Autor Tópico: Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam  (Lida 16971 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #125 Online: 03 de Abril de 2013, 14:24:03 »
Madmax, o problema é que você parece ser um grande fã de filosofia e acha que o argumento "prova" alguma coisa quando, na verdade, ele é, com muito boa vontade, apenas uma hipótese. E olhe lá. 

Existem várias outras hipóteses, já amplamente apresentadas  no tópico. Você as descarta como "absurdas". Mas você não acha nada absurdo uma causa não causada, imaterial porém consciente, criando matéria do nada. Realmente, é uma coisa que vemos em qualquer esquina, por que duvidar disso?

Além disso, sua postura é a de quem acha que não há mais nada a descobrir, já temos todas as respostas apenas por um postulado filosófico. 

Há algum tempo atrás,  filósofos acreditavam que a terra era o centro do universo, por pura falta de conhecimento. Para eles era perfeitamente lógico. Se tivéssemos o clube cético naquele tempo, provavelmente você estaria defendendo o geocentrismo com unhas e dentes  :hihi:...

Filosofia não prova nada, no máximo pode levar a uma hipótese. Enquanto essa tal causa não causa mágica não for referendada pela ciência, não passará de uma (fraca) hipótese.

"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Uma discussão sobre o argumento cosmológico aristotélico e sua variante Kalam
« Resposta #126 Online: 03 de Abril de 2013, 14:30:53 »
Vamos ver se o que Prince fala faz sentido...
Por que o universo necessita uma causa
Temos 2 pontos para isso:
1º Não há possibilidade de haver um passado eterno para o universo seria ilógico e impossível.
2º O Big Bang serve como evidência empírica que aponta para um inicio. "Antes" dele não se pode afirmar que ainda existia universo.
Se não me engano, o Big Bang não é o início do univero, é o início da expansão. Sendo ele o início da expansão e não do universo em si, não entendo como pode-se afirmar que o universo não existiu antes do Big Bang.

porque esta causa é deus
Após essa constatação a impossibilidade do universo ter um passado eterno e ele tendo inicio, mesmo que não fosse o Big Bang. O seu inicio precisaria vir de algo que não começou a existir assim como ele. Logo precisa ser algo que sempre existiu. Não precisa chamar de deus, só causa primeira já basta.
Se ele não começou a existir, se sempre existiu, qual a lógica em tentar achar uma causa?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #127 Online: 03 de Abril de 2013, 14:31:55 »
Peço que alguém transfira este tópico para a área de papo furado para que eu possa postar mulheres parcialmente desnudas. Grato.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #128 Online: 03 de Abril de 2013, 14:52:49 »
Peço que alguém transfira este tópico para a área de papo furado para que eu possa postar mulheres parcialmente desnudas. Grato.
Peço que vossa senhoria retire o Avatar do Frota, da última vez que vossa senhoria colocou-o o Fórum caiu!
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #129 Online: 03 de Abril de 2013, 15:29:31 »
Só que o big bang não é o início do universo.
Temos evidências que apontam para isso. Mas mesmo que você diga que não é o inicio(mesmo sem evidência para afirmar isso) a questão permanece.
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #130 Online: 03 de Abril de 2013, 15:37:58 »
Madmax, o problema é que você parece ser um grande fã de filosofia e acha que o argumento "prova" alguma coisa quando, na verdade, ele é, com muito boa vontade, apenas uma hipótese. E olhe lá.  Filosofia não prova nada, no máximo pode levar a uma hipótese. Enquanto essa tal causa não causa mágica não for referendada pela ciência, não passará de uma (fraca) hipótese.
Bem se quer acreditar que um argumento dedutivo desse tipo pode levar somente a uma "hipótese". Ok, só mostra que não sabe o que uma hipótese.
Se não me engano, o Big Bang não é o início do univero, é o início da expansão. Sendo ele o início da expansão e não do universo em si, não entendo como pode-se afirmar que o universo não existiu antes do Big Bang.
Que pena que está enganada. Dizer que não é o inicio do universo e sim da expansão do universo é simplesmente não conhecer a teoria. E querer supor que podemos acreditar que o universo fazia alguma coisa "antes" de se expandir é algo que só cabe ao achismo sem evidência alguma.
Se ele não começou a existir, se sempre existiu, qual a lógica em tentar achar uma causa?
Ele quem? A causa primeira sempre existiu. O universo não, nem isso deu pra entender?
Sem argumentos só te resta "trollar"...
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 03 de Abril de 2013, 15:54:15 »
Madmax, o problema é que você parece ser um grande fã de filosofia e acha que o argumento "prova" alguma coisa quando, na verdade, ele é, com muito boa vontade, apenas uma hipótese. E olhe lá.  Filosofia não prova nada, no máximo pode levar a uma hipótese. Enquanto essa tal causa não causa mágica não for referendada pela ciência, não passará de uma (fraca) hipótese.
Bem se quer acreditar que um argumento dedutivo desse tipo pode levar somente a uma "hipótese". Ok, só mostra que não sabe o que uma hipótese.

Chame do que quiser, de qualquer forma ele só prova algo na sua cabeça.
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 03 de Abril de 2013, 15:59:37 »
Temos evidências que apontam para isso.
quais seriam essas evidencias?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #133 Online: 03 de Abril de 2013, 16:22:32 »
Que pena que está enganada. Dizer que não é o inicio do universo e sim da expansão do universo é simplesmente não conhecer a teoria.
:biglol: Busque conhecimento.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/big-bang1.htm Se não é o início, prove que não é.

E querer supor que podemos acreditar que o universo fazia alguma coisa "antes" de se expandir é algo que só cabe ao achismo sem evidência alguma.
Como se supor que uma causa, geralmente chamada de deus, existe desde sempre não fosse o maior achismo da história.

Ele quem? A causa primeira sempre existiu. O universo não, nem isso deu pra entender?
A minha frase se refere à uma das suas, leia e descubra. O resto foi respondido, o Big Bang não é o surgimento do universo, é, no máximo, o surgimento do universo na forma em que o conhecemos. A menos que você prove o contrário.

Deduções são o qUe além de hipóteses?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 03 de Abril de 2013, 16:33:02 »
...
E você acredita que essa causa primária é o que? Me descreva ela.

De novo?! A conclusão é que a causa tem vontade, e está fora do espaço e do tempo, logo só pode ser imaterial. É isso que posso dizer dela. E chegamos a essas características deduzindo quais as necessidades básicas que uma causa primeira precisa ter. Além disso nada posso dizer. Não leu o tópico, ou finge que não leu?

Então faça uma hipótese para checar a existência.
Exemplo,

se for verdade que a causa tem vontade, deveríamos perceber isso obervando os sinais [COLOQUE AQUI HIPÓTESES FALSEÁVEL]
Se é imaterial [COLOQUE AQUI SUA HIPÓTESE FALSEÁVEL]
Se é eterna, [COLOQUE AQUI SUA HIPÓTESE FALSEÁVEL]

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #135 Online: 03 de Abril de 2013, 17:32:08 »
Temos evidências que apontam para isso.
quais seriam essas evidencias?
O modelo da teoria do Big Bang, aponta para o inicio do universo. A situação permanece, pois não há como haver um passado anterior eterno. É impressionante como tenho que "desenhar" as coisas aqui, se o modelo estiver correto ele implica que houve um inicio. Ele realmente não trata do inicio, até porque não dá pra fazer isso, pois não temos qualquer dado empírico do inicio do universo.

:biglol: Busque conhecimento.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/big-bang1.htm Se não é o início, prove que não é.
Digo o mesmo "busque conhecimento". Você confunde a implicação da teoria com o modelo em si. Se o universo se expandiu como a teoria mostra de uma singularidade (ponto ínfimo) esse ponto não pode se reduzir ao infinito e nem ter vindo do nada. Mas você finge não entender ou, simplesmente não sabe mesmo.

Como se supor que uma causa, geralmente chamada de deus, existe desde sempre não fosse o maior achismo da história.
Cada afirmação ridícula sua. A "causa" parte de um raciocínio dedutivo como mostrado. Achismo mesmo é você acreditar que está falando algo coerente.

A minha frase se refere à uma das suas, leia e descubra. O resto foi respondido, o Big Bang não é o surgimento do universo, é, no máximo, o surgimento do universo na forma em que o conhecemos. A menos que você prove o contrário.
Outra afirmação sem lógica, sequer pode afirmar a possibilidade de um "forma anterior" do nosso universo base em qualquer evidência que temos. Pois não há evidência alguma para sugerir "antes".

Deduções são o qUe além de hipóteses?
Essa é brincadeira...
...
E você acredita que essa causa primária é o que? Me descreva ela.

De novo?! A conclusão é que a causa tem vontade, e está fora do espaço e do tempo, logo só pode ser imaterial. É isso que posso dizer dela. E chegamos a essas características deduzindo quais as necessidades básicas que uma causa primeira precisa ter. Além disso nada posso dizer. Não leu o tópico, ou finge que não leu?
Então faça uma hipótese para checar a existência.
Exemplo,
se for verdade que a causa tem vontade, deveríamos perceber isso obervando os sinais [COLOQUE AQUI HIPÓTESES FALSEÁVEL]
Se é imaterial [COLOQUE AQUI SUA HIPÓTESE FALSEÁVEL]
Se é eterna, [COLOQUE AQUI SUA HIPÓTESE FALSEÁVEL]
Você confunde as conclusões baseados no raciocínio kalam com hipóteses vindas de observação. Isso não se aplica.
Chegando ao ponto em que a causa não está no tempo e espaço só pode ser imaterial e atemporal, é uma constatação e não uma hipótese. A vontade nesse contexto vem do fato de que para causa necessariamente não teria qualquer "incentivo" externo para causar o universo/tudo, só poderia vir dela mesmo.

O que você pede simplesmente não tem sentido, pois são constatações lógicas. Uma hipótese fora dessas características simplesmente não faz sentido. Se eu supor algo material ao invés de imaterial, seja o que fosse, não estaria correto pois não é possível haver algo material fora do espaço. Se eu supor algo dentro do tempo, seja o que for, também não estaria correto pois não é possível algo ser temporal fora do tempo. Não é questão de testar hipóteses, na verdade muitos aqui sugeriram hipóteses(ridículas para dizer o mínimo) e elas não se sustentam. Tão difícil entender isso?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #136 Online: 03 de Abril de 2013, 18:50:07 »
Todo discurso hipotético que vai contra o seu discurso hipotético é "ao menos, imbecil"? É isso mesmo?

Como que a sua dedução não é nada mais que uma hipótese? Hum? :)

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #137 Online: 03 de Abril de 2013, 19:04:27 »
Todo discurso hipotético que vai contra o seu discurso hipotético é "ao menos, imbecil"? É isso mesmo?
Pergunta sem sentido...
Como que a sua dedução não é nada mais que uma hipótese? Hum? :)
Outra pergunta sem sentido. Para que fosse somente uma hipótese as premissas deveriam ser hipotéticas também. Basta saber como se forma uma uma dedução para saber disso.
Tenta refutar o argumento sem incorrer nos mesmo erros dos outros, ou sem criar teorias bizarras de viajem no tempo, seria mais produtivo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 03 de Abril de 2013, 19:19:11 »
alguém explica o Beaba para o Max?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #139 Online: 03 de Abril de 2013, 19:20:23 »
Refutação cadê você?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #140 Online: 03 de Abril de 2013, 19:23:26 »
Vcs gostam de xadrez, não?
Só pode
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 03 de Abril de 2013, 19:24:14 »
Refutação cadê você?

"Tô" indoooooo...  :P
Foto USGS

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #142 Online: 03 de Abril de 2013, 19:26:19 »
Refutação cadê você?
Estava fazendo o que, que ainda não deu as caras? :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 03 de Abril de 2013, 19:28:32 »
Refutação cadê você?
Estava fazendo o que, que ainda não deu as caras? :biglol:

Trabalhando bastante porque o meu cronograma está apertadíssimo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 03 de Abril de 2013, 20:22:47 »
Texto interessante sobre o assunto do argumento cosmológico:

Cosmological Kalamity

Dan Barker
[...]

Houve algo depois disso (na discussão aqui) que não fosse redundante/reincidisse nos mesmos problemas mencionados no texto?

Quanto a proposições como "o universo começou com o big bang", pode-se deixar de lado alguma confusão usando "se" antes delas, "se o universo começou com o BB, então". Daí há espaço implícito para essas hipóteses alternativas, mas ainda assim se pode se focar apenas na lógica dentro dessa assunção, que não é necessariamente correta.

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #145 Online: 03 de Abril de 2013, 20:58:49 »
Texto interessante sobre o assunto do argumento cosmológico:
Cosmological Kalamity
Dan Barker
[...]
Houve algo depois disso (na discussão aqui) que não fosse redundante/reincidisse nos mesmos problemas mencionados no texto?
Quanto a proposições como "o universo começou com o big bang", pode-se deixar de lado alguma confusão usando "se" antes delas, "se o universo começou com o BB, então". Daí há espaço implícito para essas hipóteses alternativas, mas ainda assim se pode se focar apenas na lógica dentro dessa assunção, que não é necessariamente correta.

O texto é realmente bom. Mas os pontos dele já foram refutados. E umas das afirmações que ele faz é que o Agnóstico fez quando tentou atacar a 1º premissa.
Como a conversa já se repetiu "n" vezes aqui, sugiro esse blog para uma leitura das críticas as refutações:
http://filosofiaeapologtica.blogspot.com.br/2010/11/serie-refutando-objecoes-contra-o_04.html

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 03 de Abril de 2013, 21:11:03 »
Temos evidências que apontam para isso. Mas mesmo que você diga que não é o inicio(mesmo sem evidência para afirmar isso) a questão permanece.

Claro que existe evidência que o big bang não é o início do universo: a própria teoria. Na verdade nem sabemos se existia uma singularidade ou não. Vai depender se o universo é contínuo ou discreto.

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #147 Online: 03 de Abril de 2013, 21:18:05 »
Claro que existe evidência que o big bang não é o início do universo: a própria teoria. Na verdade nem sabemos se existia uma singularidade ou não. Vai depender se o universo é contínuo ou discreto.
Então vejamos: Você sabe que a teoria do Big Bang pressupõe um universo que se expande, e daí ela faz o processo inverso, e chega a situação do universo estar "contido" em uma singularidade. O que acontece é que teoricamente ele não pode "parar" esse processo inverso. A questão está ai. Pois nem é possível afirmar que em algum momento ele simplesmente estacionou ou que possa ter "sumido" para surgir do nada. Ele precisa ter vindo de algo. Aí que entra o argumento Kalam. E até agora a solidez da teoria do Big Bang só ajuda o argumento. 

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 03 de Abril de 2013, 22:08:04 »
Hora de responder o Derfel. Engraçado que parece mesmo que leva essa estória a sério.
A física envolvida considero sim de uma maneira série. Se é possível implementar ou não é outra história. Como já disse acho elegante a hipótese do universo oscilante. Também acho interessante o átomo de espaço-tempo do loop quântico e o multiverso da teoria M (que se você conhecesse melhor poderia até mesmo dar suporte ao seu próprio conceito)
Uma viagem "para o futuro"não é apenas teoricamente possível, é algo que acontece no dia a dia, ainda que seja mais mensurável em grandes velocidades e diferenças de gravidade. Trata-se de um fenômeno de dilatação do espaço-tempo previsto pela Relatividade (fenômeno que é considerado no sistema de satélites gps).
Viajem para o futuro é possível mesmo, isso já tinha dito...Mas nada tem haver com sua proposta.
Não. Você disse que era teoricamente possível (como também os são os métodos de viagem ao passado) e eu disse que é algo corriqueiro que acontece diariamente. Claro, isso fora um preâmbulo para o restante do post.
[quote author=Derfel link=topic=27469.100.html#msg740611 date=1364948
Viagem ao passado é teoricamente possível dentro da relatividade e da teoria quântica, ainda que seja impraticável (ao menos hoje). Uma partícula hipotética é o taquion, que possui v>c, que faz com que tenha um tempo imaginário próprio e permitiria a transmissão de informação para o passado. O taquion pode não ser uma partícula propriamente, mas um campo taquiônico e é assim que se apresenta na teoria das cordas.
Você fala de uma teoria que estipula um tipo de partícula especifica em um "situação" onde ela teria velocidade superior a da própria luz. Mesmo que eu considerasse ela como existente, hoje o que isso iria favorecer sua teoria afinal?[/quote]
Existindo a partícula ela pode ser utilizada para o enviou de informação na forma de onda e mesmo energia que poderia causar pertubações no campo quântico que gerariam pares de partículas.
Está só piorando sua situação utilizando hipóteses que partem de premissas totalmente hipotéticas.
Entendo. Algo como uma mente imaterial e atemporal fora do universo que conscientemente iniciaria o universo, não?
Uma outra forma de haver viagens no tempo para o passado seria se o universo for rotacional, isso é previsto através de soluções das equações de campo de einstein apresentadas por Kurt Gödel, conhecidas como métrica de Gödel. Existe uma estrutura prevista pela física que também possibilitaria uma viagem para o passado, o buraco de minhoca. Se uma entrada do buraco de minhoca puder ser colada em uma nave hipotética que viage em uma velocidade próxima a da luz, essa entrada estaria em um tempo futuro, mas a outra entrada mantém-se em um tempo passado. Entrar pelo buraco seria passar de um tempo a outro. Uma outra forma de viagem para o passado seria com o uso de um cilindro extremamente denso que gire a altíssimas velocidades e bastante longo, uma nave viajando em espiral ao longo do cilindro permitiria uma viagem ao passado. Uma forma alternativa prevista pela mecânica quântica seria por um próton submetido a um alto campo magnético. Esse próton teria um formato cilíndrico e um alto spin, um raio gama poderia então ser enviado em espiral pelo passado.
Novamente nenhuma dessa hipóteses favorece sua teoria. E caso não saiba não há indicação alguma que se caso fosse possível encontrar um "buraco de minhoca"(1º tem que supor que existe) a matéria que nele "entrasse" iria manter mesma configuração ao final da "viajem".
São estruturas previstas dentro dos modelos teóricos que hoje explicam melhor o universo. Ainda assim, você imagina uma viagem no tempo como uma máquina onde Doc Brown entraria e de alguma forma usaria outra máquina para deflagrar o processo de formação do universo. Mas basta o envio de um próton ou, talvez, um quark.
O universo apresenta um problema. Quando existe uma flutuação do campo quântico é produzido um par matéria-antimatéria, que se anulam, porém o universo possui uma quantidade de matéria muito maior que de antimatéria. Por que? Significa que no início do universo algo houve que fez com que o equilíbrio pendesse para a matéria.
O que você tira daqui que favorece sua estória?
Que em dado instante o equilíbrio de matéria/antimatéria foi quebrado. Quem sabe matéria enviada pelo futuro possa ter pendido a balança?
Porque essa volta já teria ocorrido, ora essa. É uma alça de Moebius. Mas veja, não significa a viagem de "crononautas", mas simplesmente o envio de uma ou mais partículas.
Começa aqui os erros básicos de lógica.
Você só tem que responder como ocorreu. Ou seja como algo veio a existir se para existir você colocou na sua situação que foi esse mesmo algo que começou o evento. Ou seja, como algo pode existir antes de sua própria existência, a pergunta permanecesse.
Mas eu disse, várias vezes. Procure por alça de moebius.
É, viagem no tempo pode dar um nó na cabeça de alguns. Mas não é existir antes de existir. É existir em seu momento, porém a causa de sua existência seja um próprio ato, cerrando em uma alça temporal.
Tenta fugir da questão mas só a repete. Você ainda fala em "cerrando" sendo que não tem como você ter feito um percurso no tempo como tenta explicar para fazer você mesmo existir. Você tenta empurrar isso partindo da ideia de que simplesmente é assim. Só que isso é petição de principio sem base alguma na nossa realidade.
Talvez se ler com atenção as respostas acima fique mais claro. De qualquer forma viagens no tempo geram vários paradoxos (como o do avô).
Entendo o seu ponto. Sem uma base mínima de física e estudo de lógica fica mesmo confuso.
Sem base mínima de bom senso é esse tipo de estória que acaba surgindo e tentando dar base cientifica a ela é que é possível perceber a irracionalidade.
Senso comum, você quer dizer. E o que seria bom senso? No século xix não era bom senso sugerir uma máquina voadora mais pesada que o ar.
M4dM4x, um problema que você tem para compreender alguns conceitos do Geo é que você está preso ainda a uma visão newtoniana do tempo.
Não precisei utilizar a física newtoniana, e nem vi o Geo usar a relativística para apresentar o que apresentou.
Leia, M4dM4x, eu não disse física newtoniana, mas tempo newtoniano (ainda que um esteja contido em outro). E sim, o geo está usando conceitos relativísticos, como o tempo, para suas explicações.
Precisa entender que o tempo e o espaço estão intimamente interligados e o big bang é a expansão desse espaço-tempo. Na singularidade é certo que o tempo não corre, mas está ali.
Não posso aceitar esse tipo de distorção passar. Você não pode afirmar que a singularidade é diferente do universo, singularidade é um termo utilizado para descrever um estado do universo. Caramba. Muito menos ficar de afirmações sem base cientifica pressupondo verdades cientificas.
Ou, talvez, seu problema seja mesmo de interpretação de texto...
Não é também que não existam leis físicas atuando, o que não funciona mais é a física relativísti

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 03 de Abril de 2013, 22:27:06 »
Então vejamos: Você sabe que a teoria do Big Bang pressupõe um universo que se expande,
Não. A teoria não pressupõe que o universo expande. Ela parte das observações de Hubble que o universo ESTÁ em expansão
e daí ela faz o processo inverso, e chega a situação do universo estar "contido" em uma singularidade.
não. Essa é uma conclusão retirada da observação que o universo está em expansão. O big bang visa explicar os momentos iniciais da expansão e como isso se processou desde então.
O que acontece é que teoricamente ele não pode "parar" esse processo inverso
SE o universo for contínuo, não se for discreto
. A questão está ai. Pois nem é possível afirmar que em algum momento ele simplesmente estacionou ou que possa ter "sumido" para surgir do nada.
sendo discreto seria uma distância de planck
Ele precisa ter vindo de algo. Aí que entra o argumento Kalam.
ainda que seja contínuo, não entendo o que uma coisa tem a ver.com a outra. Singularidades existem em vários pontos do universo: chamam-se buracos-negros
E até agora a solidez da teoria do Big Bang só ajuda o argumento. 
se você pelo menos entendesse a teoria...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!