A respeito do PT ser um risco acredito que não. O grande problema está naqueles que apoiam esse partido (cegamente, é claro), mas o que não quer dizer que as políticas petistas não estejam sujeitas a críticas.
Eu por exemplo não concordo com vários dos "avanços" citados, embora sejam consideráveis, a propaganda feita por seus apoiadores chega a ter tom de hipérbole.
É o caso do ProUni, alcançando a disponibilidade de um grande número de bolsas no ensino superior, mas não resolvendo o problema da falta de mão de obra qualificada, fato que foi citado diversas vezes como o maior problema de se investir no Brasil.
Outro ponto é a "quitação" da dívida com o FMI, esta transferida para os bancos nacionais. Foi uma boa medida para acelerar o crescimento, porém com juros mais altos que os do Fundo Monetário, hoje é um possível (quase provável) problema a longo prazo, considerando as indústrias, pois têm um desempenho no lucro consideravelmente inferior ao de bancos e demais instituições financeiras, sendo que estas pouco retorno trazem à sociedade com a inflação dando relativa insegurança. Sem contar no aumento na dívida pública que isso gerou.
Outro fator é a desigualdade social, com uma boa queda no Gini, ele é ainda o mais alto da América Latina. Outro número que assusta é o p90/p10, sendo este um dólar para os 10% mais pobres igual a sessenta e oito para os 10% mais ricos. Olhando o passado há um dado interessante, no início da década de noventa cerca de 17% da renda concentrava-se em 1% da população, e nos anos 2000 passou a ser 13% da renda em 1% da população; nos últimos dez anos (2000¬2010) houve um aumento de 0,3% na renda dos 1% mais ricos, me levando a crer (exatamente, não tenho nenhuma certeza do que vou falar agora) que a distribuição de renda atual foi só entre a "massa" da população.
E por último e não menos importante (essa frase já deve ter sido dita um bilhão de vezes) a incompetência administrativa. Nos últimos quatro anos é meio evidente que o governo atual zerou todas as suas boas ideias, e cometeu graves falhas num ponto de vista econômico. É o caso da demora das privatizações, da falta de consideração com as exigências do mercado, e do caos administrativo/burocrático/empurra-empurra das obras infinitas do PAC.
Apesar de tudo, o governo petista trouxe bons avanços que não devem ser ignorados pelo próximo governo (se este alternar-se
).
PS: Sou "novo" aqui, não façam bullying comigo.