Se tem uma coisa que eu aprendi com esses últimos acontecimentos é: médicos são péssimos políticos!
Não sei se os médicos daqui do CC irão concordar, mas achei a atuação do CFM e dos CRMs muita fraquinha e amadora. Poderiam ter feito mais e melhor. Um partido como o PT bota eles no bolso fácil fácil sem precisar esgotar o estoque de bravatas demagógicas.
Realmente. A imagem deles se queima mais a cada dia. Especialmente com alguns comentários racistas que estão ganhando eco no Facebook, só reforça a imagem que a população tem de playboyzinhos e patricinhas.
Se os Conselhos fossem mais espertos, proibiriam manifestações não oficiais sob pena de punição para que se pudesse manter a discussão nas mesas. No grito já ficou óbvio que não vão ganhar.
Eu não tenho nenhuma experiência
prática com política. O que direi agora se baseia em opiniões pessoais minhas, baseadas no que já vi em livros (história, política, etc) e na imprensa sobre política. Direi agora o que os CRMs deveriam e o que não deveriam fazer.
1- No imaginário da população, médicos são ricos, bon-vivants e reclamam de barriga cheia. Essa imagem não irá mudar da noite para o dia. A população sente na pele o lixo que é a saúde pública, sabe que são os políticos os responsáveis, mas não vêem os médicos como "sofredores" nesse bolo junto com eles. Logo, os médicos não deveriam fazer protestos ou palavras de ordem apelando para "coitadismos", para que a população tenha pena deles, para os problemas deles, pois a população não irá se importar ou não irá acreditar.
2- Apesar do item 1, médicos ainda têm um grande prestígio, uma aura de respeitabilidade entre o povo, prestígio esse associado à importância da profissão em si (isso está gradualmente acabando). Logo, os médicos deveriam usar isso a seu favor e evitar ao máximo se exporem a situações ridículas em público (como alguns protestos que estão fazendo), ainda mais para um público que não se importa ou está no lado oposto (Ex: uma platéia de prefeitos, como ocorreu em Fortaleza semanas atrás).
3- Os Conselhos deveriam saber lidar melhor com políticos. Deveriam ver que o PT os escolheu como bola da vez para descarregarem suas metralhadoras na luta pela popularidade, como bodes expiatórios para os problemas da saúde pública. Deveriam saber que estão praticamente isolados, que nenhum outro grupo político ou profissional de importância irá defendê-los (os enfermeiros e alguns outros profissionais de saúde no fundo têm uma certa invejinha ou ressentimento deles, secretamente querem que se ferrem mesmo). Logo, não deveriam permanecer ad infinitum apelando apenas para a boa vontade ou mesmo o bom senso dos demais grupos políticos. As pessoas só são valorizadas pelo que podem dar aos demais, com médicos não seria diferente. Deveriam ao contrário dar uma "demonstração de poder" aos políticos (convocando uma greve geral, por exemplo), pois político só entende a linguagem do poder.
4- Ao não praticarem o que falei acima, demonstraram fraqueza e pusilanimidade. Demonstração de fraqueza atrai adversários e oportunistas igual moscas no mel.