Só existe uma coisa que ainda não entendi direito. Eu sempre pensei que bastava o congresso aprovar o impeachment para que o presidente seja afastado temporariamente. Mas estou lendo em vários lugares que o afastamento ocorre após a aprovação no senado.
Mas após a aprovação no senado o impeachment já não seria permanente? O que viria depois?
Pois é, meu caro Lorentz.
Era assim.
E é assim que está na Constituição.
Porém...
Porém, o STF mudou o rito. Assim como as cotas são inconstitucionais e o STF legislou e as tornou constitucionais, o rito também foi alterado por ele.
O STF entendeu que precisa que o Senado aceite o processo por maioria simples. Somente depois, é que ela seria afastada e o Senado começa a instrução do processo que levará até 180 dias, presidido pelo presidente do STF e não o do Senado.
Esse intervalo entre domingo e a votação de aceitação no Senado deveria ser de, no máximo, dois dias, mas Renan está dizendo que vai ficar lá para maio. Somente se passar por maioria simples lá, será contado o prazo de 180 dias para o processo em si. Nesse tempo, parece que Coração Demente poderá ocupar o Palácio da Alvorada, sua residência atual. Fala-se que ela promoverá palanques com MST por lá, nos moldes do que já vem fazendo no outro palácio, o do Planalto. E fala-se também que o PT vai ficar infernizando o governo Temer e tentando comprar senadores para que não se consiga os 2/3 de votos que a condenariam de vez.
É assim que o PT trabalha. Boicotando, sabotando e infernizando.
Te cuida, Brasil!