Sempre vejo pessoas que ficam de "mimimi" em casos como esse e a primeira coisa que me vem a cabeça é HIPOCRISIA.
Pode ser, hipocrisia é algo que existe muito mesmo, mas é preciso evidenciar como nesse caso, de quem está com "mimimi" nesse caso, que sou eu, estaria sendo hipócrita.
É bom ter em mente que até mesmo casos extremos como tirar a vida de outra pessoa pode ser, não somente justificável, mas aceitável.
Sem dúvida nenhuma, em casos de legítima defesa, por exemplo.
Tudo depende do contexto e das circunstâncias do caso, e nesse caso, dado o atual estado de quase completa ausência do estado, tanto no exercício de sua função preventiva, quanto no de sua função punitiva, de provedor de justiça
Aqui começa o problema todo, a tentativa de justificar o ato, colocando a culpa num terceiro. Primeiro o estado não está completamente ausente, aliás ele é bem presente na vida de todo mundo, todo dia. O que existe são falhas, lacunas, algumas piores outras nem tanto.
No caso da segurança pública, existe polícia, existe justiça e não vivemos num faroeste total, mas existem grandes problemas, problemas que não justificam que outras pessoas queiram fazer justiça própria contra outros. Justiceiros são criminosos, e nunca agem com justiça e respeito às leis.
e, como consequência disso toda essa sensação de impunidade à criminalidade que eu, você e toda a população vivencia; qualquer um que, levando todo esse contexto em consideração, se ache no direito de, em situações como essa, exigir desta população que se comporte de forma diferente estará sendo, no mínimo, hipócrita.
Pois a hipocrisia é toda sua que acha que diante de um cenário problemático, está acima da própria lei, dos direitos humanos, e do direito inalienável de qualquer pessoa de se defender de uma acusação perante um tribunal, é um autoritarismo de cunho facista. "Vamos amarrar criminosos em postes e espancá-los, já que
pra mim o Estado é ausente."
Se vivêssemos num estado onde a justiça funcionasse como devido, eu seria o primeiro a condenar atos desse tipo.
Adivinha? Todos os dias pessoas são presas, julgadas e condenadas...em massa.
A ausência do estado não apenas justifica, mas legitima a autotutela, da mesma forma que a legitimou durante todo o período anterior à existência do estado-juiz.
Primeira coisa, prove que o Estado é ausente de tal modo que exista essa legitimidade que você propôs. Segundo, nada justifica a justiça com as próprias mãos.