Segundo as definições por mim apresentadas, se ela tem consciência do conceito "deus(es)" e da questão envolvendo a existência ou não dele(s), e não admitindo nenhuma das soluções apresentada (não existe ou existe) pelos ateístas e teístas, ele seria neste caso, agnóstico.
Mas a definição que apresentaste se refere a quem nega a possibilidade da divindade.
Não, a definição que apresentei é referente aquele que nega a existência de deus(es), ela não fala nada sobre possibilidade (apesar de que mesmo se isso estivesse incluído nada mudaria).
É uma definição incompleta pois eu me refiro a quem não tem crença e não a quem nega.
E eu disse que aquele que não tem crenças sobre a questão da existência ou não de deus(es) não é ateu, enquanto aquele que nega ( e por isso tem crença) o é.
E também me refiro a descrença, e não a quem está se referindo a conhecimento ou soluções.
Descrença no sentido da ausência de qualquer crença em relação a existência de deus(es) não é uma característica do ateísmo ou de ateus (na forma como "ateísmo" e "ateu" foram definidos por mim).
Vc talvez esteja confundindo ateísmo com ateu, e agnosticismo com agnóstico.
Agnosticismo é a doutrina, agnóstico é o indivíduo que segue-se comporta de acordo com esta doutrina. Ateísmo o mesmo.
No entanto ateísmo, agnosticismo e teísmo ainda exigem raciocínio sobre uma questão.
Segundo as definições por mim apresentadas, exige sim.
Por isso, se existe uma tribo indígena sem contato com outras civilizações, onde o conceito de deus(es) ou equivalente a este, simplesmente inexiste, e por tanto estas pessoas nunca ouviram falar de deus(es), elas não estão raciocinando sobre a questão da existência ou não de deu(es), assim como um bebê, pela sua incapacidade cognitiva de entender a questão, e por isso não são nem ateus, nem agnósticos, nem teístas.
Concordo, mas ainda assim, ateísmo não necessita ser justificado. Do contrário, eu teria que expor um raciocínio sobre a infinita gama de possibilidades das quais eu talvez não creio.
Se posicionar não tem relação necessária com justificar. Uma pessoa não precisa de uma crença justificada para defender sua posição de teísta.
Quando na verdade é a forma mais básica de ateísmo.
Com eu disse, isso depende da definição de ateísmo que se esteja usando.
Nem tanto. Não ter crença que algo exista, é a primeira condição antes de se assumir tal negação. Por isso que descrença é a forma mais básica de ateísmo.
O ateísmo não é uma posição desprovida de crença. Como eu já disse, crença é toda e qualquer proposição intimamente aceita ou rejeitada (isto é, negada) como verdadeira. Aceitar uma afirmação como verdadeira constitui em uma crença de aceitação, nega-la, por sua vez, constitui em uma crença de negação. Negar a existência de algo também é uma crença, e o ateísmo faz isso quando nega a existência de deus(es).
Por isso que qualquer um que se diga agnóstico e não consiga apontar um deus se quer que tenha uma inclinação a acreditar, não tem como não estar enquadrado ao ateísmo.
Tem se a definição de agnosticismo usada for a que eu apresentei.
Como eu disse, é incompleta.
Não é.
Eu entendo que um ateu possa tanto ser um mero descrente, quanto possa se tornar alguém que rejeite a existência ou possibilidade de existência de deuses.
Eu entendo o seu conceito de ateu, mas não concordo com ele.
Vc não pode restringir o pensamento humano em um único conceito, como faz ao dizer que para ser ateu, só se ele negar categoricamente.
Eu não reduzi o pensamento humano em um único conceito.
Conceitos são idéias a respeito do significado das palavras.
Ateísmo é uma palavra, o conceito de ateísmo é o significado que damos a palavra ateísmo.
Eu apresentei um conceito sobre a palavra ateísmo, você apresentou outro.
A propósito, a descrença em deuses, se quer precisa ser justificada.
O que um individuo faz quando diz (pensa) que deu(es) não existem (o mesmo que inexistem), ele está manifestando uma crença, no sentido que crença é qualquer proposição aceita ou rejeitada como verdadeira. Logo, este individuo, ateu, não é descrente, ele é crente, mas ao contrário do teísta, que é crente na existência de deus(es), o ateísta é crente na sua inexistência.
Só o ateu da tua definição. Já o ateu descrente (ateu fraco, ateu passivo, etc...), simplesmente não partilha dessa realidade influenciada por supostos deuses, sem necessariamente negar.
A maioria (se não todos) os ateus que dizem não terem nenhuma crença, são crentes (segundo o significado de crença que eu apresentei). Eles não aceitam este rótulo por confundirem a crença (em sentido amplo, já apresentado aqui) com a crença religiosa (fé religiosa).
Ele poderia dizer: "pode até existir deuses regendo nosso dia-a-dia, elefantes voadores, unicórnios, marcianos. Talvez um dia conclua-se algo sobre isso, mas agora tenho mais o que fazer, como ir ao banco, e depois passar no mercado."
Se ele não se interessa pela questão, ao ponto de não construir nenhuma crença sobre ela e/ou se posicionar sobre a mesma, então ele provavelmente não é ateu, ele é agnóstico (como eu já disse, segundo as definições que eu apresentei).
Valeu