Eu mesmo não acho que um bandido tenha que ser tratado de modo polido e educado, mas tampouco acho que ele deva ser espancado amarrado em um poste.
Você entendeu a pergunta, mas não faz a menor ideia de como respondê-la.
Esse o é o mal do politicamente correto: vou concordar porque a maioria não quer colocar o pé na água fria.
Eu não aprovo violência, mas o que fazer com uma população que já não suporta mais a bandidagem?
É preciso sair de cima do muro para responder isso.
A ponto aqui é: uma pessoa disposta a atingir seus objetivos (no que tange crimes), deixou de lado a muito tempo qualquer regra de respeito e/ou conduta para com os outros,
Não mesmo, o cerceamento da liberdade é uma violência sem dúvida, mas não é física, que pode ser irreversível. O cerceamento da liberdade deve ser acompanhada do direito irrestrito da pessoa de habitar o local respeitando-se o direito básico para a sobrevivência, como comida decente, espaço mínimo para sobrevivência adequada, banhos de sol, exercício físico, disciplina e quem sabe trabalho produtivo, sem isso não há controle sobre a violência.
Trabalho produtivo é, senão a única forma de amenizar a inutilidade de um criminoso.
Regeneração vem com Capacitação e Educação; e não creio que nosso Estado esteja disposto a educar ninguém, sejam de bem, seja um criminoso.
Esse é o principal problema de quem acha que bandidos não devem ter seus direitos humanos respeitados ( não sei se é seu caso, sinceramente). Os direitos humanos não são para garantir vida boa aos criminosos, e sim o meu, o seu, a da sua família e de toda a população, porque cada um pode ter um tipo de moral diferente, religiosos podem achar que ateus são criminosos, esquerdistas podem achar que direitistas são criminosos, e assim fulano pode achar que alguém que trafica drogas tem que ser condenado a pena de morte, ciclano pode achar que tem o direito de espancar um ladrão até a morte, ou até mesmo o esquerdista pode achar que o direitista tem que apanhar porque ele é um explorador capitalista, ou o contrário ( e isso existe você sabe) e assim por diante. E diante de um poder um pouco maior na mão de pessoas que não tem esse entendimento, o facismo, o totalitarismo, ou o linchamento físico puro e simples é um prato cheio.
Antes de entupir criminosos de Diretos, que tal melhorar a Educação? Ou vamos sempre ter que invocar mais e mais direitos para os criminosos, já que não podemos resolver a causa, mas somente remediar o efeito?
Desculpe-me, mas volto a ressaltar: para uma população amedrontada que até para ir a escola -- aprender mal -- tem que lidar com bandidos, o sentimento que fica na cabeça destas pessoas pode ser algo como:
"poxa... para bandido tem até bolsa cadeia... E eu mal tenho uniforme para estudar..."Compreendeu a diferença? Todo nós sabemos que a população carcerária é infinitamente menor que a população de bem, mas o ponto aqui é o sentimento de IMPUNIDADE... Se você não der uma saída para alguém -- ou um grupo --amedrontado, é provável que este possa avançar com violência.