Niguém tem tempo hábil para isso. Uma coisa é não se importar com a situação deles, outra é não se importar com os casos deles. A justiça que teve se certificar que todos os que deveriam estar presos estão presos e se não existem pessoas que estão presas mesmo devendo estar soltas.
O problema não é se importar, na realidade, o problema é a opinião.
Deveria mas não faz. E agora?
Acho que todo o sistema judiciário se baseia em utopias, imaginam uma sociedade ideal e aí a realidade é diferente mas continuam insistindo na utopia de menores inocentes e marginais vítimas.
Vamos trabalhar com a realidade. Shall we?
A população nacional é majoritariamente reaciária e conservadora, para ela a prisão e a morte são instrumentos eficázes para a solução da criminalidade, mesmo nas situações atuais.
Já que você está usando argumento de professor de direito esquerdista, deixa eu usar um argumento de professor de história esquerdista. A população só quer pena de morte porque sente/acha/vê que os bandidos saem impunes.
Acabe com a impunidade e teremos menos reacionários e conservadores malignos.
O blablabla só o é no seu julgamento. Não é possível haver punição adequada nas prisões no estado atual nem é possível aplicar as "leis dignas" se não houver como manter os condenados presos de modo adequado.
Uma prisão nos moldes do Champinha? Com direito a TV lcd e tudo mais?
Parece que todos os políticos, juízes, promotores, e funcionários do judiciário vivem numa realidade paralela. Em vez de pegarmos sucessos como a Colômbia, deveríamos importar o modelo americano aka EUA.
Parece que acham que ainda estamos no século XVII vivendo no filme
Os Miseráveis, onde uma pessoa fica 19 anos presa por roubar um pão pra irmã doente. Existem estupradores, homicidas, pessoas frias e cruéis lá dentro e há muitos que não dá pra justificar os crimes nem com uma infância pobre e sofrida.
Aí está a diferença básica entre os nossos conceitos. Para mim a doença é a falta de condições dignas de vida para a população de baixa renda.
Não vivemos dentro do filme os miseráveis, e nem estamos naquele século. Eu sei que existe gente tão sem noção que não vê a situação dos mendigos, por exemplo, e acha que são apenas vagabundos que não querem trabalhar (essa semana passou a reportagem mais desumana que eu já vi na vida, tratando eles como um lixo que querem jogar fora). Ou os miseráveis do sertão com uma penca de filhos.
Eu to falando de presos como o Mizael, o Bola, Macarrão, goleiro bruno, Champinha, vai justificar os crimes deles como se fosse resultado da pobreza? Eles mataram e torturaram pessoas porque eram pobres?
Ninguém quer
jogar no lixo, tacar fogo, passar no picotador de papel alterar o codigo penal porque quer punir o Jean Valjean por roubar um pão, e sim quer um código penal que seja eficiente com bandidos estupradores e homicidas cruéis.
Vamos trabalhar nas 3 frentes: Justiça eficiente com direito a delegado não criminoso, educação e saúde. Escolher entre os 3 é como escolher entre ir no banheiro, comer ou dormir, como se desse pra escolher uma dessas 3 coisas num único dia, e deixar outras duas de lado.