dos professores, sob acusação de desviar até US$ 160 milhões da entidade marca uma dramática ação nesse sentido, disse Zambrano, presidente do PRD. A líder sindical impediu mudanças no sistema educacional do México por anos.

No domingo (3/3), em outro indício da seriedade do desejo de mudança, o PRI aprovou numa convenção nacional uma modificação em sua plataforma política que abre caminho para que Peña Nieto apresente as aguardadas reformas fiscais e de setores cruciais da economia, como o petrolífero.

“Eu acho que há uma percepção de que a paralisia dos últimos 12 anos permitiu que esses outros poderes – incluindo grandes empresas e sindicatos – tomassem o poder para si, e o governo está tentando se reafirmar”, disse Damian Fraser, chefe da área de ações do banco de investimento UBS.

A Televisa disse que considera bem-vinda a competição e que considera o leilão de novas redes “saudável” para o país. O vice-presidente executivo da Televisa, Alfonso de Angoitia, disse em recente teleconferência com analistas que a empresa sempre saiu mais forte cada vez que teve de enfrentar nova competição em áreas que vão de TV a cabo a TV via satélite.

O projeto de lei pode também acabar com o limite de 49% de investimento estrangeiro em telefonia fixa e mapear a criação de uma rede de telecomunicações alternativa, que permitiria a companhias rivais ignorar a atual rede de telefonia já existente de Slim, que por anos tem cobrado de concorrentes altas taxas de acesso, de acordo com a OCDE e reguladores mexicanos.

Para abrir o mercado de televisão no México, o governo poderia leiloar duas redes nacionais de TV para o setor privado e criar uma terceira rede para um sistema público de TV, criando um organismo de radiodifusão semelhante ao da britânica BBC. (Colaborou Anthony Harrup)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 11 de Março de 2013, 11:52:19 »

Cê tá brincando que esse vídeo é sua fonte da mídia concentrada no Brasil

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 11 de Março de 2013, 11:53:28 »
Juca, não creio que a situação aqui é como no MX. Pode me passar suas fontes sobre a concentração? Pelo que entendo, existem dezenas de jornais (muitos na mão do governo).

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #97 Online: 11 de Março de 2013, 12:05:22 »

Cê tá brincando que esse vídeo é sua fonte da mídia concentrada no Brasil

Não tem o logotipo da Globofilmes não é válido pra você?

Err... firmeza...

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/92535/

247 - Refugiado na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange, fundador do Wikileaks, recebeu o jornalista Jamil Chade, correspondente do Estado de S. Paulo, para falar sobre sei livro Cypherpunks, Liberdade e o Futuro da Internet, que está sendo lançado no Brasil pela Boitempo Editorial. Na entrevista, ele disse que um dos principais problemas da América Latina é a concentração da mídia. "No Brasil, seis famílias controlam 70% da informação".

http://vilsonjornalista.blogspot.com.br/2008/04/mdia-no-brasil-concentrada-e-tem-poucos.html

Dos anos de 1990 até recentemente, houve um movimento intenso de concentração da mídia nacional e, por conseqüência, a redução drástica de grupos (em sua maioria, empresas familiares) no controle dos principais veículos de comunicação do país. Cerca de nove clãs tradicionais controlavam a grande mídia no decorrer da última década: os Abravanel (na figura de Silvio Santos, à frente do SBT), os Bloch (TV Manchete), os Civita (Editora Abril, que edita a Veja), os Frias (Folha de S. Paulo), Levy (Gazeta Mercantil), os Marinho (Organizações Globo), os Mesquita (O Estado de S. Paulo), os Nascimento Brito (Jornal do Brasil) e os Saad (Rede Bandeirantes).

http://reporterbrasil.org.br/2013/03/relator-da-onu-para-liberdade-de-expressao-critica-concentracao-de-midia-no-brasil/

Brasília - O relator da Organização das Nações Unidas para a Liberdade de Opinião e Expressão, o guatelmateco Frank William La Rue, fez críticas à concentração de imprensa no Brasil e na América Latina, e afirmou que pretende fazer uma visita oficial ao país em breve. A declaração aconteceu durante o Seminário Internacional Infância e Comunicação, realizado nos dias 6, 7 e 8 de março em Brasília. O evento reuniu alguns dos principais especialistas em infância, educação e comunicação do país, e contou com a presença do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos Maria do Rosário.

[...]

“A concentração de mídias traz concentração de poder político e isso atenta não só contra o direito à diversidade, mas também contra a democracia”, destacou Frank William La Rue.

“Na América Latina, temos uma visão excessivamente comercial [da comunicação] e isso faz mal para a sociedade. Em outros lugares, a comunicação é prioritariamente pública com diversidade etno-social”, afirmou. “A mídia comercial é legítima, sem problemas, mas não deve prevalecer de forma absoluta. O direito à comunicação deve ser de todos”.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 11 de Março de 2013, 12:08:05 »
“Na América Latina, temos uma visão excessivamente comercial [da comunicação] e isso faz mal para a sociedade. Em outros lugares, a comunicação é prioritariamente pública com diversidade etno-social”, afirmou. “A mídia comercial é legítima, sem problemas, mas não deve prevalecer de forma absoluta. O direito à comunicação deve ser de todos”.

Quais são estes lugares onde a mídia é proritariamente pública?
"Deus prefere os ateus"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #99 Online: 11 de Março de 2013, 12:17:50 »
Coreia do Norte.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!