Agora, o quanto seria o impacto em sua conta bancária... bem, não sei. Vai depender muito do que é que tem lá, como vc mesmo administra sua grana e tudo. Se você especula na bolsa, comprar ações da Petrobrás antes da privatização talvez seja um bom negócio (mas vai saber...). De toda forma, você sabe que esse tipo de pergunta é meio fake e só meio trollismo mesmo pra encher o saco.
Não tem nada de fake. É bastante real, concreta, pragmática e objetiva.
Pessoas são movidas principalmente a incentivos reais, por vantagens reais, por ganhos reais. E foi justamente pensando nisso que não vi sentido real nesta ideia de privatizar a Petrobras.
Qual o ganho real que eu posso apresentar para alguém (comum) que pergunte:
Qual a vantagem real (e significativa) que eu vou ter se a Petrobras for privatizada ?
Pelo visto a resposta para essa pergunta será:
NENHUMA, você terá NENHUMA vantagem real, concreta , objetiva.
Você não terá qualquer vantagem. Você NÃO vai ganhar nada de significativo com isso.
Baratear o combustível. Imagine o efeito na inflação quando isso ocorrer.
A Petrobras há poucos anos teve mais de 60 BILHÕES de reais de prejuízo ao vender combustíveis por preço ABAIXO do preço INTERNACIONAL.
Dezenas de milhões de consumidores brasileiros tiveram VANTAGEM REAL CONCRETA OBJETIVA durante este período em que a Petrobras vendeu com preços abaixo do preço internacional.
E atualmente a política da Petrobras é a de vender de acordo com o preço internacional. O preço da gasolina no Brasil é mais caro do que em alguns países por causa dos tributos, e não por causa do preço praticado pela Petrobras ( e é bom lembrar que mesmo no caso do preço ficar mais alto por causa dos tributos, ainda assim temos vários países com preços mais altos, dentre eles países da civilizada Europa).
E o tributo mais pesado que incide sobre os combustíveis (gasolina, diesel, alcool, gasolina de aviação e QAV) é o ICMS. Portanto os maiores culpados pelo preço mais elevados dos combustíveis são os governos ESTADUAIS.
Você confunde VANTAGEM REAL OBJETIVA com ganho tacanho de curto prazo. Pura falta de visão sobre aplicação e direcionamento (obrigatório) de recursos.
O ICMS é um dos fatores importantes para a formação do preço final do combustível na bomba de gasolina, mas deve ser algo próximo dos 25% (o que poderia ser mais maleável caso a empresa inteira não fosse um instrumento estatal) não sendo nem "A MAIOR PARTE".
Vender por preços abaixo da média internacional não implica obrigatoriamente em prejuízo, quando implica é apenas mais um dos sinais de deficiência de gestão e estratégia normalmente presentes onde o Estado quer gerenciar alguma coisa.
Vender por preços abaixo da média internacional, quando se utiliza a empresa para estratégia eleitoreira e forma de manipular os índices de inflação do país, aí sim, você LESA OBJETIVAMENTE o povo brasileiro não imediatamente mas depois a conta chega.
Poucas vezes eu vi um discurso tão imediatista e sem visão
A comparação de preço com outros países deve também levar em conta a nossa dependência da malha rodoviária e utilização desses tipos de combustíveis.
"Me mostra quanto é que no final do ano eu vou ter de diferença na minha conta bancária por causa da privatização da BR"