Autor Tópico: Contradições da Bíblia - O Tópico!  (Lida 201116 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Contradições da Bíblia - O Tópico!
« Resposta #600 Online: 16 de Julho de 2008, 21:57:59 »
Embora a teologia queira literalmente dizer estudo de Deus, ela se propõe a estudas coisas relacionadas a Deus. Por exemplo a bíblia, as religiões, a história. Logo é ciência.
Desde que não envolva crença e sim a catalogação e a interpretação da cultura dos povos, com base em fatos e não em fé.
Desde que se veja a Bíblia e a mitologia grega ou egípcia da mesma forma.

Mas é isso mesmo que ela faz. Não confunda teologia com religião.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #601 Online: 16 de Julho de 2008, 22:10:55 »
Ainda existem referencias aos outros deuses semitas na bíblia?

Imagino tambem que os outros deuses foram descartados por fatores políticos nao?

Tipo, a queda os outros povos semitas, isto quem sabe no imaginário coletivo da época significasse a morte de um deus ou um bom motivo para descarta-lo

No fim das contas sobrou apenas os hebreus com o deus da guerra, o simpático Javé, que ganhou muita importância e este acabou se tornando o unico deus

É mais ou menos por ai ou eu falei besteira?

Bem, segundo a bíblia, Sem foi um dos três filhos de Noé. Ele deu origem a todos os povos daquela região em torno de Israel. Eram centenas de nações, cada um com seu deus ou deuses. O Deus de israel era o Deus adorado por Abraão. Possivelmente, Ele era adorado por algum grupo na região da Caldéia (foi de lá que Abraão veio - posteriormente chamada de Pérsia - hoje Iraque). Ele se tornou o Deus de Israel porque este povo era filho de Abraão. Com o passar dos séculos, Israel se estabeleceu em uma área aproximadamente do tamanho do Israel moderno. Não corresponde à totalidade da area do Oriente Médio ocupada pelos semitas. Logo, os deuses dos povos semitas não foram extintos por Israel.
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 22:21:39 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #602 Online: 16 de Julho de 2008, 22:14:29 »
Puxa, foi só eu dar uma saidinha e o tópico avançou pra burro. :)

Famado, eu gostaria de resumir a maneira como eu (e possivelmente os demais) vejo o seu argumento em defesa da
consistência da Bíblia.

Trata-se de uma argumento circular. Você parte do seguinte pressuposto:

A BÍBLIA NÃO ERRA.

Em seguida, você sai forjando explicações com variados gráus de implausibilidade para as
diversas besteiras que aparecem no texto bíblico, tomando com base esse pressuposto.

Finalmente você conclui triunfante: consegui explicar tudo! Portanto: A BÍBLIA NÃO ERRA!

Isso está cristalino para mim. Acho surpreendente como alguem aparentemente inteligente como você não o
perceba.

Eu não forjo coisas implausíveis. Concordo que parto do pressuposto que a bíblia não erra. Mas as explicações que exponho são extremamente plausíveis.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #603 Online: 16 de Julho de 2008, 22:20:29 »
Pois é, como eu falei antes, é quase um manual do tipo "1038 ad hocs que você pode usar para defender a consistência da bíblia".

Mas é curioso mesmo assim.

Pois é, mas de fato não há como estabelecer uma regra geral, sendo Deus incontrolável. Não há mesmo muita lógica. Como tenho dito, o cristianismo não é lógico. Lógico é o espiritismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #604 Online: 16 de Julho de 2008, 22:32:08 »
Lógico não é nenhum dos dois.
Você pode dizer que o espiritismo apela para lógica, e que você já desistiu dela, e prefere acreditar pela crítica literária e pela evidência anedótica.

bom, poderia ser pior...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #605 Online: 17 de Julho de 2008, 07:47:58 »

Não, não falava dos fariseus. Falava dos outros, o resto da humanidade que não fazia parte do grupinho fechado deles.
Não há nenhuma menção a fariseus.
Quanto a citar o A.T., os evangelistas fazem muito isto numa tentativa de dar credibilidade às suas historinhas, só essas citações não têm nada a ver com o contexto dos evangelhos.

Discordo diametralmente. Leia Is 6:9-10, Mat 13 e At 28:27 e veja que Jesus falava dos judeus. Quando digo fariseus é porque eram os fariseus quem conheciam bem o VT e discutiam com Ele a respeito de todos aqueles assuntos. Eles tinham influência política e poder de decisão. Foi neles que se cumpriu a profecia de Is. 6:9-10.
Este texto
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/mito_jesus.php
contém listas de profecias fracassadas e profecias que não eram profecias.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #606 Online: 17 de Julho de 2008, 08:45:49 »
Ainda existem referencias aos outros deuses semitas na bíblia?

Imagino tambem que os outros deuses foram descartados por fatores políticos nao?

Tipo, a queda os outros povos semitas, isto quem sabe no imaginário coletivo da época significasse a morte de um deus ou um bom motivo para descarta-lo

No fim das contas sobrou apenas os hebreus com o deus da guerra, o simpático Javé, que ganhou muita importância e este acabou se tornando o unico deus

É mais ou menos por ai ou eu falei besteira?

Bem, segundo a bíblia, Sem foi um dos três filhos de Noé. Ele deu origem a todos os povos daquela região em torno de Israel. Eram centenas de nações, cada um com seu deus ou deuses. O Deus de israel era o Deus adorado por Abraão. Possivelmente, Ele era adorado por algum grupo na região da Caldéia (foi de lá que Abraão veio - posteriormente chamada de Pérsia - hoje Iraque). Ele se tornou o Deus de Israel porque este povo era filho de Abraão. Com o passar dos séculos, Israel se estabeleceu em uma área aproximadamente do tamanho do Israel moderno. Não corresponde à totalidade da area do Oriente Médio ocupada pelos semitas. Logo, os deuses dos povos semitas não foram extintos por Israel.

Abraão veio de Ur, na sumeria,  os sumerios vieram da Índia, nao sao semitas, a pérsia corresponde ao Irã e nao a caldéia,  ja os caldeos ou neo-babilônios eram semitas.

Abraão  é uma espécie de fundador mitológico,  com certeza os hebreus foram muito influenciados pelas tradições indo-européias  (sumerios e persas).

Eram os "caipiras" em meio a povos cutulralmente mais avançados

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #607 Online: 17 de Julho de 2008, 09:27:41 »
Mas Ur era Ur dos caldeus. É o que diz a bíblia. Quanto à Pérsia, vc tem razão. Eu me confundi. a Caldéia correspondia à Babilônia, esta sim, o Iraque. É que tava tarde e eu estava com sono.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #608 Online: 18 de Julho de 2008, 09:54:58 »
Concordo que parto do pressuposto que a bíblia não erra.

Entao podemos concluir que, para você, a consistência da Bíblia é uma questao de fé. Penso que isso encerra a discussao, pois significa
que nao poderemos chegar a lugar nenhum.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #609 Online: 18 de Julho de 2008, 16:12:43 »
Pois é, como eu falei antes, é quase um manual do tipo "1038 ad hocs que você pode usar para defender a consistência da bíblia".

Mas é curioso mesmo assim.

Pois é, mas de fato não há como estabelecer uma regra geral, sendo Deus incontrolável. Não há mesmo muita lógica. Como tenho dito, o cristianismo não é lógico. Lógico é o espiritismo.

Há um contraste formidável entre  a extrema lógica e racionalidade do Universo (os físicos que o digam!) e a extrema falta de lógica e de racionalidade do cristianismo-judaísmo  e de outras religiões.

É interessante pensar que um deus tivesse feito um universo tão racional e ao mesmo tempo fizesse revelações tão ilógicas e irracionais.

:hihi:

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 22 de Julho de 2008, 16:58:45 »
vc pode achar estranho o fato de Deus ter mandado o povo de Israel entrar em uma cidade e matar todo mundo, incluíndo homens, mulheres, crianças, velhos e ainda derrubar as árvores, mas não relacione isso ao mandamento "não matarás". Não são duas coisas comparáveis.

Você acha normal e aceitável que o Deus judaico-cristão supostamente  tivesse mandado matar pessoas para tomar a terra deles e também por que elas não tinham as mesmas crenças que os judeus da época ?

Isso mostra que a religião judaico-cristã (e outras) leva as pessoas a aceitarem atos violentos  como uma prática normal  e aceitável. Esta aceitação é bastante coerente com a história negra de violência do cristianismo  e do islamismo que é outra religião abraãmica.

É bastante coerente com os fatos relatados no livro “ O Livro Negro do Cristianismo” .

http://str.com.br/Libertas/pagina.htm

http://www.veleirovirtual.com/2007/09/19/o-livro-negro-do-cristianismo/

"Acreditar num deus cruel, faz um homem cruel."

Thomas Paine

Essa é uma das coisas que nós céticos e  humanistas repudiamos. Repudiamos a intolerância religiosa , repudiamos a violência religiosa, repudiamos o terrorismo religioso judaico-cristão e islãmico.

Pelas pesquisas arqueológicas já realizadas já sabemos que tais histórias de conquistas não são verídicas. É tudo bazófia de alguns líderes  políticos e religiosos dos judeus da época em que foi escrito esses contos literários.

Uma referência que mostra isso é o  livro:  A Bíblia não tinha Razão.

http://www.airtonjo.com/resenhas05.htm 

http://www.agirafa.com.br/girafa/busca.asp   

Entretanto tais contos literários mostram a intolerância e a violência como  valores positivos dos políticos e religiosos da época em que foram escritos,  e são vistos pelos judaico-cristãos de hoje como coisas boas e corretas, isto  faz com que aceitem a idéia de um deus intolerante e violento  como algo normal.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #611 Online: 22 de Julho de 2008, 18:22:01 »
Caraca, não vou rebubinar. Vc chegou atrasado. Leia tudo que escevi antes!

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #612 Online: 28 de Julho de 2008, 20:57:52 »
e aí? pararam? onde tem mais contradição???

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #613 Online: 29 de Julho de 2008, 07:49:14 »
O tópico tem 25 páginas e vários links para outras listas. Nenhuma resposta decente até agora, apenas um monte de "deve ter sido assim, talvez tenha acontecido assado".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #614 Online: 29 de Julho de 2008, 07:51:44 »
Não há contradições. Nem uma única sequer. O que aconteceu é que o cara que escreveu o livro com as supostas "mais de duas mil contradições" é um literalista, não entende que há questões culturais (a moral e a ética daqueles povos não são a nossa "elevada" moral e ética contemporâneas) e não tem experiência exegética. Há um outro livro, igualzinho a este, que explica todas estas aparentes contradições. Ocorre que os céticos deste fórum tb não entendem que a bíblia não é uma matéria exata e pansam que existe uma interpretação única para todos os assuntos.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #615 Online: 29 de Julho de 2008, 08:28:56 »
O tópico tem 25 páginas e vários links para outras listas. Nenhuma resposta decente até agora, apenas um monte de "deve ter sido assim, talvez tenha acontecido assado".
a explicação do famado para o arrependimento divino, é simplesmente fantastica... fantastica até demais :histeria:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #616 Online: 29 de Julho de 2008, 08:51:54 »
Qual o problema? Se vc ler nos Salmos, está escrito: Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. O arrependimento é relativo ao pecado. Jesus pregou o arrependimento qem qrelação ao pecado e não é esse que cabe a Deus. Quando bíblia fala de arrependimento de Deus é uma figura antropomórfica relativa a planos, decisões. Em samuel, em um mesmo capítulo diz que Deus se arrependeu de ter posto Saul como rei e não se arrepende como homem. Vc é que não conhece um til de bíblia e fica falando coisas sem sentido.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #617 Online: 29 de Julho de 2008, 09:10:47 »
Qual o problema? Se vc ler nos Salmos, está escrito: Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. O arrependimento é relativo ao pecado. Jesus pregou o arrependimento qem qrelação ao pecado e não é esse que cabe a Deus. Quando bíblia fala de arrependimento de Deus é uma figura antropomórfica relativa a planos, decisões. Em samuel, em um mesmo capítulo diz que Deus se arrependeu de ter posto Saul como rei e não se arrepende como homem. Vc é que não conhece um til de bíblia e fica falando coisas sem sentido.
Eu já acho é que você entende demais! Até demais! Alías! Entende tanto que ultrapassa o teor de seus textos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #618 Online: 29 de Julho de 2008, 09:16:07 »
Como assim?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #619 Online: 29 de Julho de 2008, 09:18:56 »
Ta dizendo que vc inventa alguma coisa para os textos não parecerem o que eles são famados, um texto abjeto. E subentende-se que outros crentes tão crentes interpretam de maneira distinta não porque estão errados, mas sim porque a única maneira de aceitar aquele amontoado de groselhas é mudar seu significado mesmo.

E ainda: Quanto melhor o escritor, melhor ele passa a sua mensagem. Se quem escreveu a bíblia escreveu algo que tem 1000 interpretações, o escritor é um idiota.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #620 Online: 29 de Julho de 2008, 09:22:56 »
Ta dizendo que vc inventa alguma coisa para os textos não parecerem o que eles são famados, um texto abjeto. E subentende-se que outros crentes tão crentes interpretam de maneira distinta não porque estão errados, mas sim porque a única maneira de aceitar aquele amontoado de groselhas é mudar seu significado mesmo.

E ainda: Quanto melhor o escritor, melhor ele passa a sua mensagem. Se quem escreveu a bíblia escreveu algo que tem 1000 interpretações, o escritor é um idiota.
Se existem idiotas hoje em dia, imagina na primeva. Está até muito bem escrita. :hehe:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #621 Online: 29 de Julho de 2008, 09:31:28 »
o cara diz:
eu não me arrependo!!!

depois o mesmo cara diz:

puta, que merda que eu fiz, vou inundar essa porcaria pra ver se melhora...

e isso não é se arrepender, porque ele disse que não se arrepende.

kkkkkkkkkk

só você mesmo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #622 Online: 29 de Julho de 2008, 09:34:50 »
o cara diz:
eu não me arrependo!!!

depois o mesmo cara diz:

kkkkkkkkkk

só você mesmo...
Levando em conta que ele é onisciente e poderia saber que ia se arrepender, mesmo que suprimido tal poder, ele ainda seria onipotente, o que daria poderes para desfazer a burrada toda.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #623 Online: 29 de Julho de 2008, 09:43:32 »
o cara diz:
eu não me arrependo!!!

depois o mesmo cara diz:

kkkkkkkkkk

só você mesmo...

Já falei, o arrependimento é um antropomorfismo. E volto a dizer, o "não arrependimento" é em relação a pecar. O texto quer evidenciar que Deus não peca como um homem.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #624 Online: 29 de Julho de 2008, 09:59:00 »
Raciocínio tosco

Deus fez a bíblia e escreveu um monte de tosquices que devem ser aceitas quando o famado acha correto ou não. O que ele acha legal, é a sublime palavra de deus, o que ele concorda que é tosco, é uma visão antropomórfica ou fruto da questão cultural ou outros ad hocs.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!