Enquete

Existe algum seguimento político ou ideológico que monopoliza a divulgação de notícias para o Brasil?

Sim, a elite econômica tem interesses comuns portanto privilegia os mesmos tipos de informação
Sim, a bancada do governo tem tantos donos de Jornais e TVs que cada vez mais conseguem dominar a pauta
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  não há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo,  mas mais comum no sul e sudeste.
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na esquerda
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na direita

Autor Tópico: afinal, quem domina a mídia brasileira?  (Lida 28698 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:afinal, quem domina a mídia brasileira?
« Resposta #100 Online: 11 de Março de 2013, 12:21:04 »
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 12:23:17 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #101 Online: 11 de Março de 2013, 12:21:20 »
Debater em fórum é massante porque sempre tem alguém que vai contestar uma vírgula e você vai ter que procurar a fonte da sua fonte pra provar que seu ponto é válido.

Em suma, não sei Fabrício. Ou você acredita no que o relator da Onu disse, ou você não acredita. No mais, Google IT. Você vai encontrar referências sobre a Grã-Bretanha e coisas assim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 11 de Março de 2013, 12:25:32 »
Você já leu como funciona em UK?

É um órgão prescritivo, consultivo e que faz a interlocução entre as partes. Não há controle de conteúdo como na proposta petista, por exemplo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 11 de Março de 2013, 12:25:58 »
Debater em fórum é massante porque sempre tem alguém que vai contestar uma vírgula e você vai ter que procurar a fonte da sua fonte pra provar que seu ponto é válido.

Em suma, não sei Fabrício. Ou você acredita no que o relator da Onu disse, ou você não acredita. No mais, Google IT. Você vai encontrar referências sobre a Grã-Bretanha e coisas assim.

Renato, desculpe aí, a pergunta não foi para contestar, foi por curiosidade mesmo.

Eu também estou procurando no google, perguntei porque se alguém já souber, vai mais rápido.
"Deus prefere os ateus"

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #104 Online: 11 de Março de 2013, 12:31:48 »

Renato, desculpe aí, a pergunta não foi para contestar, foi por curiosidade mesmo.

Eu também estou procurando no google, perguntei porque se alguém já souber, vai mais rápido.

Nesse caso, me desculpe pela grosseria.
Já cansei, há muito, dos debates políticos aqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 11 de Março de 2013, 12:36:49 »
quantos jornais existem? quantos sites?  revistas?  Carta Capital tem algum problema político para sobreviver? Ou apenas falta de leitores?
Por que ninguém lê a "Voz Operária" ou os jornaizinhos de sindicatos? É um boicote organizado por essas 5 ou 6 famílias?
Há alguém nos impedindo de ler os blogs da militância?

E eu ainda queria ver esses dados, principalmente tirando a globo da amostra.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q6rYOTeptPs#!

Cê tá brincando que esse vídeo é sua fonte da mídia concentrada no Brasil

Não tem o logotipo da Globofilmes não é válido pra você?

Err... firmeza...

Não, precisa ter fontes, números, valores.. onde foi feito a pesquisa.
Se você se contenta em repetir um número cabalístico (70% é concentrada em 6 famílias) sem questionar, você tem um problema.

70% do que? receita? leitores? expectadores? ouvintes? como foi feito a pesquisa ou ao menos onde está a pesquisa?

Isso é o mínimo para quem quer conhecer algo e não ficar repetindo alegremente um número que lhe convém vindo de fontes de informação que lhe são palatáveis devido a ideologia.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 11 de Março de 2013, 12:37:42 »
“Na América Latina, temos uma visão excessivamente comercial [da comunicação] e isso faz mal para a sociedade. Em outros lugares, a comunicação é prioritariamente pública com diversidade etno-social”, afirmou. “A mídia comercial é legítima, sem problemas, mas não deve prevalecer de forma absoluta. O direito à comunicação deve ser de todos”.
Onde está a restrição ao direito à comunicação?

O que garante que "comunicação prioritariamente pública" será "comunicação confiável"?
O Facebook é público, mas não é confiável.

De onde virá o dinheiro para, por exemplo, qualquer um viajar pelo mundo verificando por conta própria o que realmente aconteceu em cada caso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 11 de Março de 2013, 12:44:05 »
Pelo que entendo, existe uma concentração na produção de conteúdo de televisão, ainda que as transmissoras sejam de propriedades de muita gente (ligado ao governo ou não).

Não sei como colocar na equação TV a cabo, já que esse meio coloca muitos novos produtores de conteúdo no jogo.

Jornais me parece bem disseminado.

O governo é o principal culpado na politização dos meios de comunicação, ao negociar concessão com critérios.. políticos.

A coisa fica sim:
- Governo tem poder suficiente para fazer merda na concessão.
- Governo utiliza critérios políticos
- Governo reclama que a mídia é política
- Governo pede mais poder para fazer mais merda, agora mexendo no conteúdo.

Acho que jornais como FSP, OESP, Valor, JB, fazem em geral um bom trabalho. Veja e Carta Capital são os engajados. Mas a lista é bem longa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 11 de Março de 2013, 12:44:50 »
“Na América Latina, temos uma visão excessivamente comercial [da comunicação] e isso faz mal para a sociedade. Em outros lugares, a comunicação é prioritariamente pública com diversidade etno-social”, afirmou. “A mídia comercial é legítima, sem problemas, mas não deve prevalecer de forma absoluta. O direito à comunicação deve ser de todos”.
Onde está a restrição ao direito à comunicação?

O que garante que "comunicação prioritariamente pública" será "comunicação confiável"?
O Facebook é público, mas não é confiável.

De onde virá o dinheiro para, por exemplo, qualquer um viajar pelo mundo verificando por conta própria o que realmente aconteceu em cada caso?

Para a esquerda, confiavel é sofrer influencia do PT.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #109 Online: 11 de Março de 2013, 13:02:56 »
quantos jornais existem? quantos sites?  revistas?  Carta Capital tem algum problema político para sobreviver? Ou apenas falta de leitores?
Por que ninguém lê a "Voz Operária" ou os jornaizinhos de sindicatos? É um boicote organizado por essas 5 ou 6 famílias?
Há alguém nos impedindo de ler os blogs da militância?

E eu ainda queria ver esses dados, principalmente tirando a globo da amostra.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q6rYOTeptPs#!

Cê tá brincando que esse vídeo é sua fonte da mídia concentrada no Brasil

Não tem o logotipo da Globofilmes não é válido pra você?

Err... firmeza...

Não, precisa ter fontes, números, valores.. onde foi feito a pesquisa.
Se você se contenta em repetir um número cabalístico (70% é concentrada em 6 famílias) sem questionar, você tem um problema.

70% do que? receita? leitores? expectadores? ouvintes? como foi feito a pesquisa ou ao menos onde está a pesquisa?

Isso é o mínimo para quem quer conhecer algo e não ficar repetindo alegremente um número que lhe convém vindo de fontes de informação que lhe são palatáveis devido a ideologia.

Agnóstico, na real, você não é burro.
70% tem a mesma representação pra mim do que pra você e me parece um número bem sólido, mesmo quando não falamos se são expectadores, receita, ouvintes, impressões.

Outro ponto crucial, você vive? Tipo... imagino que você tenha uma vida fora da internet, que você conheça pessoas normais. Quantas delas consomem as 3 maiores emissoras de televisão aberta do país, SBT, GLOBO e RECORD? Quantas delas consomem as outras, as alternativas? do tipo Cultura? Quantos jornais as pessoas que te cercam compram? Quais são esses jornais?
Não é uma pesquisa concreta? Não, definitivamente não, mas não venha se fazer de sonso, contestando números que você comprova diariamente só porque não tem um selo por trás. E nem precisa de argumentos estúpidos como "70% de exatamente o quê?" porque é só você pensar um pouco que você encontra a resposta.
Às vezes me parece que seu ceticismo quanto ao que é debatido é muito mais preguiça de mudar de opinião, de enxergar, do que realmente dúvida quanto a função ou aplicabilidade. Afinal, é muito mais fácil chamar o governo de corrupto do que entender de política; ou falar que dados de que a imprensa jaz na mão de poucos são criados do que ir atrás e usar um pouquinho do bom senso pra formar a própria opinião.

Sem mais.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #110 Online: 11 de Março de 2013, 13:03:10 »
Pelo que entendo, existe uma concentração na produção de conteúdo de televisão, ainda que as transmissoras sejam de propriedades de muita gente (ligado ao governo ou não).

Não sei como colocar na equação TV a cabo, já que esse meio coloca muitos novos produtores de conteúdo no jogo.

Jornais me parece bem disseminado.

O governo é o principal culpado na politização dos meios de comunicação, ao negociar concessão com critérios.. políticos.

A coisa fica sim:
- Governo tem poder suficiente para fazer merda na concessão.
- Governo utiliza critérios políticos
- Governo reclama que a mídia é política
- Governo pede mais poder para fazer mais merda, agora mexendo no conteúdo.

Acho que jornais como FSP, OESP, Valor, JB, fazem em geral um bom trabalho. Veja e Carta Capital são os engajados. Mas a lista é bem longa.

As distorcoes maiores sao locais. Em determinados estados uma ou duas familias controlam todos os jornais e emissoras. Eh o caso do Maranhao e Alagoas, por exemplo. O problema nesse caso nao eh para ser resolvido por leis de controle da imprensa, mas sim pelas leis que limitam a formacao de monopolios. Olha so:

Governo endurece regras para concessões de rádio e TV

O governo vai induzir as novas emissoras de rádio e TV a oferecer um maior volume de conteúdo local e a utilizar produções independentes em sua programação. Decreto assinado nesta segunda-feira, 16, pela presidente Dilma Rousseff, que modifica as regras para concessões, dá mais peso ao conteúdo jornalístico, cultural e educativo, local e independente, como critério para escolha do vencedor da licitação. Até agora, o item de maior peso era o prazo em que o concessionário se comprometia a colocar a emissora no ar.

O objetivo principal do decreto é acabar com as emissoras em nomes de laranjas. "Vamos empurrar as licitações para um maior profissionalismo", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após reunião de três horas com Dilma, na qual discutiu também modificações na licitação da telefonia de quarta geração (4G), mais rápida que a atual, cujo leilão está marcado para abril.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-endurece-regras-para-concessoes-de-radio-e-tv,823416,0.htm

Ou entao:

Donos de TVs e rádios, parlamentares desrespeitam a constituição

De acordo com o mais recente levantamento, divulgado no final do ano passado, pelo menos um terço dos 81 senadores e mais de 10% dos 513 deputados federais controlam canais de rádio ou televisão. Isso poderia ser apenas uma razão de desconfiança, pela possibilidade de uso político da comunicação, se não estivesse escrito na Constituição que é proibido. O Artigo 54 afirma que deputados e senadores, a partir do momento em que tomam posse, não podem "firmar ou manter contrato" ou "aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado" em empresa concessionária de serviço público. Rádios e televisões são justamente isso: recebem a concessão de uso de uma faixa do espectro eletromagnético por onde transmitem sua programação. Espectro esse que é público, finito e, por isso, regulado pelo Estado. A primeira linha do artigo seguinte da Constituição, de número 55, diz: "Perderá o mandato o deputado ou senador que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior".

fonte: http://rollingstone.com.br/edicao/7/donos-de-tvs-e-radios-parlamentares-desrespeitam-a-constituicao

Ou seja: os governos fingiam que nao viam enquanto os politicos formam seus pequenos monopolios locais. Nao eh preciso criar novas leis para evitar isso. As atuais ja serviriam.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 11 de Março de 2013, 13:21:30 »

Nesse caso, me desculpe pela grosseria.
Já cansei, há muito, dos debates políticos aqui.

:ok:

Sem problemas!  :)
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 13:24:25 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 11 de Março de 2013, 13:43:39 »
...
Agnóstico, na real, você não é burro.
70% tem a mesma representação pra mim do que pra você e me parece um número bem sólido, mesmo quando não falamos se são expectadores, receita, ouvintes, impressões.

Mais uma vez.. 70% do que? E eu ainda não vi fonte alguma me mostrando critérios

existe 100 meios de comunicação e 70 deles pertencem a 6 familias?

O que eu acho que seria ruim é ter poucos meios de comunicação. Se existe muitos e uns fazem sucesso e outros não, as coisas funcionam assim mesmo.
Não existe problema algum com o sucesso desde que haja a possibilidade de haver muitos jogadores nesse mercado.

Outro ponto crucial, você vive? Tipo... imagino que você tenha uma vida fora da internet, que você conheça pessoas normais. Quantas delas consomem as 3 maiores emissoras de televisão aberta do país, SBT, GLOBO e RECORD? Quantas delas consomem as outras, as alternativas? do tipo Cultura? Quantos jornais as pessoas que te cercam compram? Quais são esses jornais?

Quantos jornais existem? Quer dizer que os outros trocentos não vendem para ninguém. Meu ponto é: Existe escolha de quem vai para uma banca comprar uma veja, carta capital, piaui, isto é, e mais outras? Sim, existe.

O que você quer, fazer outras revistas terem sucesso por decreto? Que trabalhem e saiba trazer novos leitores.

Não é que a veja coloque na cabeça dos seus leitores que o PT é canalha. O PT e canalha e sabem que vão ver a veja metendo o pau, daí sua tiragem.
Vocês esquerdistas tendem a ver as pessoas como vítimas dos meios de comunicação, na verdade elas têm escolha e vão para a linha que mais a representam.

Se você quer negação, também tem mercado. Pode comprar a CC ou ver o PHA.

Não há problema aqui, apenas é representação mesmo.

Não é uma pesquisa concreta? Não, definitivamente não, mas não venha se fazer de sonso, contestando números que você comprova diariamente só porque não tem um selo por trás. E nem precisa de argumentos estúpidos como "70% de exatamente o quê?" porque é só você pensar um pouco que você encontra a resposta.
Às vezes me parece que seu ceticismo quanto ao que é debatido é muito mais preguiça de mudar de opinião, de enxergar, do que realmente dúvida quanto a função ou aplicabilidade. Afinal, é muito mais fácil chamar o governo de corrupto do que entender de política; ou falar que dados de que a imprensa jaz na mão de poucos são criados do que ir atrás e usar um pouquinho do bom senso pra formar a própria opinião.

Sem mais.

O meu? Eu que tenho uma ideologia que é síntese da religião? Pense bem, meu caro.
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 13:50:04 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 11 de Março de 2013, 13:48:57 »
...
Donos de TVs e rádios, parlamentares desrespeitam a constituição

De acordo com o mais recente levantamento, divulgado no final do ano passado, pelo menos um terço dos 81 senadores e mais de 10% dos 513 deputados federais controlam canais de rádio ou televisão. Isso poderia ser apenas uma razão de desconfiança, pela possibilidade de uso político da comunicação, se não estivesse escrito na Constituição que é proibido. O Artigo 54 afirma que deputados e senadores, a partir do momento em que tomam posse, não podem "firmar ou manter contrato" ou "aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado" em empresa concessionária de serviço público. Rádios e televisões são justamente isso: recebem a concessão de uso de uma faixa do espectro eletromagnético por onde transmitem sua programação. Espectro esse que é público, finito e, por isso, regulado pelo Estado. A primeira linha do artigo seguinte da Constituição, de número 55, diz: "Perderá o mandato o deputado ou senador que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior".

fonte: http://rollingstone.com.br/edicao/7/donos-de-tvs-e-radios-parlamentares-desrespeitam-a-constituicao

Ou seja: os governos fingiam que nao viam enquanto os politicos formam seus pequenos monopolios locais. Nao eh preciso criar novas leis para evitar isso. As atuais ja serviriam.
[/quote]

Essa é a questão. Concessão com critérios políticos. Vamos ver se conseguem fazer algo decente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 11 de Março de 2013, 21:33:25 »
Quais são estes lugares onde a mídia é proritariamente pública?

Eu também gostaria de saber.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #115 Online: 11 de Março de 2013, 21:48:04 »
Quais são estes lugares onde a mídia é proritariamente pública?

Eu também gostaria de saber.

Não estou querendo discutir semântica, mas eu não sei nem definir o que é comunicação prioritariamente pública.

São veículos de propriedade do governo e encabeçados pelos governantes, agindo imparcialmente e a favor da população? São veículos comandados pelo próprio povo e somente financiado por outras partes, que incluem o governo?

Ou é público em relação ao conteúdo que gera, obrigatoriamente refletindo as proporções e características da população?
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 21:54:47 por Johnny Cash »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 16 de Março de 2013, 23:31:14 »
Interessante que aquelas acusações todas contra a mídia se mostraram pura repetição do que falavam os líderes petistas. 5500 revistas, 2700 jornais, 10000 rádios e mais de quinhentas emissoras de tv.
Não foi citado sequer um golpe da mídia hegemônica nos ultimos 10 anos.

Fazem acusações primeiro dizendo que temos um golpe. O golpe não aparece e começam a dizer que é uma questão de cartel. O cartel não aparece e sobra o que? Apenas a vontade do PT de calar as acusações.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 17 de Março de 2013, 08:54:48 »
Já estou de saco cheio das babaquices que postam no Facebook, tipo "Mas isto a Globo não mostra, né?"
Daí você faz uma pesquisa e descobre que Globo, Veja e outros já noticiaram faz tempo. Ou então há 'trocentos' sites da militância com exatamente o mesmo texto. E nenhuma fonte confiável.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 17 de Março de 2013, 08:56:48 »
Interessante que aquelas acusações todas contra a mídia se mostraram pura repetição do que falavam os líderes petistas. 5500 revistas, 2700 jornais, 10000 rádios e mais de quinhentas emissoras de tv.
Não foi citado sequer um golpe da mídia hegemônica nos ultimos 10 anos.

Fazem acusações primeiro dizendo que temos um golpe. O golpe não aparece e começam a dizer que é uma questão de cartel. O cartel não aparece e sobra o que? Apenas a vontade do PT de calar as acusações.
Para as ditaduras, denúncia é golpe.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 03 de Abril de 2013, 16:10:52 »
SBT, Record, Globo, Folha e Estado. Precisaria ver o quanto este grupo representa no consumo diário de informações por parte da população. Seria um "domínio na distribuição da informação".
Se deste possível "domínio" decorre algo mais, não saberia responder. Quem faz o conteúdo são jornalistas, não sei se eles se alinham com os interesses individuais do grupo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 03 de Abril de 2013, 16:26:32 »
Bom ponto. É comum na FSP por exemplo, você ter diversos articulistas que têm visões bem distintas entre si.

Existem dois indicadores distintos também. Um é o número de pessoas que possuem meios de comunicação (que está na casa dos milhares entre rádios, tvs, retransmissoras, jornais, etc..) e outro é o número de emissoras que têm 70% da audiência em determinado assunto (jornalismo, novelas, programas de auditório, etc..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 03 de Abril de 2013, 16:37:42 »
E teríamos de identificar quais seriam os interesses do grupo. Não aquelas "Missões" e "Visões", mas algo do tipo: "Queremos que ninguém nunca mais vote no PT". Daí você teria de convencer todos os seus funcionários, talvez até por meio da força. Um pouco de tortura, quem sabe ameaçar suas famílias... Ops! :P
Brincadeiras à parte, o problema talvez sejam os grupos de políticos que dominam os canais de comunicação locais. Eles sim poderiam impedir notícias difamatórias. Mas a concorrência ia cair matando.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 03 de Abril de 2013, 18:02:16 »
SBT, Record, Globo, Folha e Estado. Precisaria ver o quanto este grupo representa no consumo diário de informações por parte da população. Seria um "domínio na distribuição da informação".
Se deste possível "domínio" decorre algo mais, não saberia responder. Quem faz o conteúdo são jornalistas, não sei se eles se alinham com os interesses individuais do grupo.

É parcialmente veradade, mas os jornalistas ainda têm que obedecer à linha editorial.

A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil

[...] O primeiro item abaixo mostra que 92% dos jornalistas entre-vistados crêem que o Presidente Lula vem fazendo um trabalhomuito bom, bom ou regular, todas essas consideradas avaliaçõespositivas do governo. Apenas cerca de 8% pensam que o desempe-nho de Lula é ruim ou muito ruim – avaliações claramente negati-vas. Esses números são praticamente idênticos aos apresentadospela pesquisa Barômetro das Américascom cidadãos brasileiros: 90%acham que Lula faz um trabalho muito bom, bom ou regular eapenas 10% o considera ruim ou muito ruim. Ou seja, os jornalis-tas entrevistados não se mostram discordantes da opinião majori-tária da população [...]

http://www.cebela.org.br/site/baCMS/files/338501ART1%20Daniel%20Marcelino.pdf
http://www.academia.edu/637554/A_Cabeca_do_jornalista_opinioes_e_valores_politicos_dos_jornalistas_no_Brasil

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 03 de Abril de 2013, 19:27:59 »
A linha editorial é mais como aquelas missões das empresas. Abaixo o exemplo da FSP.

Agora, jornalistas, como qualquer profissional, tem suas posições políticas que podem vir a interferir em suas matérias. Eu duvido que exista algo do tipo: "vamos foder com o PT", à forma de um conluio deliberado e gerido pelos homens de poder desses grupos. Lógico, pode ocorrer de coincidir a repulsa contra o Partidão, como é aqui no Fórum, em sua maioria. Contudo, eu duvido que seja combinado ou seja da vontade da corporação em si.

Linha editorial

A Folha estabelece como premissa de sua linha editorial a busca por um jornalismo crítico, apartidário e pluralista.
Essas características, que norteiam o trabalho dos profissionais do Grupo Folha, foram detalhadas a partir de 1981 em diferentes projetos editoriais.
Desde então, foram produzidos seis textos que procuram traduzir na prática os princípios que constituem, no seu conjunto, o Projeto Folha.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/institucional/linha_editorial.shtml

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!