Diegojaf,
você poderia tecer alguns comentários acerca da gestão Aécio em Minas?
Foi bom no ponto de vista que regularizou a situação de MG, economicamente falando, Minas deixou de ser o país caloteiro e conseguiu atrair bastante investimento do exterior, o que deu uma ajuda na infraestrutura em geral.
Administrativamente também, ele cortou um monte de gente, isso causou a fúria de muitos funcionários públicos que, em geral, não aprovam ele porque ainda possuem aquela ideia de que serviço público é pra ter benefícios de rei e não ter que dar nada em contrapartida e ele acabou acabando com várias coisas que eles consideravam regalia (quinquênios, por exemplo). Instituiu programas de desempenho e cumprimento de metas e investiu pesado na segurança pública com relação a salários, equipamentos e veículos. Na saúde tivemos alguns programas de atenção básica, mas estrutura na saúde e na educação tiveram pouca melhoria se compararmos com segurança pública.
O relacionamento dele com o legislativo sempre foi excelente, então ele não teve problemas pra aprovar nenhuma proposta e a mídia local é completamente amordaçada pelas alianças dele, então a realidade das coisas é meio complicada, tem muita treta nos sussurros, mas pouca coisa efetivamente vem à tona. É muito difícil dizer o que é verdade e o que é lenda. Nas eleições de 2010, por exemplo, eu trabalhava na inteligência e vi com meus olhos quando gente do Serra apareceu aqui e logo em seguida ele desistiu da campanha. O pessoal mais próximo disse que eles tinham um dossiê com muita coisa sobre ele, então alguma coisa deve ter. Se é de cunho pessoal ou político, fica complicado dizer.
Como você é de BH, acredito que você pode nos dar uma visão simplificada de como poderia ser uma gestão Aécio no Brasil.
Saudações
A questão em BH é que ele e o Pimentel (PT) eram abertamente aliados, tendo inclusive se unido para a eleição do Márcio Lacerda como sucessor do Pimentel. Os três apareciam juntos nas campanhas e nos palanques, foi algo bem atípico.
Com isso, as políticas estaduais foram implementadas sem dificuldades em BH e as municipais recebiam as verbas necessárias sempre que precisavam, então, apesar de serem partidos diferentes, o PSDB e o PT agiram harmoniosamente em BH e os resultados positivos foram vários, fica difícil dizer com segurança o que era política do município e o que era do estado.
Apesar de ainda ter muita coisa pra se fazer por aqui (as regiões metropolitanas caíram muito depois das eleições municipais últimas), no geral foi positivo porque o Estado tava horrível quando ele pegou e está equilibrado desde então.
Mesmo sendo funcionário público, eu não vejo como ruins cortes como aposentadoria integral (desde que eu possa decidir como investir o valor excedente ao teto da Previdência) ou de aposentadoria com mais tempo de serviço. O mesmo pra exigência de produtividade e cumprimento de metas, mas como foi feito aqui, sem que houvesse uma mudança nas condições de trabalho, é pura ilusão.
Você não diminui a criminalidade na canetada, instituindo prêmios. O que vai acontecer, como eu já disse em outros tópicos é que gente que quer ganhar a bonificação vai agir individualmente pra melhorar índices e isso vai refletir positivamente no quadro geral. Na minha opinião, é o que aconteceu aqui. Muitos dos índices são impossíveis de se determinar com confiança.
Então no geral, foi bom economicamente de forma concreta.
Quanto à formação dos secretários, foi algo extremamente técnico e não ocorreram alianças, como vemos no PT hoje. O apoio que ele tinha na Assembleia Legislativa era decorrente de outro tipo de incentivo, mas que englobava todos os partidos, oposição inclusive. Politicamente ele soube trabalhar com alianças mesmo entre adversários históricos e isso trouxe resultados positivos onde ocorreu. Inquestionável. Mas isso eu atribuo ao trabalho conjunto, não isolado.
Quanto à eficiência do funcionalismo, foi bom de forma idealizada, mas com operacionalização fraca com resultados questionáveis. Eu gosto de ver gente preguiçosa perdendo benefício em qualquer lugar, então, pra mim isso foi ótimo.