Mat 24 é um dos textos escatológicos mais difíceis para um preterista como eu. Para os futuristas (aqueles que acham que haverá uma grande tribulação e anti-cristo, besta, 666, etc) é fácil. É só dizer que a geração que passará pela tribulação no futuro verá Cristo voltar. Mas para os preteristas, há muitas dificuldades na interpretação desta passagem. A interpretação preterista tem se apresentado de duas formas:
Possibilidade 1 - Jesus, tal como os apóstolos e Paulo, achava que voltaria logo. Observe que Ele disse isso antes de morrer. Inclusive disse tb que o dia de sua volta, nem Ele sabia, mas só Deus. O que mostra que ele falava como homem comum. Eu sei, vcs vão dizer "mas os crentes dizem que Jesus é Deus". Ocorre que Jesus é Deus despido de si mesmo para se fazer homem. Neste episódio Ele se despiu da onisciência. O Jesus ressurreto certamente não falaria isso.
Possibilidade 2 - O texto descreve um diálogo entre Jesus e algumas pessoas. Era uma conversa dinâmica. Ele falava sobre vários eventos. Então, quando falou da geração que não passaria, não era relativo à sua volta, mas estaria falando da grande tribulação iniciada com Nero, passando pela destruição do templo (descrita no verso 2) e toda aquela perseguição que se deu no primeiro século sob os césares. Portanto o sentido seria "esta geração não passará sem ver todas estas atrocidades acontecerem". Não tem a ver com a volta de Jesus. Esta teria a ver com o verso 14, ou seja, Jesus volta após a pregação do evangelho a todos os povos.
Faltaram outras possibilidades:
Possibilidade 3 - O evangelista achava que o fim do mundo estava próximo e colocou essas palavras na boca do Jesus histórico.
Possibilidade 4 - Jesus é um personagem de ficção, e qualquer erro seu corresponde a um erro do autor do texto.
Possibilidade 5 - Jesus era um louco com ilusões de grandeza que, na sua insanidade, afirmava que o mundo iria acabar em breve.
Possibilidade 6 - O mundo JÁ acabou, e há 2000 anos que vivemos na Matrix.

Possibilidade 7 - Jesus era deus, mas estava mentindo.
Possibilidade 8 - Jesus era um trapaceiro que fingiu ser o Messias, e estava mentindo.
Etc. etc.
São tantas possibilidades...