mas se o mesmo tipo de eleição de Cuba é VZ fosse feito em um regime de direita, seria ditadura. Já vi, neste fórum, gente defendendo a VZ e dizendo que o EUA não é uma democracia porque, claro, sempre podemos criticar algo.
Mas não espere de um esquerdista que critique sua ideologia.
Muitos que dizem que os EUA não é democracia se baseiam no conceito de eleições indiretas. Ou seja, se você dominar os meios de comunicação, suprimir toda a oposição, mentir na TV, fechar jornais que criticam o governo, influenciar as decisões do judiciário, comprar o legislativo para legislar em causa própria e até roubar na contagem de votos, MAS FIZER A ELEIÇÃO, você é uma democracia.
Agora, se você dá todo o tipo de liberdade pro cidadão, incluindo o de criticar duramente o governo, andar armado e decidir por leis específicas em cada Estado, mas a votação do executivo for feita pelos seus representantes que você votou diretamente, aí não é uma democracia.
Aí eu pergunto, que valor tem o conceito de democracia quando ele é distorcido desse jeito? E mais, como confiar num partido que defende a democracia quando ele considera a Venezuela uma "democracia até demais", mas palavras do nosso messias?