Enquete

Dos possíveis candidatos à Presidência, em qual você vai votar?

Aécio Neves
41 (54.7%)
Bolsonaro
2 (2.7%)
Dilma
12 (16%)
Eduardo Campos
8 (10.7%)
Randolfe Rodrigues
1 (1.3%)
Outro
3 (4%)
Branco
4 (5.3%)
Nulo
4 (5.3%)

Votos Totais: 72

Autor Tópico: Eleições 2014  (Lida 126792 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re:Eleições 2014
« Resposta #650 Online: 23 de Maio de 2014, 10:37:37 »
Seria ótimo, porque o PP deixaria de apoiar a Dilma. Eu acho que um completa o outro e Bolsonaro tem penetração entre os militares e eleitores mais à direita. Vamos com essa odéia pra frente. Anunciem por aí!!!

Bolsonaro Neles!!!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #651 Online: 23 de Maio de 2014, 11:04:47 »
O partido do Bolsonaro vai apoiar a Dilma. Ele não pode concorrer por outro partido. E a posição do Bolsonaro é ufanista e pró-estatização no melhor estilo "estão todos querendo nos destruir!!!". Ele não cabe em nenhuma chapa.
São duas realidades tão diferentes que seria a assinatura definitiva de derrota para Aécio!

A diferença de nível e conhecimento entre os dois, sem falar em capacidade administrativa, é evidente e até cômica. Bolsonaro não tem nenhum tino estadista. Além do que, os quadros do PSDB estão em outro nível em relação ao PP (muito embora eu considere a senadora Ana Amélia uma excelente política).

Saudações

O Bolsonaro é daqueles políticos profissionais que joga pra plateia, mantendo o eleitorado dele e a vaguinha conquistada. Na vida real seria o tio esquisito e reaça que os pais não querem deixar os filhos perto (vai que é doença?) e que nas horas vagas do trabalho de barbeiro ou professor de educação física, fica chapado no boteco bradando contra o governo e os comunistas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #652 Online: 23 de Maio de 2014, 11:06:41 »
Veja o caso de Pasadena, começou com o potencial de um grande escândalo, e acaba que a defesa dos envolvidos foi mais consistente do que se esperava e a oposição já não tem o mesmo entusiasmo para com o assunto, além do que a oposição tem seu próprio telhado de vidro.

- Num ofício enviado à Justiça Federal de Curitiba, a Polícia Federal levanta suspeita sobre superfaturamento e pagamento de propina na compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, um negócio de mais de US$ 1,1 bilhão. No texto, o delegado Cairo Costa Duarte, chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros, faz referência a recursos de origem ilegal enviados ao exterior depois da compra da refinaria e menciona até a existência de uma “organização criminosa” dentro da maior empresa brasileira.

"Como é de conhecimento público, a citada refinaria teria sido comprada por valores vultosos, em dissonância com o mercado internacional, o que reforça a possibilidade de desvio de parte dos recursos para pagamentos de propinas e abastecimento financeiro de grupos criminosos envolvidos no ramo petroleiro”, sustenta o delegado, no ofício encaminhado ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba em 22 de abril.
http://oglobo.globo.com/pais/pf-menciona-existencia-de-organizacao-criminosa-dentro-da-petrobras-12560821#ixzz32Y0aCGQW

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #653 Online: 23 de Maio de 2014, 11:08:20 »
"Se eu não for candidato, quero ser vice de Aécio", diz Jair Bolsonaro - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3360622/nao-for-candidato-quero-ser-vice-aecio-diz-jair-bolsonaro

Não deu para copiar o texto, mas acho que dá para entender porque acho que hoje o Bolsonaro tem um discurso mais preocupante.

Cacete, se o Aécio fizesse a burrada de colocar o Bolsonaro como vice (só se for muito idiota), infelizmente aí não haveria mesmo opção.

O partido do Bolsonaro vai apoiar a Dilma. Ele não pode concorrer por outro partido. E a posição do Bolsonaro é ufanista e pró-estatização no melhor estilo "estão todos querendo nos destruir!!!". Ele não cabe em nenhuma chapa.

Se o Bolsonaro quiser um dia se candidatar vai ter que mudar de partido e terá que ser um partido nanico... Talvez um desses partidos cristãos por aí...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #654 Online: 23 de Maio de 2014, 11:12:19 »
"Se eu não for candidato, quero ser vice de Aécio", diz Jair Bolsonaro - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3360622/nao-for-candidato-quero-ser-vice-aecio-diz-jair-bolsonaro

Não deu para copiar o texto, mas acho que dá para entender porque acho que hoje o Bolsonaro tem um discurso mais preocupante.
Seria a chapa perfeita.

Bolsonaro neles!!!

A Dilma nem faria mais campanha, acho que nem ela sonha com algo tão bom assim, seria um Índio da Costa à milésima potência.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #655 Online: 23 de Maio de 2014, 11:27:09 »
São duas realidades tão diferentes que seria a assinatura definitiva de derrota para Aécio!

A diferença de nível e conhecimento entre os dois, sem falar em capacidade administrativa, é evidente e até cômica. Bolsonaro não tem nenhum tino estadista. Além do que, os quadros do PSDB estão em outro nível em relação ao PP (muito embora eu considere a senadora Ana Amélia uma excelente política).

Saudações

O Bolsonaro é daqueles políticos profissionais que joga pra plateia, mantendo o eleitorado dele e a vaguinha conquistada. Na vida real seria o tio esquisito e reaça que os pais não querem deixar os filhos perto (vai que é doença?) e que nas horas vagas do trabalho de barbeiro ou professor de educação física, fica chapado no boteco bradando contra o governo e os comunistas.

:histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #656 Online: 23 de Maio de 2014, 11:31:29 »

Seria a chapa perfeita.

Bolsonaro neles!!!

A Dilma nem faria mais campanha, acho que nem ela sonha com algo tão bom assim, seria um Índio da Costa à milésima potência.

Vc está completamente errado. Ele le tem o apoio de setores importantes da sociedade. Os militares votariam em massa nele. Os eleitores mais à direita tb.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #657 Online: 23 de Maio de 2014, 12:15:02 »

Seria a chapa perfeita.

Bolsonaro neles!!!

Vc está completamente errado. Ele le tem o apoio de setores importantes da sociedade. Os militares votariam em massa nele. Os eleitores mais à direita tb.

Em massa não é unanimidade. Pra eleger um vereador ou deputado, você consegue fácil com votos de setores como esse (essa é até a intenção do sistema), mas para o Executivo ele precisaria de maioria de diversos grupos, e nesse ponto ele é desaprovado por todo mundo. Ele não é a favor de menos Estado, desagradando empresários e liberais, não é a favor dos programas sociais, desagradando o enorme número de pessoas que depende deles...

Acredite, se você está baseando suas informações na quantidade de "curtir" ou de vezes que ele aparece na sua linha do tempo do Facebook, só quer dizer que você não tem muita variedade de contatos, não que a direita esteja unida e a maior parte da população tenha essa opinião.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #658 Online: 23 de Maio de 2014, 13:48:32 »

Seria a chapa perfeita.

Bolsonaro neles!!!

Eu já estava desconfiado que o Famado era petista... só pode...fazendo uma campanha como essa contra a oposição.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #659 Online: 23 de Maio de 2014, 13:52:22 »
Vcs estão enganados. Redondamente enganados.
« Última modificação: 23 de Maio de 2014, 14:05:09 por Bolsonaro neles »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 23 de Maio de 2014, 13:55:47 »
Encanados?  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #661 Online: 23 de Maio de 2014, 14:05:27 »
Também...

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #662 Online: 23 de Maio de 2014, 14:30:35 »
Diegojaf,
você poderia tecer alguns comentários acerca da gestão Aécio em Minas?

Como você é de BH, acredito que você pode nos dar uma visão simplificada de como poderia ser uma gestão Aécio no Brasil.

Saudações

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #663 Online: 23 de Maio de 2014, 15:42:04 »
Diegojaf,
você poderia tecer alguns comentários acerca da gestão Aécio em Minas?
Foi bom no ponto de vista que regularizou a situação de MG, economicamente falando, Minas deixou de ser o país caloteiro e conseguiu atrair bastante investimento do exterior, o que deu uma ajuda na infraestrutura em geral.

Administrativamente também, ele cortou um monte de gente, isso causou a fúria de muitos funcionários públicos que, em geral, não aprovam ele porque ainda possuem aquela ideia de que serviço público é pra ter benefícios de rei e não ter que dar nada em contrapartida e ele acabou acabando com várias coisas que eles consideravam regalia (quinquênios, por exemplo). Instituiu programas de desempenho e cumprimento de metas e investiu pesado na segurança pública com relação a salários, equipamentos e veículos. Na saúde tivemos alguns programas de atenção básica, mas estrutura na saúde e na educação tiveram pouca melhoria se compararmos com segurança pública.

O relacionamento dele com o legislativo sempre foi excelente, então ele não teve problemas pra aprovar nenhuma proposta e a mídia local é completamente amordaçada pelas alianças dele, então a realidade das coisas é meio complicada, tem muita treta nos sussurros, mas pouca coisa efetivamente vem à tona. É muito difícil dizer o que é verdade e o que é lenda. Nas eleições de 2010, por exemplo, eu trabalhava na inteligência e vi com meus olhos quando gente do Serra apareceu aqui e logo em seguida ele desistiu da campanha. O pessoal mais próximo disse que eles tinham um dossiê com muita coisa sobre ele, então alguma coisa deve ter. Se é de cunho pessoal ou político, fica complicado dizer.

Como você é de BH, acredito que você pode nos dar uma visão simplificada de como poderia ser uma gestão Aécio no Brasil.

Saudações

A questão em BH é que ele e o Pimentel (PT) eram abertamente aliados, tendo inclusive se unido para a eleição do Márcio Lacerda como sucessor do Pimentel. Os três apareciam juntos nas campanhas e nos palanques, foi algo bem atípico.

Com isso, as políticas estaduais foram implementadas sem dificuldades em BH e as municipais recebiam as verbas necessárias sempre que precisavam, então, apesar de serem partidos diferentes, o PSDB e o PT agiram harmoniosamente em BH e os resultados positivos foram vários, fica difícil dizer com segurança o que era política do município e o que era do estado.

Apesar de ainda ter muita coisa pra se fazer por aqui (as regiões metropolitanas caíram muito depois das eleições municipais últimas), no geral foi positivo porque o Estado tava horrível quando ele pegou e está equilibrado desde então.

Mesmo sendo funcionário público, eu não vejo como ruins cortes como aposentadoria integral (desde que eu possa decidir como investir o valor excedente ao teto da Previdência) ou de aposentadoria com mais tempo de serviço. O mesmo pra exigência de produtividade e cumprimento de metas, mas como foi feito aqui, sem que houvesse uma mudança nas condições de trabalho, é pura ilusão.

Você não diminui a criminalidade na canetada, instituindo prêmios. O que vai acontecer, como eu já disse em outros tópicos é que gente que quer ganhar a bonificação vai agir individualmente pra melhorar índices e isso vai refletir positivamente no quadro geral. Na minha opinião, é o que aconteceu aqui. Muitos dos índices são impossíveis de se determinar com confiança.

Então no geral, foi bom economicamente de forma concreta.

Quanto à formação dos secretários, foi algo extremamente técnico e não ocorreram alianças, como vemos no PT hoje. O apoio que ele tinha na Assembleia Legislativa era decorrente de outro tipo de incentivo, mas que englobava todos os partidos, oposição inclusive. Politicamente ele soube trabalhar com alianças mesmo entre adversários históricos e isso trouxe resultados positivos onde ocorreu. Inquestionável. Mas isso eu atribuo ao trabalho conjunto, não isolado.

Quanto à eficiência do funcionalismo, foi bom de forma idealizada, mas com operacionalização fraca com resultados questionáveis. Eu gosto de ver gente preguiçosa perdendo benefício em qualquer lugar, então, pra mim isso foi ótimo.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #664 Online: 23 de Maio de 2014, 16:38:22 »
Diegojaf,
eu havia lido sobre o Choque de Gestão implementado pelo Aécio e fiquei interessado. Te fiz essa pergunta porque, no papel, tudo é maravilhoso. Daí a opinião de quem viveu o momento ser vital nessa hora.

Acho que o maior medo da classe de servidores é o da privatização. Particularmente penso que quem se garante não tem nada a temer!

Obrigado pelas palavras. Foi muito esclarecedor!

Saudações

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #665 Online: 23 de Maio de 2014, 21:25:43 »
Tem alguma restrição de tempo de vídeo que pode ser postado no forum?

Pergunto porque já publiquei um longo (uma hora) e estou querendo publicar um outro, mas são quero ser acusado de extrapolar alguma regra (não vi nas regras do forum alguma referência).

Saudações

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 23 de Maio de 2014, 21:33:57 »
Tem alguma restrição de tempo de vídeo que pode ser postado no forum?

Pergunto porque já publiquei um longo (uma hora) e estou querendo publicar um outro, mas são quero ser acusado de extrapolar alguma regra (não vi nas regras do forum alguma referência).

Saudações

Nenhuma restrição. Manda aí. :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #667 Online: 23 de Maio de 2014, 21:35:43 »
Só restrições de direito autoral, se não houver problema com isso, então tudo bem.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #668 Online: 23 de Maio de 2014, 21:45:44 »
Então, lá vai.

Trata-se de uma entrevista do Aécio Neves dada à TV UOL. Desconsiderando os momentos (muitos) em que ele dá alfinetadas no atual governo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre as propostas sugeridas (evidentemente se o forista se predispor a assistir ao video).

Eu, particularmente, gostei. Só achei que ele antecipou muita coisa e pode ter entregado o ouro ao bandido e o PT pode "se apropriar" de algumas propostas e lançar como suas.

<a href="https://www.youtube.com/v/5yHwLegE1gg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/5yHwLegE1gg</a>

Saudações

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #669 Online: 24 de Maio de 2014, 04:14:03 »
Eu trabalho numa universidade federal, na época do governo do PSDB eles fizeram propaganda das reformas, mas na prática só tiraram certas coisas dos servidores (a bem da verdade, algumas coisas eram realmente vergonhosas) e arrocharam os salários (tipo uns oito anos sem reajuste). No último ano do governo FHC, numa tentativa desesperada de tentar eleger o SERRA, ele nos deu um plano de carreira, agora para o ano que vem a coisa vai ficar feia: a Dilma vai querer vingança pelas greves deste ano e o Aécio cheirador vai ser um novo FHC, mas para não dar nenhuma vantagem para os dois, vou votar num PCO da vida.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #670 Online: 24 de Maio de 2014, 10:14:31 »
Eu trabalho numa universidade federal, na época do governo do PSDB eles fizeram propaganda das reformas, mas na prática só tiraram certas coisas dos servidores (a bem da verdade, algumas coisas eram realmente vergonhosas) e arrocharam os salários (tipo uns oito anos sem reajuste). No último ano do governo FHC, numa tentativa desesperada de tentar eleger o SERRA, ele nos deu um plano de carreira, agora para o ano que vem a coisa vai ficar feia: a Dilma vai querer vingança pelas greves deste ano e o Aécio cheirador vai ser um novo FHC, mas para não dar nenhuma vantagem para os dois, vou votar num PCO da vida.

Você considera o PSDB e o PT igualmente ruins, então. Se é isso mesmo, saiba que está cometendo um erro grave.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #671 Online: 24 de Maio de 2014, 10:34:49 »
Então, lá vai.

Trata-se de uma entrevista do Aécio Neves dada à TV UOL. Desconsiderando os momentos (muitos) em que ele dá alfinetadas no atual governo, gostaria de saber a opinião de vocês sobre as propostas sugeridas (evidentemente se o forista se predispor a assistir ao video).

Eu, particularmente, gostei. Só achei que ele antecipou muita coisa e pode ter entregado o ouro ao bandido e o PT pode "se apropriar" de algumas propostas e lançar como suas.

<a href="https://www.youtube.com/v/5yHwLegE1gg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/5yHwLegE1gg</a>

Saudações

Acho muito difícil o PT se apropriar dessas propostas porque quase todas elas vão contra tudo o que o PT vem fazendo.

Ele falou que vai cortar metade dos ministérios logo "na largada". Isso não há a menor possibilidade do PT defender.

Não tem como tudo isso que o Aécio está falando não soar como música para nossos ouvidos já calejados pelos discursos da Dilma.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #672 Online: 24 de Maio de 2014, 11:02:36 »
Essa não dá para não postar!

Óbvio que se trata de 20 anos, mas o texto deixa claro que a política focada no consumo, em detrimento de investimentos no setor produtivo, é o caminho por onde a inflação faz seu curso. E vejam no texto que, se não fosse o plano real, a coisa estaria terrível!

Após 20 anos, real perde poder de compra, e nota de R$ 100 vale só R$ 22,35393
Sophia Camargo
Do UOL, em São Paulo 18/02/201406h00 > Atualizada 18/02/201414h22

Ao longo de quase 20 anos do Plano Real, a inflação acumulada desde 1/07/1994 até 1/2/2014, medida pelo IPCA, foi de 347,51%.  Assim, um produto que custava R$ 1,00 em 1994 custa hoje R$ 4,47.

O matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho afirma que, em decorrência desse fato, a cédula de R$ 100,00 perdeu 77,65% do seu poder de compra desde o dia em que passou a circular. Com isso, o poder aquisitivo da nota de R$ 100,00 é hoje de apenas R$ 22,35.

A perda desse poder aquisitivo é calculada por uma fórmula matemática na qual se divide o valor nominal da moeda pela taxa de inflação somada a 1. Quem quiser aprender a calcular a perda do poder aquisitivo da moeda pode acompanhar a explicação do professor Dutra no seu blog.

"O real foi reduzido a quase um quinto do valor em 20 anos", diz o professor. "Mas isso ainda é uma vitória. Porque mesmo passados 20 anos, ela ainda mantém um certo poder aquisitivo. O histórico anterior era de uma inflação que chegava a 5.000% ao ano."

A garoupa virou lambari

"Com essa desvalorização, se o indivíduo ganhava R$ 100 em 1994 agora precisa de R$ 400 para poder atender aos seus desejos", diz o professor de Economia do Insper Otto Nogami. "A garoupa virou um lambari", referindo-se ao peixe que estampa a nota de R$ 100.

A onça também virou um gatinho –a nota de R$ 50 hoje tem o poder de compra de R$ 11,17. Em 20 anos, o valor da moeda de R$ 0,01 praticamente desapareceu.

Isso se deve por conta do efeito da inflação sobre o poder de compra. "A inflação é o  termômetro que mede a diferença entre o desejo de consumir e a capacidade de produzir", diz Nogami.

Quando o desejo de consumir é maior do que a capacidade de produção, os preços sobem.

Inflação é problema crônico no Brasil

O crônico problema brasileiro com a inflação está, portanto, na incapacidade de o país produzir o suficiente para atender à demanda reprimida, ou seja, àqueles que querem consumir e pagam por isso.

"Há também um incentivo inconveniente e imprudente por parte do governo de estimular compras sendo que não há a produção necessária para atender o consumo.

Outro fator que estimulou a inflação foi a queda abrupta da taxa de juros até 2012. A oferta de crédito fez com que as pessoas se sentissem mais "ricas". "O brasileiro partiu para o consumo desenfreado, se endividou, se tornou inadimplente.  E a conta para pagar veio.

Como sair dessa situação?

É simples, diz o professor Nogami. A primeira providência é investir no setor produtivo para adequar as necessidades de produção ao consumo.

O segundo item importante é o investimento em educação. Incluir na grade curricular conceitos fundamentais de finanças pessoais. Ensinar a importância de poupar.

"Sonhos de consumo podem e devem ser realizados, mas mediante um planejamento. Primeiro economizar para realizar o sonho e não antecipar o sonho usando empréstimos e financiamentos que no médio prazo reduzem sua capacidade de consumir", diz.

E, quando o produto estiver caro demais, deixe-o na prateleira. Afinal, quando o produto sobra, as liquidações aparecem.

fonte: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2014/02/18/apos-20-anos-real-perde-poder-de-compra-e-nota-de-r-100-vale-so-r-2235.htm#fotoNav=1

Aconselho entrar no link para visualizar algumas ilustrações interessantes que existem no site.

Saudações

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #673 Online: 24 de Maio de 2014, 11:15:57 »
Então, lá vai.

Saudações

Acho muito difícil o PT se apropriar dessas propostas porque quase todas elas vão contra tudo o que o PT vem fazendo.

Ele falou que vai cortar metade dos ministérios logo "na largada". Isso não há a menor possibilidade do PT defender.

Não tem como tudo isso que o Aécio está falando não soar como música para nossos ouvidos já calejados pelos discursos da Dilma.

Quais os partidos ele vai formar coalizão?

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #674 Online: 24 de Maio de 2014, 11:16:37 »

Você considera o PSDB e o PT igualmente ruins, então. Se é isso mesmo, saiba que está cometendo um erro grave.

Vejam bem, o que vou colocar agora não é um crítica direta a ninguém nem uma ofensa a qualquer setor trabalhista. Eu mesmo sou funcionário concursado de uma empresa federal de economia mista do ramo financeiro (entendedores entenderão), logo, embora regido pela CLT, posso me considerar, de certa forma, servidor federal.

O maior receio que verifico junto aos colegas e conhecidos que são servidores é o de, uma vez retomado o poder pelo PSDB, as privatizações voltem a acontecer, ameaçando (como no passado) seu empregos e cargos. Também alegam que o arroxo salarial, os assédios morais e as arbitrariedades do passado (entenda-se governo FHC) votarão à todo vapor!

Não sei até que ponto essa ameaça é uma ameaça de fato. Mas penso que um profissional não deve ter esse tipo de medo e deve confiar em seu taco, no dizer popular. É fato que, a depender do setor público, o funcionário se distancia muito das exigências de mercado, em grande parte graças ao comodismo que é adquirido no setor.

Em contrapartida, receios dessa ordem não são verificados entre os profissionais liberais ou outros setores produtivos, ditos privados. No final das contas, esses últimos são em número muito superior ao dos servidores públicos. Como é possível que, uma mesma proposta política (simbolizada pelo PSDB), possa ser tão bipolar? É, de fato, tão danoso para o país que uma iniciativa mais "liberal" (embora o PSDB não seja tão profundamente liberal) seja implementada?

Gostaria da opinião de vocês.

Saudações

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!