Pelo que eu entendo, A Ilha liberou, há alguns anos, e isso foi bem noticiado, os habitantes (que possuam passaporte) para viajar para fora do país como bem entenderem.
Mas aí é que pode estar a pegadinha. Não sei como fazem pra emitir esses passaportes.
Parece que alguma restrição especial tava pra ser colocada justamente pros médicos de algumas especialidades que estavam em falta nA Ilha. Vai saber. Não tenho como checar agora, mexer com governo (pouco) transparente é osso mesmo.
Estive procurando por informações relacionadas aos passaportes cubanos e é difícil ter algo transparente sobre o tema, o que é meio sintomático da realidade de Cuba.
O que até então parece ser o que pega é que:
1) O salário médio mensal de Cuba é de $17.
2) Um passaporte custa $55 (ou boa parte do rendimento anual).
3) O passaporte que tem validade de 6 anos, precisa ser revalidado de dois em dois, ao custo de $20.
Só por aí já se vê que um passaporte já fica fora da realidade de muitos, por causa do altíssimo custo, pensando ainda que para sair do país você estar provido de itens além do documento, para se manter minimamente no destino.
além disso:
4) Se o cidadão estiver fora do país por mais de 2 anos e não renovar o passaporte, TODA a propriedade dele em Cuba é confiscada ao estado e ele é proibido de retornar.
5) O passaporte pode não ser renovado/emitido por motivos nebulosos, incluindo "interesse público" e "reserva de capital humano".
Ainda tem o lado possível de dificuldade em tempo de emissão, que já ouvi falar que demora pelo menos uns 2 anos... mas não sei.
Todas as fontes das informações acima são questionáveis. Mas é o que deu pra achar em mais de um local, e no fim das contas parece ser meio coerente.