Enquete

Dos possíveis candidatos à Presidência, em qual você vai votar?

Aécio Neves
41 (54.7%)
Bolsonaro
2 (2.7%)
Dilma
12 (16%)
Eduardo Campos
8 (10.7%)
Randolfe Rodrigues
1 (1.3%)
Outro
3 (4%)
Branco
4 (5.3%)
Nulo
4 (5.3%)

Votos Totais: 72

Autor Tópico: Eleições 2014  (Lida 126779 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Eleições 2014
« Resposta #325 Online: 01 de Maio de 2014, 02:11:16 »
Não sou muito bom em análises macroeconômicas como você e o Juca.

Obrigado.

Mas eu não sou 'muito bom' nisto porque não sou economista. Apenas um curioso.

Seguindo com a entrevista da madrugada... :P

Vou tentar responder mais esta porque estou um pouco cansado (cheguei do escritório há pouco mais de uma hora). Mas posso continuar ao longo do resto da semana.

O Brasil durante o governo do presidente Lula pagou a dívida externa e ainda sobrou para emprestar pro FMI.

O Brasil NÃO pagou a dívida externa. O que aconteceu foi que as reservas aumentaram e ultrapassaram o valor da dívida.

Isso foi positivo, não?

Sim.

A estabilidade trazida pelo governo FHC contribuiu/foi decisiva também.

Sim.

A relação divida/PIB não vêm diminuindo?

Não, não vem. Ela se mantém há muito tempo entre 32% e 35% do PIB, com sobressaltos em épocas de crises internacionais como em 1997, 1999, 2002 e 2008 e refluxos em tempos de crescimento mais forte do PIB.

Mas o valor absoluto dela vem crescendo continuamente por causa das despesas dos entes federativos. Se ocorrer uma crise mais forte no Brasil (uma disparada da inflação, por exemplo) a relação vai aumentar. E talvez não recue mais.
« Última modificação: 01 de Maio de 2014, 02:13:44 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 01 de Maio de 2014, 02:12:43 »
Tivemos um problema técnico e perdemos o contato com o nosso entrevistado. Retornaremos em uma outra oportunidade. Boa noite.

Desculpe pela demora na resposta Pasteur.

É que eu realmente estou cansado.

Continuamos depois.

Um abraço e muito boa noite.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 01 de Maio de 2014, 02:14:23 »
Tivemos um problema técnico e perdemos o contato com o nosso entrevistado. Retornaremos em uma outra oportunidade. Boa noite.

Desculpe pela demora na resposta Pasteur.

É que eu realmente estou cansado.

Continuamos depois.

Um abraço e muito boa noite.

Era brincadeira Geo. Obrigado pelas respostas. Valeu.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #328 Online: 01 de Maio de 2014, 02:49:03 »

O Brasil durante o governo do presidente Lula pagou a dívida externa e ainda sobrou para emprestar pro FMI. Isso foi positivo, não? A estabilidade trazida pelo governo FHC contribuiu/foi decisiva também.  A relação divida/PIB não vêm diminuindo?
Por que diabos é positivo isso de "sobrou para o FMI"? Qual o retorno desse dinheiro? Paga ao menos a inflação (de baixíssimos 6%)? Para mim isso não passa de mais um gasto desnecessário. É Impressionante como sobra dinheiro nesse país para o governo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 01 de Maio de 2014, 03:07:27 »

O Brasil durante o governo do presidente Lula pagou a dívida externa e ainda sobrou para emprestar pro FMI. Isso foi positivo, não? A estabilidade trazida pelo governo FHC contribuiu/foi decisiva também.  A relação divida/PIB não vêm diminuindo?
Por que diabos é positivo isso de "sobrou para o FMI"? Qual o retorno desse dinheiro? Paga ao menos a inflação (de baixíssimos 6%)? Para mim isso não passa de mais um gasto desnecessário. É Impressionante como sobra dinheiro nesse país para o governo.

No "isso foi positivo" me referi apenas ao pagamento da dívida externa. Mas admito que a frase está mal construída. Sei lá, o Brasil deve ter tido alguma vantagem pelo empréstimo. Mas, fala a verdade, não é chique ser credor do FMI?  :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 01 de Maio de 2014, 09:06:07 »
não importa de quem o governo empresta, se do FMI, se dos bancos nacionais, se do cidadão brasileiro através de títulos do tesouro.

Divida se analisa por juro e prazo. Nisso estamos como sempre fomos, individados e pagando boa parte da arrecadação em amortização da dívida enquanto continuamos nos endividando mais para fechar a conta.

Lula pagou tanto a dívida quanto conquistou a independência energética e fez o biocombustíveis. Na prática o inverso; aumentou a dívida, estourou a BR, e destruiu o etanol.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #331 Online: 01 de Maio de 2014, 09:37:34 »
Juca, se você pudesse escolher entre Dilma e Lula para governar nos próximos 4 anos, quem seria?

Dilma, porque a vez do Lula já passou. Mas acho que sair do poder faria bem ao PT, eu votaria no Eduardo Campos, talvez porque teria mais facilidade de compor maioria que Aecio, e talvez, eu disse talvez, ficássemos mais longe de políticas econômicas de cunho liberal. Mas a Dilma ganha, não em primeiro turno.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #332 Online: 01 de Maio de 2014, 11:04:00 »
Acho que o PT já deu sua contribuição para o Brasil, principalmente no combate à pobreza, muito embora tenha criado, em contrapartida, um problema cultural: pra que estudar e trabalhar se eu ganho de forma fácil meu Bolsa Família? E ontem, pra ficar melhor, Dilma aumentou em 10% o valor da bolsa. O aumento no meu salário foi bem menor!

Acho que outro governo, de preferência liberal, deveria assumir o poder. Se não prestar, podem ter certeza que o povo não vota mais e não reelege o governo.

Por que digo "o povo não vota"? Porque é o povão quem elege essa patota. Nós, pertencentes à um grupo mais "independente" do governo, que, com certeza, votaríamos de forma mais racional e menos emocional, não temos votos suficientes para conseguir mudanças. Em quem vota a maioria dos milhões de beneficiários do bolsa família? Com certeza no PT!

Eu não acho Eduardo Campos alternativa e sim continuação. Vai ser a mesma coisa pois é da escola do PT.

Aécio, parece um papagaio que repete o que os tucanos pregam sem nenhum pingo de capacidade de convencimento.

Em suma: ESTAMOS F#D%D0S!

Saudações

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 01 de Maio de 2014, 13:32:17 »
O Brasil durante o governo do presidente Lula pagou a dívida externa e ainda sobrou para emprestar pro FMI.
O Brasil NÃO pagou a dívida externa. O que aconteceu foi que as reservas aumentaram e ultrapassaram o valor da dívida.
Além de não ter pago, essas reservas foram feitas com empréstimos, o que aumentou mais ainda a dívida interna, que já é de não sei quantos trilhões.
Resultado: o Brasil paga os juros da dívida externa e paga os juros desse empréstimo, num sangramento contínuo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 01 de Maio de 2014, 13:40:55 »
empréstimo para fazer reserva é demência.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 01 de Maio de 2014, 17:47:20 »

Depende da taxa de juro e da maneira que está composta e como será usada a reserva.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 01 de Maio de 2014, 18:42:51 »
No caso em que estamos.. pagando 13% a.a para investimentos de três anos..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 01 de Maio de 2014, 19:59:57 »
Ronaldo para Aécio: “Grande amigo e futuro presidente”
May 1st 2014, 18:20, by Rodrigo Vilela

O ex-atacante Ronaldo postou uma foto em sua conta oficial do Instagram ao lado do pré-candidato a Presidência da República Aécio Neves (PSDB). O craque é membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, e frequentemente é visto ao lado da presidenta Dilma Rousseff (PT), adversária política de Aécio.

Ronaldo e Aécio, a quem chamou de “grande amigo” e “futuro presidente do Brasil” acompanharam a partida de futebol entre Cerro Porteño e Cruzeiro, pela Copa Libertadores.

“Deixando de ver o Timão por causa do meu grande amigo e futuro presidente do Brasil @aecionevesoficial
que hoje como visita eu deixei ele escolher assistir o Cruzeiro! Vamos Timão e vamos Cruzeiro!”, disse Ronaldo no Instagram.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #338 Online: 01 de Maio de 2014, 20:26:36 »
Agora, me diz se um cidadão desses tem neurônios. Primeiro mama, depois dá o pé na bunda, burro  :biglol:

Mas para um cara que disse o que disse à imprensa, não se espera nada de maquiavélico naquela cabecinha  :twisted:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #339 Online: 01 de Maio de 2014, 20:29:41 »
O que me chama atenção nisso é que o Ronaldo é carioca e ele torce pra um time de São Paulo.

Ronaldo, isso não é legal. Na vida se troca de esposa, se troca de partido político e se troca de sexo, mas não se troca de time, cara.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #340 Online: 01 de Maio de 2014, 20:45:44 »
O que me chama atenção nisso é que o Ronaldo é carioca e ele torce pra um time de São Paulo.

Ronaldo, isso não é legal. Na vida se troca de esposa, se troca de partido político e se troca de sexo, mas não se troca de time, cara.
Ele não era torcedor do Flamengo?

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #341 Online: 01 de Maio de 2014, 20:47:16 »
Rocky, quem é a pessoa no seu avatar?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #342 Online: 01 de Maio de 2014, 21:10:32 »

Depende da taxa de juro e da maneira que está composta e como será usada a reserva.
Corrija-me se estiver errado. Os empréstimos foram feitos para aumentar aquela reservinha de dólares/ outras moedas lá que aumentou estrondosamente da crise para cá (se eu não me engano, mais de 50%). Como são reservas (e não investimentos), ou os dólares estão parados no Banco Central, ou estão recebendo juros altíssimos do governo americano/ outros países de 0%. Então além de pagar o juros da dívida, temos que pagar os juros da nova dívida de 13% a.a, e enquanto isso o dinheiro da nova dívida está rendendo estonteantes 0%. A coisa é bem pior que parece. :stunned:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #343 Online: 01 de Maio de 2014, 21:41:28 »
Só por curiosidade vou fazer um cálculo com base neste gráfico, vou fazer umas simplificações grosseiras por que não tenho paciência para fazer o cálculo certinho. Mas as simplificações são a favor do governo. .

Se tivéssemos, ao invés de comprado dólares, de 2008 para cá, vendido essa merda e comprado ouro com o dinheiro. 200/871= 0.23 x 10^9 onças de ouro, agora teríamos 1300x0.23= 300 bilhõezinhos de dólares em ouro. E isso sem considerar que teríamos perdido a chance de ter vendido esse ouro a 1700 dólares por onça.

Ao invés disso, pagamos juros só de uma das dívidas de 200 bi em 13% ao ano. Estaríamos com 160 bilhões em reservas se tívessemos usado elas para pagar a dívida e não tívessemos comprado mais reserva com mais dívida. É um rombo bilionário por inapetência econômica que faz programas como CSF parecerem um bom investimento.

Editado: prometir não fazer simplificações contra o governo, então 300 bilhõezinhos menos o juros da dívida para comprar o ouro = 260 bilhõezinhos, ainda assim é um rombo de 100 bilhões.
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 00:25:55 por parcus »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #344 Online: 01 de Maio de 2014, 22:12:14 »

Era, o vira-casaca!

A personagem do avatar é do filme de ação The Raid 2. Foi lançado há pouco tempo, vamos ver se sai por essas bandas...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 02 de Maio de 2014, 00:10:46 »
Parcus quando um país é considerado frágil como o Brasil ter reservas em dólar é algo pertinente,  deixa os mercados mais calmos e o governo com mais opções.

o primeiro problema é sermos vidros como ineficientes e pródigos, o que nos faz pagar esse juro altíssimo, possivelmente o mais do mundo, para fechar as contas. Pagar um dos maiores juros do mundo já diz bastante sobre o país.

Como não somos superavitários, evidente que nossas reservas são constituídas de dívida. Não são dólares que sobraram em nossas mãos, são títulos do tesouro norte americano,  que você compra para render algo, no caso perto de nada.

Então sim, concordo com teu raciocínio que estamos jogando dinheiro no lixo. Mas acho que não existe tanto ouro no mundo para constituir reservas, todo o ouro do mundo minado até hoje caberia em um cubo cujo lado tem cerca de 20m.

http://www.bbc.com/news/magazine-21969100

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #346 Online: 02 de Maio de 2014, 00:11:37 »

Era, o vira-casaca!

A personagem do avatar é do filme de ação The Raid 2. Foi lançado há pouco tempo, vamos ver se sai por essas bandas...
troca de time por 35 milhões?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 02 de Maio de 2014, 00:20:57 »
parcus, você está agora em 2008, tem como saber o valor do ouro no futuro? Pois é,  não dá pra saber, porque o valor do ouro se comporta como qualquer outro ativo, podendo desvalorizar fortemente.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #348 Online: 02 de Maio de 2014, 00:25:03 »
parcus, você está agora em 2008, tem como saber o valor do ouro no futuro? Pois é,  não dá pra saber, porque o valor do ouro se comporta como qualquer outro ativo, podendo desvalorizar fortemente.
Simples, todo o ouro minerado até hoje não irá mudar, não importa o quanto o Obama chorar e espenear (paper gold por outro lado, pode mudar sim). O engraçado da economia de hoje é que tem muito mais papel dizendo que vale ouro que ouro...vai dar merda.

O ouro sempre foi valioso desde os princípios da civilização. Já o valor do dólar é só a Janet Yelen apertar um botãozinho no computador e puff.

Editado: Arg, a falta de alto corretor para português é um saco. Toda hora acho um s no lugar de z nas minhas postagens.
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 00:28:39 por parcus »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 02 de Maio de 2014, 00:28:53 »
Simples, todo o ouro minerado até hoje não irá mudar. O ouro sempre foi valioso desde os princípios da civilização. Já o valor do dólar é só a Janet Yelen apertar um botãozinho no computador e puff.

Você mesmo disse que o ouro estava 1700 dolares por onça em um dado momento e agora está 1300. Se tivéssemos comprado a 1700 quanto teríamos agora?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!