Ok, Geo e Juca,
Vamos por partes, o estado intervém em todas as minhas relações, cobra imposto caro por tudo, especialmente pelas coisas que eu mais gosto, produtos eletrônicos. Por outro lado ele subsidia o futebol pagando estádios e etc. Apesar de eu nunca tenha tido renda, o estado paga as universidades públicas com o dinheiro dos meus pais querendo eu estudar lá ou não. O mesmo faz com o Ciências sem Fronteiras.
Então aí você diz que eu tenho dívida com o estado (ou ao povo? Mas o povo quem? O que ele quer?), pois meus pais provavelmente pagaram menos do que eu recebi. Primeiro que eu não aceito dívidas abstratas impostas. Segundo que, apesar de que eu não paguei pelo programa ou pela universidade diretamente, o financiamento delas só é possível através da restrições da minhas liberdades, não posso ir a outro lugar me formar fora aquele escolhidos pelo governo, não posso estudar por mim mesmo e oferecer os meus serviços sem um diploma. Não posso não pagar impostos quando eu fizer. Dívida é o que eu tenho de menos com o governo ou essa noção abstrata de "povo". Por mais que vocês não entendam, considero que paguei tudo com liberdade, e muito mais do que eu deveria.
Editado: A, e me esqueci de dizer, se eu não tivesse vindo para o CSF, eles teriam mandado outro para fazer cursinho de inglês e ficar aqui por 1 ano e meio, estou fazendo o governo economizar grana.