Passar nesse teste anularia o contrato sob o qual eles foram contratados?
Daria cidadania aos estrangeiros?
A aprovação no Revalida dá direito ao médico estrangeiro obter o CRM. Por lei (Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009), o CRM tem valor de Identidade Civil. Não tenho certeza (advogados do fórum), mas acho que portar um documento de identidade nacional vai dar ao médico estrangeiro algo equivalente a cidadania, evitando a deportação (que seria o real problema, porque tendo o CRM - independente da cidadania - já dá a ele o direito de exercer a medicina onde bem entender, podendo simplesmente rescindir o contrato e ir trabalhar em qualquer capital).
Não. O procedimento de obtenção de nacionalidade envolve outros aspectos como residência ininterrupta no Brasil por 15 anos.
Bom saber. De qualquer forma, como disse antes, isso só interfere na questão da deportação, não altera o direito de exercer a medicina concedido pelo CRM.
Aliás, seria interessante ver o que aconteceria se ao invés de se posicionar contra, o CFM resolvesse fazer o contrário, obrigar todos os CRM a conceder registro definitivo para todos os estrangeiros do Mais Médicos.
Queria ver se certas pessoas também iam chamar o governo da Dilma de corporativista, elitista, coxinha, racista, xenófoba, entre outras coisas, depois que ele começasse a negar asilo político e a deportar os médicos dissidentes de volta para Cuba...