Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 108569 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #625 Online: 23 de Agosto de 2013, 20:35:16 »
São 4.000 médicos espalhados pelo país inteiro...sem condições de fazer um exame?

Farão o que sem recursos? Distribuir aspirinas?

As condições estão sendo providas. O programa é prioritário. Todo município que aderiu ao Mais Médicos também tem que ter aderido ao Requalifica, que vai reformar, ampliar e construir unidades. Também estará sendo provido de instrumental. O Telessaúde também vai ser implantado nesses municípios. E a fiscalização vai ser maior nesses municípios.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #626 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:19:39 »
Vocês lembram que tive (estou até agora) a vista esquerda afetada em 70% devido a toxoplasmose ocular. ../forum/topic=12149.21275.html#msg755615

Para detecção, fiz ressonância, exames oftalmológicos avançados, e estou em tratamento há mais de 20 dias.

Se fosse ao SUS, como seria atendido? Qual seria o diagnóstico? Em quanto tempo eu conseguiria esses exames? Resumindo, em quanto tempo eu perderia meu olho?

Está melhorando?

nope. Mas o tratamento é esperado para durar meses.. agora minha torcida é que não piore, porque se começar a piorar provavelmente quer dizer que f...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #627 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:24:11 »
Citação de: Derfel
já foi vacinado? Existe uma grande possibilidade que tenha sido diretamente pelo sus ou indiretamente pelas ações da visa.

A vacinação é talvez a única parte do SUS que é eficiente.

Bebe água mineral ou do sistema de abastecimento? Provavelmente tem um controle da vigilância ambiental.

Sabe-se lá se realmente esta vigilância é feita mesmo e a qualidade dela, não dá para saber se o SUS é eficiente neste quesito.

Já viu a quantidade de mortos por hidrofobia? Não? Por causa da vacinação antirrábica da endemias. Já viu a quantidade de sarampo e pólio na população?

Na vacinação reconheço o bom trabalho do SUS.

um médico particular ou a um hospital particular? Lá tem ação da visa. Também em restaurantes e indústria de alimentação.

Nestes quesitos não dá para avaliar, todo mundo já foi em médico particular (até porque não se consegue pelo SUS  :hihi:) e comeu em restaurantes, mas colocar isso como fator de eficiência do SUS é forçar a barra. Sabe-se lá como essa pretensa fiscalização é feita, se é que realmente é feita.

Medicamentos e produtos de higiene também possuem um controle de agências e serviços do sus.

idem.

Caso de acidente com trauma para quem liga? Quem chega primeiro e tem melhor capacitação para atendimento? O SAMU. Isso só um exemplo. Que saiba não existe pessoa no brasil que não use em algum momento o sus.

Tem outra opção para ligar?  :P

Mas Derfel, tudo isso, se é que funciona mesmo, é obrigação do SUS. Você fala como se fosse uma grande vantagem o que é simplesmente o que o Sistema recebe para fazer. Se os serviços médicos do SUS funcionassem como a vacinação, nem teria sentido falar mal dele. Mas só um cego não vê que o atendimento médico do SUS é horroroso, para ser otimista. Todos os dias vemos dezenas de exemplos disto.

Para os exemplos de eficiência que você citou, poderia ser dito:

Já ficou na fila por horas para marcar uma consulta para daqui a 6 meses? Deve ter sido no SUS.
Já teve parente que morreu aguardando atendimento médico? Você utilizou o SUS.
Já viu centenas de pessoas em macas improvisadas em corredores? É um hospital do SUS.

No dia em que o SUS conseguir dar um bom atendimento médico à população, ele será aceitável. Até lá, por mais que ele tenha "melhorado", continuará uma porcaria. Se eu não consigo dar um atendimento médico decente para 80% da população (é só um exemplo), meu serviço é péssimo, mesmo que antes a falta de atendimento fosse de 90%. Não adianta dizer que eu "melhorei', continua uma merda.

O que quis mostrar é que uma bosta e e não presta também não é.

é majoritariamente uma bosta e não presta, fato. Além de caro e corrupto, que já indicaria que é uma bosta e não presta por si só.

Já disse que vocês não tem indicadores, indicadores confiáveis operacionais são tirados dos sistemas operacionais, que vocês não tem e a maioria dos funcionários públicos nem sabem o que são. Sem contar controle de custos, processos, fornecedores, contabilidade, planejamento..  coisas secundárias.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #628 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:25:28 »
Prometi que ontem daria a informação de como os cubanos serão remunerados, mas acabei não conseguindo postar por causa do tempo. É um convênio bilateral com Cuba, via OPAS. São funcionários cubanos pagos pelo governo cubano. O ministério paga pelo serviço à OPAS e a OPAS acerta com o governo de Cuba. É algo como o Médicos sem Fronteira ou o Projeto Hope, quando esteve aqui no Brasil.

cantei a bola há muito tempo... vamos pagar para cuba e cuba repassa uma parte para os médicos.. petistas...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #629 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:26:22 »
Ah se eu ganhasse 1 real pra cada pergunta minha que o Juca fica quietinho...  :)
2

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #630 Online: 23 de Agosto de 2013, 21:45:51 »
No dia em que o SUS conseguir dar um bom atendimento médico à população, ele será aceitável. Até lá, por mais que ele tenha "melhorado", continuará uma porcaria. Se eu não consigo dar um atendimento médico decente para 80% da população (é só um exemplo), meu serviço é péssimo, mesmo que antes a falta de atendimento fosse de 90%. Não adianta dizer que eu "melhorei', continua uma merda.

Melhorias, em especial melhorias sustentáveis, são na maior parte do tempo graduais. O povo esperando uma mudança radical, 8 ou 80, é só oportunidade para mais políticos se elegerem em cima de promessas vazias. As chances são de que ninguém seria capaz de fazer uma transformação radical positiva, arrumar tudo de uma vez só.

Não se pode se focar só no pouco que funciona e achar que está tudo uma beleza, mas pequenos avanços também não podem ser desprezados. Esses provavelmente são os únicos que vamos ver. Com sorte, gradualmente eles se acumulam.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #631 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:10:38 »
avanços tímidos demais, com custos desproporcionais aos benefícios adicionais, e sem tratar as questões estruturais escandalosas que emperram o modelo.

Não são ações no sentido de melhorias sustentáveis. Não chegam a sequer a pagar incêndios. Estão dando apenas tapas em labaredas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #632 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:35:03 »
Ah se eu ganhasse 1 real pra cada pergunta minha que o Juca fica quietinho...  :)
2

B-)

Quem entrou no fórum esse mês é capaz de acreditar...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:45:06 »
Prometi que ontem daria a informação de como os cubanos serão remunerados, mas acabei não conseguindo postar por causa do tempo. É um convênio bilateral com Cuba, via OPAS. São funcionários cubanos pagos pelo governo cubano. O ministério paga pelo serviço à OPAS e a OPAS acerta com o governo de Cuba. É algo como o Médicos sem Fronteira ou o Projeto Hope, quando esteve aqui no Brasil.

cantei a bola há muito tempo... vamos pagar para cuba e cuba repassa uma parte para os médicos.. petistas...

Comunistas. Não existe partido dos trabalhadores em cuba, apenas o partido comunista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #634 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:49:48 »

Melhorias, em especial melhorias sustentáveis, são na maior parte do tempo graduais. O povo esperando uma mudança radical, 8 ou 80, é só oportunidade para mais políticos se elegerem em cima de promessas vazias. As chances são de que ninguém seria capaz de fazer uma transformação radical positiva, arrumar tudo de uma vez só.

Não se pode se focar só no pouco que funciona e achar que está tudo uma beleza, mas pequenos avanços também não podem ser desprezados. Esses provavelmente são os únicos que vamos ver. Com sorte, gradualmente eles se acumulam.

Isso. No caso de recursos humanos, no Mais Médicos, imagina-se que outra resultados podem começar a ser sentidos em 2026.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #635 Online: 23 de Agosto de 2013, 22:53:48 »

Comunistas. Não existe partido dos trabalhadores em cuba, apenas o partido comunista.

petistas aceitaram as condições

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #636 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:28:16 »
Acho que não só petistas: mas psdebistas, demistas, bolsonaristas.. até agora ninguém se mexeu para impedir isso!

É o que eu digo: o PT vai muito bem, obrigado, e grande parte deste sucesso ele deve para a oposição.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #637 Online: 23 de Agosto de 2013, 23:38:27 »
Oposição?
Que oposição?

Era aquilo que existia antes de 2002?

A única oposição ao governo atual, é só algumas camadas da população.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #638 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:09:20 »
avanços tímidos demais, com custos desproporcionais aos benefícios adicionais, e sem tratar as questões estruturais escandalosas que emperram o modelo.

Não são ações no sentido de melhorias sustentáveis. Não chegam a sequer a pagar incêndios. Estão dando apenas tapas em labaredas.

Com a analogia certa, sempre se está certo.

Você conhece exemplos de modelos de saúde pública que foram implementados e mudaram radicalmente para melhor o que havia antes? Eu não acho que o SUS seja o melhor possível dentro da realidade brasileira, certamente muita coisa poderia ser melhorada e ter sido feita melhor já inicialmente e etc, mesmo descontando corrupção. Só não conheço bem as coisas então não sei o que, e não tenho exemplos de possíveis comparações suficientemente próximas.

É um prato cheio para políticos populistas criar esse tipo de revolta, "o SUS não presta, vou acabar com o SUS e crair um sistema de primeiro mundo, pois é o mínimo que o brasileiro merece", e deixar de lado exatamente o que será diferente (de forma mais bem delineada do que "dois médicos para cada paciente, nada mais de filas", etc), como fará isso, quanto vai custar para fazer essa "revolução".

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #639 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:09:20 »

Só que o Médicos sem Fronteira paga 1000 euros + ajuda de custo e despesas para o médico. Os cubanos vão receber quanto de repasse dos 10000 reais? 50, no máximo 100 dólares?

O resto fica todo para o governo cubano, que lucra mais com esses contratos de serviço médico do que com o turismo a ilha.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #640 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:22:26 »
Como esta sendo feito o recrutamento destes médicos em Cuba? Quais são as histórinhas que contam pra eles?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #641 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:33:24 »
Quanto ao revalida, acho que é algo mais técnico e não sei opinar sobre isso. Se esse exame atesta a qualidade do médico, talvez devesse ser feito mesmo, talvez em inglês ou espanhol.

É um exame para testar a capacidade do médico de exercer a medicina no Brasil, o que inclui entender as queixas feitas em português. Não tem cabimento querer que o exame seja em inglês ou espanhol.

Quanto à língua, continuo achando que não é empecilho tão determinante para quem fala espanhol e não acho que seja determinante para a restrição do trabalho estrangeiro.

Uma história clínica bem tirada constitui uma parte fundamental do diagnóstico médico. Muitas vezes só é possível chegar a ele ou descartar outros diagnósticos diferenciais por detalhes da história. Muitas vezes é difícil mesmo para brasileiros nativos se acostumar aos regionalismos e nuances linguísticas, para estrangeiros sem qualquer adaptação pode ficar impossível. Quero ver eles atendendo pacientes e diagnosticando as queixas de "runhera" ou "gastura".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:37:32 »
Como esta sendo feito o recrutamento destes médicos em Cuba? Quais são as histórinhas que contam pra eles?

Eles contam a seguinte historinha pra eles: Você viu aquele médico que se recusou a colaborar com o programa do governo? Não viu? Pois é, nem você, nem ninguém nunca mais o viu...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #643 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:37:55 »
Buck não é do meu feitio acreditar que pode haver algo perfeito e concordo que qualquer um que prometa um sistema sueco no Brasil deve ser tratado como louco.

Meu ponto é bem mais simples. O SUS é ESCANDALOSAMENTE ineficiente para qualquer pessoa que analise seriamente a questão. Eu não quero algo perfeito,  eu apenas peço algo que seja gerido coerentemente, sem corrupção em cada aquisição, sem que os funcionários batam ponto uns para os outros, sem que auto intitulados gestores atuem sem saber nada de ferramentas modernas e como por exemplo a informatização bem realizada pode revolucionar o controle e transparência..

As melhoras advindas da exclusão desse sistema corrupto e ineficiente já seriam revolucionárias.  Aí poderíamos melhorar gradativamente o atendimento.

Mas o que sabe fazer o funcionalismo? Pedir verbas, enganar-se a si mesmo pensando que pode existir um bom trabalho sem resultados condizentes e prolongar o status quo das coisas,  o que significa uma atitude criminosa contra a população que sofre e um roubo para quem paga a conta.

Apenas isso,  que não agissem como todo o funcionalismo age,  e sim como gestores que querem atuar estruturalmente e tocar nas partes críticas e podres do processo.

a grande questão é que o funcionalismo é controlado por uma máfia que exatamente quer que as partes podres sejam perpetuadas.  Não havendo solução possível para isso no cenário brasileiro e configurada uma situação que considero criminosa,  deveriam fazer um processo de terceirização profissional e extinguir a maior parte das atividades do SUS,  demitindo a maior parte das pessoas que compõem essa estrutura corrupta e viciada,  e gerando pagamentos de reembolsos a instituições privadas.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 00:43:40 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #644 Online: 24 de Agosto de 2013, 00:42:54 »
Queria ver dois anos de gestão estilo INBEV, metade iria para a rua em 3 meses.  E nem sentiríamos falta.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #645 Online: 24 de Agosto de 2013, 08:19:53 »
Um médico cubano já sumiu. Mas sem pessimismo, ele pode só ter sido assaltado e morto.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 09:09:37 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #646 Online: 24 de Agosto de 2013, 08:25:34 »
Derfel, para mim seus argumentos são semelhantes aos defensores da igreja universal. Olha, eles roubam, enganam as pessoas, mas no meio de toda essa porcaria, algumas pessoas deixam as drogas, param de bater nas mulheres, etc..

Evidente que QUALQUER instituição que é feita para atender ao povo terá casos de sucesso para apresentar. O problema é quando o fracasso é muito mais extenso do que o sucesso.

Sinceramente, acho que você como um profissional capacitado, deveria, após entender métodos de gestão mais modernos, levar a discussão para seu pessoal nos termos corretos: Pessoal fazemos um trabalho de merda, como podemos evoluir?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #647 Online: 24 de Agosto de 2013, 08:43:50 »
Quanto ao revalida, acho que é algo mais técnico e não sei opinar sobre isso. Se esse exame atesta a qualidade do médico, talvez devesse ser feito mesmo, talvez em inglês ou espanhol.

É um exame para testar a capacidade do médico de exercer a medicina no Brasil, o que inclui entender as queixas feitas em português. Não tem cabimento querer que o exame seja em inglês ou espanhol.

Quanto à língua, continuo achando que não é empecilho tão determinante para quem fala espanhol e não acho que seja determinante para a restrição do trabalho estrangeiro.

Uma história clínica bem tirada constitui uma parte fundamental do diagnóstico médico. Muitas vezes só é possível chegar a ele ou descartar outros diagnósticos diferenciais por detalhes da história. Muitas vezes é difícil mesmo para brasileiros nativos se acostumar aos regionalismos e nuances linguísticas, para estrangeiros sem qualquer adaptação pode ficar impossível. Quero ver eles atendendo pacientes e diagnosticando as queixas de "runhera" ou "gastura".

Agora estou me inteirando mais do assunto. O argumento do governo é que se os médicos fizerem o teste de revalidação poderão atuar em qualquer lugar que queiram, e não é esse o objetivo como todos sabem. Alguém sabe se isso confere, se fazendo o Revalida terão essa liberdade?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #648 Online: 24 de Agosto de 2013, 09:57:51 »
Sim.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #649 Online: 24 de Agosto de 2013, 11:29:49 »

Agora estou me inteirando mais do assunto. O argumento do governo é que se os médicos fizerem o teste de revalidação poderão atuar em qualquer lugar que queiram, e não é esse o objetivo como todos sabem. Alguém sabe se isso confere, se fazendo o Revalida terão essa liberdade?

Então quer dizer que é melhor não fazer avaliação alguma,  mesmo correndo o risco dar emprego para alguém que não tem qualquer condição de clinicar e mandar lá para os cafundós só para encher vaga?

Ou seja, é para aparecer nas estatísticas do governo e falarem "O PT criou X vagas para médicos nas cidades que não tinham !"

OK, obrigado por esclarecer minha dúvidas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!