Mas o interessante é que o duplipensar pode ter uma origem "completamente honesta". A pessoa pode simplesmente supor que a teia de podridão não se estende a todo o partido. Algo meio como, "bem, eu poderia ter me afiliado ao PT como vereador, ter sido eleito, e eu não seria corrupto". E conhecer pessoas em situações parecidas e tal, ter votado nelas.
E justamente por isso, em qualquer grau que estejam, são vulneráveis a um daqueles vieses cognitivos, do investimento numa ideologia, ou num grupo, te fazer quase inescapavelmente enviesado, buscando sempre confirmar que ele(a) está certo(a) e os opositores, errados.
E nisso também há o risco de irem racionalizando esses vieses e práticas desonestas como algo para um bem maior, ou correto de alguma forma. Como aquelas convocações para censura no facebook, talvez a linguagem "interna" daquelas pessoas não seja diferente da "pública", em vez de estarem intimamente pensando, "precisamos calar essa mensagem que expõe a verdade sobre toda a corrupção que infesta ao partido e ao governo; como eu posso frasear isso agora, de forma neutra e politicamente correta?"
Mas em algum momento a coisa pode mesmo passar a ser dessa forma.
PS.: isso vale para os dois lados, como para quem de vez em quando simplesmente fabrica alguma notícia falsa contra o PT ou dilma, daquelas que só se vê em correntes de e-mail ou facebook, ou capturas de tela sem link, etc.