Torturar culpados pode? E quem determina quem é culpado antes de torturar? O próprio torturador?
Eles foram responsáveis por sequestrar e matar pessoas inocentes, o certo seria pessoas como a Dilma e o tal vereador serem presos como cúmplices ou mandantes (já que o papel da Dilma nessas organizações era de líder) e ficar na cadeia por pelo menos 15 anos, mas não ficaram... E aí?
A Dilma FOI presa , FOI julgada e FOI condenada à prisão por um tribunal militar baseado na LSN. S e você acha que ela deveria ter ficado presa por 15 anos então reclame com os juízes militares que ditaram a pena.
Álias me esqueci de colocar que uma das raões pelas quais vários presos foram "desaparecidos" é que o "porão" considerava que os juízes militares ,
por se aterem à legislação então vigente , eram lenientes...
O negócio é que não temos muito o que julgar, o mundo inteiro sabe que torturar é errado. Mas nossa ditadura não teve nada assim muito escondido e terrível como os 6 milhões de mortos de fome na Ucrânia e o crime contra a humanidade (já postei tópicos sobre as circunstâncias dessas mortes), nem milhões de deportados pra Sibéria e mortos no processo (no máximo, os daqui, eram expulsos e viviam em países como Inglaterra, EUA, França, não é difícil morar num lugar desses) e nem teve um sistema eficaz pra matar uma etnia inteira.
Não houve genocídio, não houve campos de trabalho forçados, não existe nem segredos para serem revelados ao mundo (caso da ex-URSS e suas trapalhadas), resumindo, não houve nada só uns mauricinhos de boutique sem ter o que fazer querendo implantar o comunismo que foram presos ou deportados e em último caso mortos (mas aí era porque não era de família tão rica).
Este é um Tu Quoque nojento.
Então se não houve genocídio , tudo bem? O que define o crime é a quantidade de corpos?
Então Chile , Argentina e Uruguai cujas ditaduras foram assassinas também não deveriam ter Comissões da Verdade porque não mataram em escala soviética?
No Brasil houve pessoas sendo sequestradas de casa e desaparecidas ( como Rubens Paiva) , houve presos mortos , esquartejados e sepultados clandestinamente ( caso do presos na casa de Petrópolis) , houve guerrilheiros mortos cujos corpos nunca apareceram. Há e pais , mães , irmãos e irmãs que querem o corpo de seu parente para enterrar , que querem um atestado de óbito com a verdadeira causa mortis. Há que se ter o nome dos criminosos que mataram , torturaram , esquartejaram e ocultaram cadáveres , onde e quando os crimes foram cometidos para que se vire a página da ditadura , para que a memória não se apague para nada de similar ( com qualquer justificativa ideológica de qualquer tipo) se repita.
E de onde tirou a idéia absolutamente idiota de que os membros das organizações ( guerrilheiras ou não) eram "mauricinhos de boutique" ?
Filha, para largar família , emprego , estudo e cair na clandestinidade , viver de aparelho em aparelho , usar nome falso , saber que se fosse preso ia ser torturado e morto tem que ter coragem , tem que ter muito colhão.
Não importa se eu concordo ou não com a opção que fizeram ( e não concordo) , não importa se eu acho que eles seguiram uma ilusão trágica e , em última análise inútil. Não é por isso que vou menosprezar a coragem pessoal que tiveram em assumirem e serem coerentes com o que acreditavam.
Quanto a ter dinheiro livrar da morte e tortura ( outra idéia idiota) a maioria dos membros das organizações era de classe média , poucos de classe social alta , e a posição familar não salvou nenhum ( que o diga Stuart Angel , filho de Zuzu Angel , morto por asfixia com a boca colada ao cano de descarga de um jipe militar).
Há uma Comissão da Verdade porque tivemos uma ditadura , porque há fatos e crimes a serem esclarecidos realizados pelos integrantes do Estado ditatorial , ponto. Se a ditadura foi de direita e os oponentes foram de esquerda é algo contigencial e absolutamente irrelevante para a justificativa da exist~encia da Comissão. Se tivessemos tido uma ditadura de esquerda , implantada pelos que pegaram em armas , os crimes cometidos por esta também justificariam uma Comissão da Verdade.
E para aqueles que acham que só uma ditadura genocida merece ser apurada lembro que as ditaduras comunistas da Europa do Leste no mesmo período da ditadura brasileira (1964-1983) foram muito menos assassinas embora não menos repressoras.
Se o Brasil tivesse tido uma ditadura comunista como a tchecoslovaca , a polonesa ou a húngara os que estão reclamendo agora também achariam irrelevante uma Comissão da Verdade?