Autor Tópico: PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?  (Lida 23455 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:PRIVATIZAÇÕES...boas ou más ?
« Resposta #250 Online: 21 de Abril de 2013, 22:32:30 »
Tiago uma das boas linhas de receita da americanas é multas recebidas dos correios. Se você pensar que só ocorre era absolutamente razoável que acontecesse a partir de uma gestão não profissional as coisas ficam mais simples. Seria surpresa o inverso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #251 Online: 21 de Abril de 2013, 22:33:53 »
Mas não pode ser problema com a Receita?
Ou com a infraestrutura geral do porto?

O problema é o mesmo daqui pra lá, 10 dias pra chegar no porto, 5 pra sair do porto e 7 pra sair do país e chegar na minha casa no Japão.
De avião não é muito diferente, dois dias pra chegar no em Guarulhos e 10 pra chegar em casa, se chegar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 21 de Abril de 2013, 22:42:44 »
Tiago uma das boas linhas de receita da americanas é multas recebidas dos correios. Se você pensar que só ocorre era absolutamente razoável que acontecesse a partir de uma gestão não profissional as coisas ficam mais simples. Seria surpresa o inverso.
Hein?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 21 de Abril de 2013, 23:11:28 »
Correios entrega com atraso as compras feitas no site. Pagam multas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 22 de Abril de 2013, 17:33:38 »
Não existem outras empresas que também atuam no mercado de entregas?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 22 de Abril de 2013, 19:32:30 »
Um monte. Cartas acho que só o correios.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #256 Online: 22 de Abril de 2013, 19:47:19 »
Acho que só os correios podem fazer entregas de cartas e pacotes de até certos tamanhos, algo do tipo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 22 de Abril de 2013, 19:48:57 »
Acho que não...

http://novo.directlog.com.br/produtos.asp

Essa é uma das que eu conheço.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #258 Online: 22 de Abril de 2013, 20:00:26 »
Nunca recebi nada da Americanas e Submarino pelos Correios, nem Saraiva ou Sicilianiano. Geralmente encomendas pelo Mercado Livre vem pelos correios, e sempre veio rápido, seja por Pac ou Sedex. MInhas encomendas feitas pelo Ebay, costumam demorar mais na alfândega no Rio, depois de liberado geralmente de 4 a 7 dias pra chegar aqui no Interior de SP, dependendo da modalidade do frete.

Encomendas via PAC que mando toda semana para o Nordeste ou RS, demoram de 4 a 6 dias pra chegar, difícil falhar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 22 de Abril de 2013, 20:14:08 »
Não acho o serviço ruim. É ruim pelo preço pago pelo contribuinte para que aquilo funcionar, bem como o fato inquestionável de ser um cabide de empregos para gestores incompetentes com indicação política.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #260 Online: 22 de Abril de 2013, 20:29:43 »
Acho que não...

http://novo.directlog.com.br/produtos.asp

Essa é uma das que eu conheço.
Mas isso é só para o comércio, nenhuma empresa pode pagar eles para deixar, digamos, um dvd na sua casa.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 22 de Abril de 2013, 20:41:01 »
Não acho o serviço ruim. É ruim pelo preço pago pelo contribuinte para que aquilo funcionar, bem como o fato inquestionável de ser um cabide de empregos para gestores incompetentes com indicação política.

Meu caro, você está se tornando fanático radical! :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 22 de Abril de 2013, 20:42:58 »
ué.. estou dizendo algo errado?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 22 de Abril de 2013, 20:44:41 »
Irrelevante para o caso. O que importa é sua convicção e a maneira apaixonada com que você a defende! ;P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 22 de Abril de 2013, 20:49:05 »
Não entendi sua colocação. Defendi um ponto de vista que pelo que entendi você concorda. O fato de eu ser enfático não tem nada a ver com o mérito.

Larga do pé, chulé  |(

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 22 de Abril de 2013, 21:03:25 »
Eu largo! :)

Concordo contigo em termos. É uma crença que eu tenho que o serviço público tende a ser mais ineficiente.

Mas isto,
Declarado assim de forma genérica, a meu ver carece de fatos.

Não que a afirmação não possa ser verdade. A meu ver ela se sustenta, antes, em crenças. Um dos links que você postou aqui pra comprovar isto foi o do STF, não? O link, por si, entendo que significa:
1. Que lindo! Mais uma arbitrariedade do STF que muito provavelmente não sopesou as consequências e mesmo a necessidade de sua decisão. Só com a notícia, a coisa me pareceu uma puta arbitrariedade. Falta responder por que da decisão.
2. O Correios agora depende do dinheiro do contribuinte pelo fato de não recolher impostos. O que é uma injustiça e contribui pra menor arrecadação. Mas isso não significa que a sua receita não sustente os seus serviços.

Mas não que a empresa, em si, é mau administrada e um cabide de empregos. Pode ser que seja, sim. Não por aquela notícia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 22 de Abril de 2013, 21:24:38 »
Aquela notícia foi para provar que não paga imposto, que havia sido contestado antes. Não falei sobre arbitrariedade nenhuma, nem questionei a decisão. Apenas disse:
Não paga imposto
E tem monopólio de produtos

Entendeu?

2. Não paga impostos, não dá nada para a sociedade que uma empresa privada pudesse dar Tiago. Não tem crença aqui.
E esperaria que fosse bem evidente que é mal gerida. `Pelos escanda-los, pelo modo como são indicados os seus dirigentes, etc..

Eu não acho o serviço ruim devido a nunca ter tido problemas (devo ter usado umas dez vezes). Mas têm diversas notícias de produtos que sumiram em lote, tem o caso das multas pagas a toneladas, além de que têm sucateada sua plataforma de gestão.

Não sei o que você precisa mais.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #267 Online: 22 de Abril de 2013, 23:25:33 »
[...]
*Existem setores que são naturalmente monopolísticos, como transmissão residencial e comercial de energia, abastecimento de água e coleta de esgoto. Sim, estas empresas, basicamente, devem, necessitam, não podem não ser, monopólios.

Pelo que eu me lembro tais monopólios, ditos "naturais", começaram a ser assim apenas pela influência do Estado, pois no EUA do final do século XIX, por exemplo, havia intensa competição entre empresas de distribuição de energia.

Não exatamente. Monopólios naturais não são necessariamente artificiais, alguns são realmente naturais ou tendem a ser, como serviço de abastecimento de água, coleta de esgoto, e em algumas situações fornecimento de energia.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #268 Online: 02 de Maio de 2013, 12:55:11 »
Esse fundamentalismo não e fácil, não...

Após votação do Conselho, cartão amarelo por repetição de comportamento já previamente advertido.

É o teu primeiro cartão depois de mais de um ano, e envolvendo praticamente a mesma situação com a mesma pessoa. Algo para refletir.

E já aproveito a situação para avisar formalmente o Agnóstico que devido as circunstâncias de seu retorno ao fórum, qualquer deliberação que o Conselho tiver que tomar sobre algum "deslize" seu terá uma política de tolerância zero. Portanto, aconselho a não entrar em uma discussão se achar que não conseguirá ficar sem dar algum ad hominem, provocada, cutucada, etc.

Agora falando por mim, eu considero os dois ótimos foristas que agregam muito ao fórum, portanto, espero que consigam em futuras discussões, deixarem as provocações e picuinhas de lado e se aterem ao que realmente interessa. Assim, ganhamos todos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 02 de Maio de 2013, 13:15:24 »
Opa!
Deixei isso passar em branco...

2. Não paga impostos, não dá nada para a sociedade que uma empresa privada pudesse dar Tiago. Não tem crença aqui.
E esperaria que fosse bem evidente que é mal gerida. `Pelos escanda-los, pelo modo como são indicados os seus dirigentes, etc..

Tem crença sim. Afirmar só por afirmar é crença, ainda mais se complementadas por evidências que você não expõe. Casos de corrupção hão de haver, mas isso não significa que a empresa seja mal gerida. Pode ser um indício.
Pergunta: qual critério que você utiliza pra dizer que uma empresa é mal administrada?

Eu não acho o serviço ruim devido a nunca ter tido problemas (devo ter usado umas dez vezes). Mas têm diversas notícias de produtos que sumiram em lote, tem o caso das multas pagas a toneladas, além de que têm sucateada sua plataforma de gestão.

Não sei o que você precisa mais.

De informações mais concretas, meu caro. Se eu desconheço algo eu prefiro informações concretas à afirmações vazias. :)

Quanto ao motivo de você postar a notícia, entendi-o bem.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 02 de Maio de 2013, 15:42:23 »
Tiago, não vou passar mais informações sobre o correio que já estão aqui sem que você me diga exatamente o que não concorda. Leia os posts e me diga porque não concorda que o que está lá são evidências.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 02 de Maio de 2013, 18:48:05 »
Tô começando a acreditar num naco de ineficiência...  :hihi:

(...)
No ranking de eficiência das empresas postais das 20 maiores economias do mundo, feito pela consultoria britânica Oxford Strategic, os Correios estão em um mediano nono lugar.

O número de encomendas entregues por carteiro foi de 526 em 2010 — na Deutsche Post, uma das melhores nesse quesito, privatizada em 1995, cada profissional fez 4 500 entregas. O que faz diferença é a competição.

“Em países como Suécia e Nova Zelândia, os governos mantiveram suas empresas postais, mas elas deixaram de ter monopólio. Obrigadas a concorrer, elas agora têm a eficiência como meta”, diz Eduardo Molan Gaban, advogado do escritório Machado Associados e autor de Regulação do Setor Postal, que sai em agosto.

“O comando dessas empresas não é mais guiado por fatores políticos.” Foi em uma investigação sobre fraudes em licitações dos Correios que se descobriu o mensalão. A quebra da exclusividade pode, além do mais, reduzir o espaço para esse tipo de escândalo.

Não discuto que o monópolio e não pagar imposto é uma coisa ridícula. Sim, mas daí afirmar que ela é ineficiente é bola de neve, por isso te perguntei dos critérios. Aqui temos apenas um, que é a entrega de cartas. Ao que parece, fica a dever...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 02 de Maio de 2013, 20:14:10 »
Tiago, está acreditando em um naco? Quem saiba comece a acreditar em gravidade também.

Vamos dizer que possamos separar a avaliação entre "indicadores de eficiência" e "sintomas de ineficiência" e "evidências de ineficiência", esses podem ou não materializar-se em ineficiência.

Os indicadores você acaba de dar um que é fantástico.

Os sintomas que existem e que deveriam gerar ineficiência, são:
- Administração completamente política
- Monopólio (gera ineficiência)
- Ferramentas administrativas arcaicas (vai ter que encontrar alguém que trabalha lá)

Evidencias de Ineficiência
- Toneladas de corrupção
- Multas por atraso, sumiços (já postei links)
- Dificuldade em concorrer em mercados que são abertos a outros competidores

O que parece que você está dizendo é que tem cheiro de fezes, volume de fezes, forma de fezes, mas pode ser uma pizza de atum.

« Última modificação: 02 de Maio de 2013, 20:41:56 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 02 de Maio de 2013, 20:39:42 »
Olha os smile, rapaz. Olhei só isso, então já temos um naco, oras. Depois te perguntei de critério. A intenção é eu entender melhor o que você quer dizer.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #274 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:32:42 »
Ressuscitando...

Não basta privatizar - tem de desregulamentar e liberalizar

A privatização voltou à pauta. Quem diria! E não foi por causa do PSDB, que se envergonha do passado e quer ser mais estatizante do que o PT. Foram os candidatos menores, menos conhecidos, trazendo ideias novas para o debate.

Pastor Everaldo prometeu, em pleno Jornal Nacional, privatizar a Petrobrás. No debate da BAND, Levy Fidelix, embora se defina como "keynesiano", defendeu aprivatização das prisões. E não posso deixar de mencionar o Paulo Batista, candidato a deputado cujo "raio privatizador" tomou a mídia de assalto.

Acho ótimo. Peguei ainda criança a telefonia estatal. Por mais falhas que a atual tenha, a coisa melhorou muito. Outros bons exemplos estão por aí, como empresas de tratamento e distribuição de água cujas inovações apontam o caminho para o setor no Brasil. Deixar nas mãos do estado é matar inovação e eficiência; apostar no preço determinado politicamente é apostar no saldo negativo, no atraso e na fila. O exemplo máximo é a Venezuela, que com reservas abundantes de petróleo sofre de falta de gasolina, queda na produção e já está até pensando em começar a importar o produto.

O que poucos do meu lado gostam de apontar, no entanto, é que a privatização sozinha também tem seus riscos. Ela é uma bandeira incompleta. Não basta privatizar uma empresa; é preciso desregulamentar (ou liberalizar) o setor.

Liberalizar é retirar entraves à concorrência; é permitir que quem tenha uma ideia possa entrar no mercado para prover o serviço da forma que julgar melhor, arcando com as consequências — lucros ou prejuízos — de sua tentativa. Liberalizar é deixar nas mãos das interações voluntárias o papel de avaliar e certificar empresas e serviços, sem proibir que alguém opere fora da certificação. É essa concorrência que fornece o incentivo para que empresas ofereçam serviços melhores e/ou mais baratos, inovando e encontrando soluções.

Se uma empresa é privatizada, mas o monopólio (ou oligopólio) é mantido — que é exatamente o que ocorre quando o setor é controlado por uma agência reguladora, que existe apenas para proteger os interesses dessa empresa privada —, cria-se um incentivo dúbio: por um lado, a empresa agora buscará ser lucrativa, e portanto eficiente na geração de valor. Por outro, a restrição à concorrência permite que ela cobre preços mais altos e ofereça serviços inferiores ao que faria se tivesse que se virar no livre mercado.

Os consumidores continuam reféns de um mesmo provedor. Do preço artificialmente baixo que as estatais gostam de praticar (nem sempre), passa-se a preços artificialmente altos. Que o dono deixou de ser o estado e agora é um grupo privado importa pouco, dado que em ambos os casos a relação fundamental é a mesma: uso do aparato coercitivo para garantir que o negócio opere fora do processo de trocas voluntárias.

Quatro combinações são possíveis. A péssima: empresa estatal, setor restrito. A ótima: empresas privadas, setor livre. E duas intermediárias: empresa privada com setor restrito, e empresa estatal com setor livre. Se for para escolher uma dessas intermediárias, prefiro a última.

Desregulamentação sem privatização raramente é tentada ou proposta. De fato, desregulamentação é das bandeiras mais difíceis de emplacar, uma vez que tira poder de órgãos e engrenagens sem gerar dinheiro ao estado. Mas exemplos involuntários, não planejados, ocorrem a todo o momento.

Os Correios, por exemplo, são monopolistas. Novas tecnologias, contudo, têm tornado sua função — entrega física de cartas — obsoleta. A estatal resiste: falida, ineficiente, um verdadeiro pesadelo para quem tem que usá-la. Conforme a inutilidade cresça, e a sangria de recursos aumente, ela terá que ser sacrificada. (Ou então os Correios podem entrar no jogo da concorrência e sair vitorioso. Lembram do email dos Correios?)

Pensemos agora na saúde. O setor é altamente regulamentado, sem dúvida, mas ainda assim permite alguma liberdade. Mesmo nesse mundo restrito, muita gente prefere sair do sistema estatal — gratuito — para pagar por serviços melhores e mais rápidos no mercado. É o caso da minha empregada; para vários exames, ela prefere fazer pago em laboratórios privados a ter de esperar meses no sistema estatal.

Agora, imagine um mundo com saúde desregulamentada (podemos começar pequeno: dar mais autonomia a enfermeiros, farmacêuticos etc.). Os serviços privados seriam ainda mais acessíveis, sem por isso extinguir a alternativa estatal "gratuita".

Quem quiser terá total acesso a serviços gratuitos com o selo de qualidade do estado brasileiro (boa sorte). Ao mesmo tempo, se puder pagar, pode comprar serviços em um mercado de livre concorrência, com regulamentações privadas, criatividade e inovação. Um sistema assim culminaria provavelmente no fim da saúde estatal por puro desuso. Mas esse fim gradual, ao contrário da privatização, não tira o serviço "gratuito" de quem depende dele.

Talvez melhor do que propor privatizar o serviço estatal — que sempre contará com o trunfo de, de fato, ser necessário à população mais pobre — devamos propor a liberalização dos diversos setores. O gratuito continuará existindo; mas será que ele é páreo para o livre?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!