Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.


Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #726 Online: 27 de Agosto de 2013, 23:00:23 »
Existe uma diferença: hoje a contratação não é ilegal.

Não é o que o Ministério Público diz.
Onde diz? Tem um promotor que disse que há indícios,  mas o procurador geral preferiu não emitir opinião. Mas existe a segurança jurídica com a MP e o decreto.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #727 Online: 27 de Agosto de 2013, 23:43:15 »
para deixar clara minha opinião eu não sou contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil, acho realmente que falta mão de obra para atender principalmente os recantos mais longes do nosso país.
o que sou contra é que isso seja vendido como se fosse algo capaz de resolver o problema não apenas um paliativo e não levar em consideração absoluta falta de transparência e o grau de corrupção e de inépcia que existe hoje em todo o sistema de saúde do brasil
o que faltou para mim um plano com início meio e fim onde os médicos cubanos seriam apresentados como paliativo dentro de um plano de médio e longo prazo considerando várias frentes como combate à corrupção, a inaptidão dos gestores, modelos de eficiência e até de educação.

Além disso, e até por isso,  foi feito tudo de maneira amadora e apressada, abrindo a porta até para acusações de uso de mão de obra escrava. E deveriam sim fazer o revalida e incluir uma cláusula de que não poderiam trocar de região assignada, utilizar o revalida para evitar a troca de região é desculpa deslavada.

enfim mais uma gambiarra da petezada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #728 Online: 27 de Agosto de 2013, 23:57:34 »
Eu não tenho nenhuma experiência prática com política. O que direi agora se baseia em opiniões pessoais minhas, baseadas no que já vi em livros (história, política, etc) e na imprensa sobre política. Direi agora o que os CRMs deveriam e o que não deveriam fazer.

Eu tenho um pouco de prática, por isso concordo com alguns pontos seus e em outros penso diferente (ia dizer discordar, mas não penso tão diferente assim e a minha é só outra opinião afinal de contas!  :?).

1- No imaginário da população, médicos são ricos, bon-vivants e reclamam de barriga cheia. Essa imagem não irá mudar da noite para o dia. A população sente na pele o lixo que é a saúde pública, sabe que são os políticos os responsáveis, mas não vêem os médicos como "sofredores" nesse bolo junto com eles. Logo, os médicos não deveriam fazer protestos ou palavras de ordem apelando para "coitadismos", para que a população tenha pena deles, para os problemas deles, pois a população não irá se importar ou não irá acreditar.

Nós estamos falando de médicos que são servidores públicos ou então que prestam um serviço público através de convênios com o SUS, correto? Sendo assim, eu vejo a população age mais ou menos como nas greves do funcionalismo, e trata a todos como se fosse um bando de parasitas querendo mais para fazer menos.

2- Apesar do item 1, médicos ainda têm um grande prestígio, uma aura de respeitabilidade entre o povo, prestígio esse associado à importância da profissão em si (isso está gradualmente acabando). Logo, os médicos deveriam usar isso a seu favor e evitar ao máximo se exporem a situações ridículas em público (como alguns protestos que estão fazendo), ainda mais para um público que não se importa ou está no lado oposto (Ex: uma platéia de prefeitos, como ocorreu em Fortaleza semanas atrás).

Concordo.

3- Os Conselhos deveriam saber lidar melhor com políticos. Deveriam ver que o PT os escolheu como bola da vez para descarregarem suas metralhadoras na luta pela popularidade, como bodes expiatórios para os problemas da saúde pública. Deveriam saber que estão praticamente isolados, que nenhum outro grupo político ou profissional de importância irá defendê-los (os enfermeiros e alguns outros profissionais de saúde no fundo têm uma certa invejinha ou ressentimento deles, secretamente querem que se ferrem mesmo). Logo, não deveriam permanecer ad infinitum apelando apenas para a boa vontade ou mesmo o bom senso dos demais grupos políticos. As pessoas só são valorizadas pelo que podem dar aos demais, com médicos não seria diferente. Deveriam ao contrário dar uma "demonstração de poder" aos políticos (convocando uma greve geral, por exemplo), pois político só entende a linguagem do poder.

Não querendo fazer tu quoque, mas escolher um bode expiatório é de praxe dos nossos políticos, os militares tinham os comunistas, o FHC os servidores públicos, nada daria certo no Brasil se ele não fizesse as reformas e tal, nesse ponto o PT não pensa diferente, é fácil lidar com as emoções do povão.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 00:46:48 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #729 Online: 28 de Agosto de 2013, 01:48:03 »
para deixar clara minha opinião eu não sou contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil, acho realmente que falta mão de obra para atender principalmente os recantos mais longes do nosso país.

Com bom marketing, paliativos viram brilhantismo.

Acho que praticamente todo mundo não é contra a vinda de médicos cubanos/de fora, os problemas são a qualificação duvidosa, os aspectos de corrupção, e o marketing.

Só espero que os médicos, mesmo que com qualificação incerta/aquém do ideal, não acarretem numa piora da situação de quem forem atender. Mas por mais "cúmulo de ver o copo um oitavo cheio" que seja, é capaz que +N000 médicos meia-boca sejam melhores do que +0 médicos ideais.

Offline Javier P

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #730 Online: 28 de Agosto de 2013, 14:45:01 »

Tenho um adendo fundamental sobre exigência demagógica pelo revalida em um programa emergencial com tempo de duração determinado, vou ser didático. É óbvio que a exigência de revalida em um programa como o “Mais Médicos” seria o principal motivo para o seu fracasso. Todo profissional que faz o revalida no Brasil pode trabalhar em qualquer lugar, com qualquer carga horária, se quiser somente na sua especialidade, e ainda cobrar a quantia que achar adequada pelos seus serviços, além de disputar livremente mercado com os profissionais formados no Brasil. Isso é tudo o que não prevê o programa, com a licença especial de 3 anos e com avaliação permanente das universidades, se garante o objetivo de segurar os profissionais somente na atenção básica de saúde, por 40 horas semanais, com a bolsa de 10 mil reais e, o principal, trabalhando estritamente nos municípios e regiões que forem alocados, que são as que mais necessitam de médicos. Sem comentar a burocracia e a morosidade que envolve o Revalida.



Acho que isso enterra o "Não queremos dinheiro, queremos apenas ajudar os pobres"

Você poderia explicar o por que?

Offline Javier P

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #731 Online: 28 de Agosto de 2013, 14:55:41 »
Se tem uma coisa que eu aprendi com esses últimos acontecimentos é: médicos são péssimos políticos!

Não sei se os médicos daqui do CC irão concordar, mas achei a atuação do CFM e dos CRMs muita fraquinha e amadora. Poderiam ter feito mais e melhor.

Bom, isso de fraquinha e amadora não define exatamente a sua atuação. Entre outras pérolas já falaram que contrato com médicos cubanos é como 'trabalho escravo' e o presidente do CFM, Roberto D'Ávila, diz que a medida "poderá causar um genocídio".

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1330102-contrato-com-medicos-cubanos-e-como-trabalho-escravo-diz-federacao.shtml

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #732 Online: 28 de Agosto de 2013, 14:57:23 »

Tenho um adendo fundamental sobre exigência demagógica pelo revalida em um programa emergencial com tempo de duração determinado, vou ser didático. É óbvio que a exigência de revalida em um programa como o “Mais Médicos” seria o principal motivo para o seu fracasso. Todo profissional que faz o revalida no Brasil pode trabalhar em qualquer lugar, com qualquer carga horária, se quiser somente na sua especialidade, e ainda cobrar a quantia que achar adequada pelos seus serviços, além de disputar livremente mercado com os profissionais formados no Brasil. Isso é tudo o que não prevê o programa, com a licença especial de 3 anos e com avaliação permanente das universidades, se garante o objetivo de segurar os profissionais somente na atenção básica de saúde, por 40 horas semanais, com a bolsa de 10 mil reais e, o principal, trabalhando estritamente nos municípios e regiões que forem alocados, que são as que mais necessitam de médicos. Sem comentar a burocracia e a morosidade que envolve o Revalida.



Acho que isso enterra o "Não queremos dinheiro, queremos apenas ajudar os pobres"

Você poderia explicar o por que?

Se a questão não é dinheiro porque não deixar eles fazerem o revalida? Se a intenção é ajudar, com revalida ou não eles vão continuar nas regiões determinadas pelo governo certo? Pra que colocar bola de ferro no pé do trabalhador se ele trabalha por amor?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #733 Online: 28 de Agosto de 2013, 16:10:26 »
Citar
a medida "poderá causar um genocídio".

Muito Exagero.

Citar
falaram que contrato com médicos cubanos é como 'trabalho escravo'

Só um pouco de exagero.
"Deus prefere os ateus"

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #734 Online: 28 de Agosto de 2013, 17:11:02 »
Citar
Sobre a forma de pagamento, aqui temos um tema bom, nota-se o quão é difícil conceber algo que não se rege pela lógica liberal, como dói compreender que pode existir outro modo de remunerar o trabalho. Cuba tem um regime político diferente do Brasil, goste você ou não,

O Brasil não pode mudar o regime cubano nem suas regras. Mas isso não significa que é obrigado a concordar com elas. Simplesmente não faça negócios com Cuba enquanto durarem essas regras.

Citar
as regras de convênios como esse são claras e legitimadas por dezenas de países.

Tu quoque.

Citar
Os médicos cubanos são funcionários do Estado em Cuba, tem seus trabalhos garantidos, uma carreira.

Claro, empregados de uma ditadura que manda para o Paredón os que não concordam (e que, aliás, é a única alternativa de trabalho para eles) e recebendo a vultosa soma de 25 dólares por mês. Quem não quer ter uma carreira dessas?

Citar
Em missões como essa no exterior eles recebem um adendo em seu salário (4 mil reais provavelmente a depender do custo de vida das cidades para onde serão destinados) e outra parte fica para o Estado que garantiu sua formação gratuita desde sua infância.

A formação de um indivíduo custa um valor limitado X, mas ele paga por ela até o fim de sua vida. Claro, para nós, malvados capitalistas gananciosos é realmente difícil entender essas filigranas econômicas que não se regem pela lógica liberal...

Citar
Gonzales, um dos médicos cubanos recém-chegados, quando perguntado sobre o quanto vai receber afirmou: “não sabemos ainda, mas será o necessário, pois tenho emprego garantido no meu país e parte dos recursos irá para ajudar o meu povo”.
Concordamos ou não com essa lógica, essa dinâmica, isso é ter contato com outro modo de ver a vida, de olhar para as relações sociais e humanas, assim como temos direito de termos nossas interações trabalhistas pautadas em uma lógica mais mercantil e individual, os profissionais de outros países tem o direito de pensar e agir diferente de nós.

Sim, os cubanos tem todo o direito de pensar e agir diferente de nós. Seria bom se eles pudessem exercer esse direito de pensar e agir como quisessem e não fossem obrigados a pensar e agir como manda o Fidel.

Citar
Tenho um adendo fundamental sobre exigência demagógica pelo revalida em um programa emergencial com tempo de duração determinado, vou ser didático. É óbvio que a exigência de revalida em um programa como o “Mais Médicos” seria o principal motivo para o seu fracasso. Todo profissional que faz o revalida no Brasil pode trabalhar em qualquer lugar, com qualquer carga horária, se quiser somente na sua especialidade, e ainda cobrar a quantia que achar adequada pelos seus serviços, além de disputar livremente mercado com os profissionais formados no Brasil. Isso é tudo o que não prevê o programa, com a licença especial de 3 anos e com avaliação permanente das universidades, se garante o objetivo de segurar os profissionais somente na atenção básica de saúde, por 40 horas semanais, com a bolsa de 10 mil reais e, o principal, trabalhando estritamente nos municípios e regiões que forem alocados, que são as que mais necessitam de médicos. Sem comentar a burocracia e a morosidade que envolve o Revalida.

Tradução: Se for permitido revalidar o diploma, os cubanos vão abandonar o programa para irem clinicar nas capitais, com melhores condições de trabalho, cobrando quanto queiram e sem precisar mandar dinheiro para o regime castrista. Isso afundaria o Mais Médicos.

But, wait! O que aconteceu com aquele outro modo de ver a vida, de olhar as relações sociais e humanas, do trabalho garantido, da carreira, do profissional que pensa e age diferente de nós, sem se pautar em uma lógica mais mercantil e individual que ele acabou de exaltar mais acima?

Quer dizer que, se ele pudesse escolher, também agiria igualzinho aos brasileiros mercantilistas individualistas liberais que ele tanto critica nesse texto?

I rest my case...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #735 Online: 28 de Agosto de 2013, 17:17:32 »
Um comentarista político na TV (não lembro qual) disse que é provável que boa parte desse dinheiro que o governo vai enfiar no c* do regime cubano volte ano que vem para as campanhas do PT.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #736 Online: 28 de Agosto de 2013, 17:27:34 »
Uma mão lava a outra...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #737 Online: 28 de Agosto de 2013, 17:45:09 »
Um comentarista político na TV (não lembro qual) disse que é provável que boa parte desse dinheiro que o governo vai enfiar no c* do regime cubano volte ano que vem para as campanhas do PT.



Aff.. :sono:

Você acha que com tantas empreiteiras o PT ( e qualquer outro partido) precisa da ajuda de um país com tantas dificuldades financeiras? Convenhamos, tem argumento que beira a infantilidade.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 17:47:24 por _Juca_ »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #738 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:46:21 »
Um comentarista político na TV (não lembro qual) disse que é provável que boa parte desse dinheiro que o governo vai enfiar no c* do regime cubano volte ano que vem para as campanhas do PT.

Acho que o comentarista deveria considerar a possibilidade do Brasil dar dinheiro à Cuba por camaradagem, sem expectativas de retorno. Talvez isso seja algo inconcebível a uma mente capitalista.


Será que o brasil está pagando algo para Cuba fora o salário dos médicos?

Citar
03.Fev.12 - 21:00 |  Atualizado em 07.Mai.13 - 14:09
[...] A generosidade de Dilma com a ilha de Raúl e Fidel Castro prosseguiu com a pauta eminentemente econômica da viagem. Por intermédio do BNDES, o Brasil levou a Cuba uma linha de crédito de US$ 683 milhões para a ampliação do Porto de Mariel, a 50 km da capital cubana, que conta com aporte total de R$ 1,18 bilhão. Ou seja, o Brasil bancará 70% do empreendimento.

Tocada pela construtora brasileira Odebrecht, a obra é considerada estratégica pelas autoridades cubanas, que veem em Mariel uma base para aumentar o intercâmbio comercial de Cuba. O total de financiamentos brasileiros alcança agora US$ 1,3 bilhão, que inclui US$ 683 milhões, via BNDES para o porto, US$ 350 milhões em linha de crédito para importação de alimentos e US$ 200 milhões para importação de máquinas agrícolas.  [...]



http://www.istoe.com.br/reportagens/189322_GENEROSIDADES+COM+A+ILHA



Offline Javier P

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 174
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #739 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:46:57 »

Se a questão não é dinheiro porque não deixar eles fazerem o revalida? Se a intenção é ajudar, com revalida ou não eles vão continuar nas regiões determinadas pelo governo certo? Pra que colocar bola de ferro no pé do trabalhador se ele trabalha por amor?

Putz, o apagão apagou duas vezes a minha resposta. Vamos ver se na terceira vai.

Antes de nada é bom lembrar o obvio. Este programa afeta médicos de varias nacionalidades e não somente cubanos. Varias são as causas para os cubanos serem maioria, entre elas sua experiência, sua vontade e solidariedade. Bom, isso e o fato de muitos poucos médicos estarem a fim de assumir esta responsabilidade.

O programa tem um caráter emergencial e umas caraterísticas técnicas, temporais, geográficas e de supervisão muito concretas. E as caraterísticas do Revalida são totalmente diferentes. Não da para misturar as duas coisas. Tem se falado suficientemente neste tópico sobre isto e não acho necessário repetir o já escrito por outros foristas.

Entendo o interesse em utilizar esta falácia desde diversos setores políticos e médicos, mas é simplesmente isso, uma falácia. Mais uma dentro deste debate tão manipulado. E estamos vendo o resultado nos comentários nas redes sociais e no "recebimento" dos médicos cubanos. Vergonha não é uma palavra suficiente para definir o que está acontecendo.

Tenho passado um tempinho em Cuba e conheço um monte de pessoas, tanto de lá quanto do resto da América Latina toda, que demostram no seu dia a dia esse "amor" que você comenta (não é a palavra que eu usaria, mas tudo bem). A solidariedade existe sim e a possibilidade das pessoas atuarem por motivos não principalmente mercantilistas também. Às vezes fica difícil entender isso. E não ajuda o fato da grande mídia evitar notícias sobre os projetos de solidariedade realizados pelos médicos cubanos no mundo todo.

Barata, eles sabem fazer as coisas bem. E têm demostrado sua capacidade e vontade em inúmeras ocasiões. E isso é um fato.


Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #741 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:56:39 »
Quanto ao revalida, você apenas disse que "são coisas diferentes", e o resto foi só combinação de puxa-saquismo e apelos emocionais.

Eu não entendo essa resistência toda ao Revalida. É só um teste para aferir a capacidade mínima do médico, se os médicos cubanos são tão bons, vão tirar de letra.
"Deus prefere os ateus"

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #742 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:57:03 »
Esse JavierP parece um pastor pregando. Se eu não tomar cuidado até eu me emociono.   :D
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #743 Online: 28 de Agosto de 2013, 18:58:04 »
Esse JavierP parece um pastor pregando. Se eu não tomar cuidado até eu me emociono.   :D

 :histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #744 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:05:27 »
O revalida não deve dar permissão ou liberdade adicional ao contrato, não mais do que uma carteira de habilitação dá a um motorista, com relação a um contrato. Uma coisa é se considerar ser habilitado para exercer medicina ou dirigir um dado veículo, outra distinta são as atribuições em um contrato.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #745 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:07:37 »
Quanto ao revalida, você apenas disse que "são coisas diferentes", e o resto foi só combinação de puxa-saquismo e apelos emocionais.

Eu não entendo essa resistência toda ao Revalida. É só um teste para aferir a capacidade mínima do médico, se os médicos cubanos são tão bons, vão tirar de letra.

Com o revalida eles poderiam atuar onde quisessem em território nacional.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #746 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:14:59 »
Existe uma diferença: hoje a contratação não é ilegal.

Não é o que o Ministério Público diz.
Onde diz? Tem um promotor que disse que há indícios,  mas o procurador geral preferiu não emitir opinião. Mas existe a segurança jurídica com a MP e o decreto.

http://www.alvarodias.blog.br/2013/08/ministerio-publico-contratacao-medicos-cubanos-federe-legislacao-trabalhista/

Está em mais fontes tb:

Citar
MP diz que contratação de médicos cubanos fere legislação trabalhista

Citar
O Ministério Público do Trabalho anunciou que poderá vir a questionar a importação, pelo governo Dilma, de 4.000 médicos cubanos para atuar no interior do país pelo programa Mais Médicos. Segundo a “Folha de S.Paulo”, o procurador José de Lima Ramos Pereira, que comanda no órgão a Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho, disse que a forma de contratação fere a legislação trabalhista e a Constituição. “O MPT vai ter que interferir, abrir inquérito e chamar o governo para negociar”. O acerto também foi questionado por auditores fiscais do Ministério do Trabalho em São Paulo e pelo presidente da comissão da OAB-SP que trata de assistência médica. O procurador Ramos Pereira afirmou ao jornal que a contratação é “totalmente irregular”, sob pretexto de resolver uma questão relevante (a falta de médicos), “mas que não está caracterizada com a urgência que exige uma situação de calamidade”, como epidemia e terremoto. Ele disse que seria preciso concurso público. “O governo será empregador na hora de contratar e dirigir esses médicos, mas, na hora de assalariar, a remuneração é feita por Cuba ou por meio de acordos. Isso fere a legislação trabalhista”, disse. . (Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #747 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:19:38 »

Tenho um adendo fundamental sobre exigência demagógica pelo revalida em um programa emergencial com tempo de duração determinado, vou ser didático. É óbvio que a exigência de revalida em um programa como o “Mais Médicos” seria o principal motivo para o seu fracasso. Todo profissional que faz o revalida no Brasil pode trabalhar em qualquer lugar, com qualquer carga horária, se quiser somente na sua especialidade, e ainda cobrar a quantia que achar adequada pelos seus serviços, além de disputar livremente mercado com os profissionais formados no Brasil. Isso é tudo o que não prevê o programa, com a licença especial de 3 anos e com avaliação permanente das universidades, se garante o objetivo de segurar os profissionais somente na atenção básica de saúde, por 40 horas semanais, com a bolsa de 10 mil reais e, o principal, trabalhando estritamente nos municípios e regiões que forem alocados, que são as que mais necessitam de médicos. Sem comentar a burocracia e a morosidade que envolve o Revalida.



Acho que isso enterra o "Não queremos dinheiro, queremos apenas ajudar os pobres"

Você poderia explicar o por que?

Não querem que os cubanos prestem o revalida porque assim poderiam escolher onde ficar, ou seja, onde receberiam salário integral ou algum por fora longe do nariz do Fidel.

Ou seja, fariam o que qualquer ser humano normal faz quando tem opção.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #748 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:23:33 »
Um comentarista político na TV (não lembro qual) disse que é provável que boa parte desse dinheiro que o governo vai enfiar no c* do regime cubano volte ano que vem para as campanhas do PT.



Demoraram para se tocar disso...

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #749 Online: 28 de Agosto de 2013, 19:24:53 »
E ao que parece ainda não se tocaram do motivo do PT financiar tantas obras lá no exterior, na terrinha dos "cumpanherus".

Por falar nisso, não tem a ver com  o tópico, mas vcs viram que superfaturaram o aluguel de geradores de energia para os estádios da Copa em até 4000% ?

Saiu hoje na internet.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!