Em economia, as equações tem uma "direção" causal arbitrária assumida? Porque normalmente/matematicamente seria aquilo de que "a ordem dos fatores não altera o resultado", e a "frase" matemática "x*y=a+b" é exatamente idêntica a "a+b=y*x", os lados não dizem respeito a uma seqüência temporal, qualquer lado da equação é tão "causa" ou "consequência" quanto o outro.
De história: há uma frase famosa de Goebbels mais ou menos como "repita uma mentira centenas de vezes e ela se torna verdade", talvez alguma sobre mentiras grandes serem mais críveis que pequenas. E acho que Stalin tem uma como "acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é". Em discussões na internet geralmente se tem as interpretações dessas frases como confissões descaradas de desonestidade, que, bem, acho que mereceriam algum ceticismo. Goebbels seria até "menor"; em vez de uma confissão, poderia estar falando de "mentiras dos judeus", ainda que no fim das contas a coisa fosse valer mais mesmo para ele. Mas a de Stalin talvez fosse, ironicamente, uma espécie de recomendação algo sarcástica a um debate civilizado. Uma forma de refrasear a "regra de ouro".
Mas não tive a pachorra de pesquisar eu mesmo o contexto das frases. Como aqui tem muitos nerds uma vasta gama de pessoas extremamente cultas, acho que talvez alguém saiba de algo mais sobre isso.