Autor Tópico: Perguntas sobre política, economia e história que não merecem um tópico próprio  (Lida 26559 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sobre política, economia e história que não merecem um tópico próprio
« Resposta #100 Online: 01 de Janeiro de 2014, 11:28:30 »
[1] Por que ainda hoje se usam os termos "direita" e "esquerda" para classificar algo dentro da política brasileira?

[2] Por que há um número ínfimo de pessoas que falam "eu estou errado" ou "vc está certo"?

[3] Por que há um número ínfimo de pessoas que criticam primeiro a si para depois sair criticando o outro? (Não estudei porque meus pais eram pobres, não emagreci porque não tenho tempo e etc etc etc)

Eu me recordando dos artigos posto aqui. [1] O hábito de criar categorias é da nossa natureza. No nosso caso tupiniquim, como já existem essas duas categorias que simplesmente são sempre utilizadas, continuamos a utilizá-las. Nos EUA eles preferem conservadores e liberais. Acho mais interessante, também. [2] Nosso cérebro nasce com a predisposição de nos considerar os mais espertos e os sempre certos. Tanto que convencer alguém normalmente é uma perda de tempo¹. [3] Decorre também, em geral, da nossa natureza. O link abaixo comenta muitos desses casos ².

_____
¹ http://youarenotsosmart.com/2011/06/10/the-backfire-effect/
² http://en.wikipedia.org/wiki/Confirmation_bias

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sobre política, economia e história que não merecem um tópico próprio
« Resposta #101 Online: 01 de Janeiro de 2014, 11:33:28 »
Existe algum estudo que demonstra qual seria a real possibilidade dos comunistas terem dominado o Brasil na década de 60?
Algo do tipo: tínhamos uma chance de noventa por cento de virarmos uma Cuba.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 01 de Janeiro de 2014, 11:48:17 »
Por que a maioria não ensina tudo que sabe ou esconde muitas coisas para si, fazendo questão que só ele ao redor saiba? É algo estratégico? (Isso na família, na vida pessoa e principalmente no trabalho).

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 01 de Janeiro de 2014, 12:46:35 »
Tipo?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 01 de Janeiro de 2014, 13:01:31 »
Em quase todos os campos onde vc precise de um assistente, por exemplo. Geralmente vc esconde muita coisa, e se o assistente pegar as coisas rápido, aí é que vc esconde mesmo. Tipo isso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #105 Online: 01 de Janeiro de 2014, 13:05:12 »
Conhecimento é poder...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Janeiro de 2014, 13:07:38 »
Conhecimento é poder...

E isso é o motivo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #107 Online: 01 de Janeiro de 2014, 13:12:21 »
Conhecimento é poder...

E isso é o motivo?

Depende da sua área de atuação. Insegurança profissional é muito comum em cargos onde puxadas de tapete são constantes. Na polícia por exemplo, quanto mais alto o cargo ocupado, mais compartimentadas se tornam as informações. Já ocorreram situações em que eu e mais outras 3 equipes estávamos fazendo a mesma operação, realizando os mesmos levantamentos porque nossos 4 respectivos chefes não se comunicaram entre si. Foi uma típica demonstração de que o interesse público ficou em segundo plano pra satisfação pessoal de egos.

No ambiente privado, é bem comum ocorrer isso com funcionários novatos que não conseguem "se adaptar" porque os demais funcionários não dividem conhecimento com eles. Em casos extremos onde o novato é superior aos mais antigos, pode rolar até uma hostilização que gera um assédio moral. É muito comum em bancos. Tem uma quantidade considerável de ações nesse sentido.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 02 de Janeiro de 2014, 09:39:09 »
Já ocorreram situações em que eu e mais outras 3 equipes estávamos fazendo a mesma operação, realizando os mesmos levantamentos porque nossos 4 respectivos chefes não se comunicaram entre si. Foi uma típica demonstração de que o interesse público ficou em segundo plano pra satisfação pessoal de egos.

Vixe, isso me lembrou um caso de dois grupos policiais que um suspeitou do outro e os dito cujo estavam à paisana. Tome tiro pra todo lado, até descobrirem que os dois grupos eram da polícia. Se não me engano foi vc que postou isso, não sei...

No ambiente privado, é bem comum ocorrer isso com funcionários novatos que não conseguem "se adaptar" porque os demais funcionários não dividem conhecimento com eles. Em casos extremos onde o novato é superior aos mais antigos, pode rolar até uma hostilização que gera um assédio moral. É muito comum em bancos. Tem uma quantidade considerável de ações nesse sentido.

Será que existe um estudo sobre isso, percentuais e tal hein? Pra mim isso é a prova do comodismo e da incompetência.

Offline xamaluk

• Nível 03
  • *
« Resposta #109 Online: 09 de Janeiro de 2014, 21:21:46 »
A quanto anda a Reforma Política prometida por Dilma no ano passado? Algum avanço?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 23 de Janeiro de 2014, 10:00:40 »
Um relatório da ONG britânica Oxfam divulgado nesta segunda-feira mostra que o patrimônio das 85 pessoas mais ricas do mundo equivale às posses de metade da população mundial.
Segundo o documento chamado Working for the Few ("Trabalhando Para Poucos", em tradução livre), as 85 pessoas mais ricas do mundo têm um patrimônio de US$ 1,7 trilhão, o que equivale ao patrimônio de 3,5 bilhões de pessoas, as mais pobres do mundo.

O relatório ainda afirma que a riqueza do 1% das pessoas mais ricas do mundo equivale a um total de US$ 110 trilhões, 65 vezes a riqueza total da metade mais pobre da população mundial.

A Oxfam observou em seu relatório que, nos últimos 25 anos, a riqueza ficou cada vez mais concentrada nas mãos de poucos.
"Este fenômeno global levou a uma situação na qual 1% das famílias do mundo são donas de quase metade (46%) da riqueza do mundo", afirmou o documento.

...

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140120_riqueza_relatorio_oxfam_fn.shtml

Uma hipotética redistribuição homogênea mágica dessas riquezas seria equivalente a, ou provocaria, inflação? Por provavelmente aumentar a circulação/suprimento de "moeda". (Que suponho ser "anulado" por essa concentração, que imagino ser meio estacionária, sem tanto fluxo torrencial de riquezas entre os ricos do topo).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 23 de Janeiro de 2014, 20:33:02 »
Será que já viram se há bastante correlação entre os votos em um candidato e o time de futebol/esporte popular em que o candidato torce, especialmente se ele chamar atenção ao fato de vez em quando? Os torcedores de um time tendo alguma tendência maior a votar no candidato que torça para o mesmo time.

É até clichê a analogia de política e futebol, mas não me espantaria nem um pouco se houvesse até mesmo intersecção.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #112 Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:09:45 »
Acho provável que a ligação do Zezé Perrela com Cruzeiro em Minas tenha influenciado, sim:

Cruzeiro

Assumiu pela primeira vez a presidência do Cruzeiro em 1994, cargo que ocupou entre 1995 e 2002, durante três mandatos. Em 2003 seu irmão Alvimar Perrela assumiu a cadeira.

Em 2008 foi novamente eleito presidente do Cruzeiro, assumindo em 2009 o seu quarto mandato no comando do clube com término em 2011.2

Política

Foi deputado federal pelo PFL, no período de 1999 a 2003 atingindo a segunda maior votação entre os candidatos à Câmara dos Deputados em Minas Gerais. Em 2002, candidatou-se ao Senado, obtendo 2,94 milhões de votos, quarta colocação no estado. 3

Foi eleito deputado estadual em Minas Gerais em 2006.4

Em junho de 2010, seu nome foi oficializado como primeiro suplente na candidatura de Itamar Franco ao senado. Com o falecimento de Itamar, Perrella foi empossado em 11 de julho de 2011 para cumprir o restante do mandato.5

Wikipédia

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:19:27 »
Se um país encontrasse reservas monstruosas de ouro*, coisa como um terço do ouro que já se tem (em todo o mundo), e pudesse explorá-las facilmente, o que isso representaria para a economia?

* suponhamos que isso não implicasse que todos outros países teriam proporcionalmente mais ouro, se procurassem melhor em seus territórios.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:23:42 »
Se um país encontrasse reservas monstruosas de ouro que pode explorar facilmente, coisa como um terço do ouro que já se tem (em todo o mundo), o que isso representaria para a economia?

Seria afetada mas não mortalmente porque o ouro deixou de ser padrão monetário há cerca de 40 anos. O maior impacto ocorreria para as pessoas físicas e jurídicas (incluindo Estados) que possuem reservas expressivas do metal, seja sob a forma física ou sob a forma de títulos, porque ocorreria uma tremenda desvalorização desta commodity.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:31:18 »
Eu me perguntava se apesar de não ser padrão "oficial" ainda não poderia haver uma espécie de "reação em cadeia" que impactasse significativamente em outras coisas.

Ao mesmo tempo, analogamente à questão da inflação e distribuição de riquezas, imagino que a desvalorização talvez fosse se dar meio gradualmente, na medida que esse ouro fosse comercializado com outros países. Enquanto ele está concentrado com um só, e não "flui" no mercado, o restante do ouro deve manter o mesmo valor/próximo, acho. Mas como sempre digo, sei lá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:33:57 »
[...]
Enquanto ele está concentrado com um só, e não "flui" no mercado, o restante do ouro deve manter o mesmo valor/próximo, acho. Mas como sempre digo, sei lá.

Exatamente. Um indivíduo pode ter a maior reserva de ouro do Universo. Se ele não liberá-la não há o porquê do preço do metal cair.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #117 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:35:35 »
Uma vez li que tem um lance como esse com relação aos diamantes, que são muito mais comuns na natureza do que o alegado... uma verdadeira conspiração mundial.

EDIT: Aqui (primeiro link)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 28 de Janeiro de 2014, 16:59:04 »
Uma vez li que tem um lance como esse com relação aos diamantes, que são muito mais comuns na natureza do que o alegado... uma verdadeira conspiração mundial.

Sobre os diamantes, foi um forte chute dado pelo Cracked. Mas para fora.

É claro que as grandes empresas que comercializam diamantes fazem manobras comerciais, emocionais e legais para manterem sob controle o valor do diamante. Mas afirmar que o diamante é um mineral comum é de uma 'estupidez geológica' incomensurável.

Os diamantes são minerais relativamente raros porque se formam no manto sob condições muito específicas e esporadicamente são trazidos para a superfície por meio de um certo tipo vulcanismo, que não vem ao caso detalhar.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #119 Online: 28 de Janeiro de 2014, 21:26:44 »

Sobre os diamantes, foi um forte chute dado pelo Cracked. Mas para fora.

É claro que as grandes empresas que comercializam diamantes fazem manobras comerciais, emocionais e legais para manterem sob controle o valor do diamante. Mas afirmar que o diamante é um mineral comum é de uma 'estupidez geológica' incomensurável.

Os diamantes são minerais relativamente raros porque se formam no manto sob condições muito específicas e esporadicamente são trazidos para a superfície por meio de um certo tipo vulcanismo, que não vem ao caso detalhar.

Você é um deles... :|

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #120 Online: 29 de Janeiro de 2014, 01:56:42 »
Acho que a grande falha dessas urnas eletrônicas, é que todas para ser ativadas, precisam de uma senha, então se esta senha for um código que manipula os dados, então podemos pensar que pode haver fraude, no tempo em que eu brincava de fazer pequenos programas, fiz um em que conforme a senha que você entrava ele desviava X% de votos para tal candidato... 

Achei este vídeo sobre economia, é básico, mas interessante, não sou entendido, então... não sei analisar que escola o mesmo segue...

<a href="http://www.youtube.com/v/PHe0bXAIuk0#t=49" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/PHe0bXAIuk0#t=49</a>
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #121 Online: 31 de Janeiro de 2014, 08:50:51 »
Esse vídeo segue bem Obamanomics. Posso fazer diversas críticas a ele, sendo as mais notáveis:

- O banco central americano só foi criado há 100 anos, ele fala dele como se ele fosse algo intrínseco de qualquer economia. Ele dá a entender que o banco central faz algo positivo com aquele papo de igualar deflação com inflação. Mas ele pouco fez para provar isso ou analisar objetivamente o banco central.

- O ciclo de 100 anos também achei uma viajem. Com dois pontos de 0% de juros não se pode concluir que a coisa é um ciclo de 100 anos. Mesmo que a coisa tenha ocorrido em outros países também, no meio termo o mundo saiu do padrão ouro, o que faz muita diferença. Ciclos econômicos existem, mas dizer que há um super ciclo que dura 100 anos é forçar a barra para tentar limpar a cara do Obama.

- Ele diz que a "lost decade" do Japão foi resultado disso, mas o Japão já está na segunda "lost decade" e indo para a terceira. Óbviamente a coisa não é um ciclo imutável como o vídeo diz. Os ciclos sofrem grandes influências de políticas governamentais ao contrário do que o vídeo dá a entender.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #122 Online: 31 de Janeiro de 2014, 19:41:35 »
Valeu!
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:22:43 »
Mas ora, ora, quem diria...
Muito discreto, atributo bem apropriado a um ex-presidente da república.
Vejam só:

Aos 82 aos, FHC se casa com ex-funcionária em São Paulo

Feb 4th 2014, 21:54, by Naira Trindade

Fernando Henrique e Patrícia

Discreto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso formalizou seu ‘casamento’ com a ex-funcionária do Instituto FHC Patrícia Kundrát na última quarta-feira em São Paulo (29). Aos 82 anos, FHC assina a união estável com a mulher de 36 anos. Houve apenas uma cerimônia em cartório, sem muito alarde. Durante 55 anos, FHC foi casado com a antropóloga Ruth Cardoso, com quem teve três filhos. Ela faleceu em 2008.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #124 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:26:14 »

Os dois gráficos ilustram o que eu venho dizendo, que a crise de 2008 não é tão similar assim à crise de 1930. E o mais intrigante é a parte depois do fim da crise. Bem, logo logo a próxima crise chega e vamos saber o quão ferrado estamos.

PS: Para quem tiver curiosidade, os gráficos mostram que a base monetária vem se expandindo, mas que essa expansão não "chegou as ruas". O dinheiro ficou "preso" no banco central americano por que ele paga juros para manter o dinheiro lá. Se/quando isso mudar veremos os efeitos dessa expansão na inflação.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!