Enquete

Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?

Ateu
44 (57.9%)
Agnóstico (e/ou ignóstico)
18 (23.7%)
Teísta (e/ou fideísta, panteísta, deísta etc.)
14 (18.4%)

Votos Totais: 75

Autor Tópico: [Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?  (Lida 29084 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:[Enquete] Você se considera ateu, agnóstico ou teísta?
« Resposta #325 Online: 22 de Maio de 2015, 20:57:23 »
Resumindo o que nosso realmente indispensável colega Cientista falou(algo nem tão olímpico, contra intuitivo assim): ateu ---> 'a' = sem, 'teu' = deus.  Ateu = sem deus.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 22 de Maio de 2015, 21:02:44 »
Resumindo o que nosso realmente indispensável colega Cientista falou(algo nem tão olímpico, contra intuitivo assim): ateu ---> 'a' = sem, 'teu' = deus.  Ateu = sem deus.

Podemos ser sem deus, mas deus é com você. Ele te ama.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #327 Online: 22 de Maio de 2015, 21:33:46 »
O Sergiomgbr parte da corrente filosófica de que na verdade a espécie humana ainda seria mais propriamente chamada de Homo credus, havendo apenas raríssimos exemplares de Homo sapiens, e talvez apenas um indivíduo Homo sapiens scientificus. Conseqüentemente todos os demais são crentes, inclusive os agnósticos.
Mas  homo sapiens scientificus (sapiens = "ciente(de)") não seria um pleonasmo?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #328 Online: 27 de Maio de 2015, 00:47:37 »
Senhoras e senhores, uma coisa me veio na mente aqui.
Sabendo que existem deuses, sim senhoras e senhores, deuses existem! É possível declarar-se ateu?
É claro que sim.
Mas é cada pergunta...  não, mi Chefian?   Ora, se é possível declarar-se ateu até na realidade de deuses não existindo!...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #329 Online: 27 de Maio de 2015, 01:21:59 »
Como disse  Richard Dawkins: " o ateísmo não é uma postura coerente com uma posição científica",

Porque implica em total certeza onde tal certeza é impossivel.

Agnosticismo é mais cientifico.
Muita coisa já foi dita aqui sobre essa salada de assunções sobre o que seja ateu, ateísmo e agnosticismo, principalmente pelo forista Cientista, Pedro, de modo que pra quem leu tudo, isso que você escreveu aí é meio que como um "ihhhhhhhhhh isso de novo???"
De fato, "isso aiiiiiiiinda!!!"

Sempre é divertido ver:

("agnosticismo é mais cientíííífico") que a palavra podia (PODE!) alternativamente ser 'acienti(ci)smo'! ("acienticismo é mais cientíííífico")  kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

e...

Que "certeza é impossível" mas não (ter certeza) de que "certeza é impossível".  hahahahahahahahaha  Já perguntei mais de meia dúzia de vezes por aqui de onde vem essa certeza de que não pode haver certeza. Já fui insultado, ameaçado e agredido por perguntar, de modo a eu ter ficado com medinho até de comentar... mas o fato é que...  ninguém nunca reponde!  hahahahahahahahahah...

Como disse  Richard Dawkins: " o ateísmo não é uma postura coerente com uma posição científica",

Muita coisa já foi dita aqui sobre essa salada de assunções sobre o que seja ateu, ateísmo e agnosticismo, principalmente pelo forista Cientista, Pedro, de modo que pra quem leu tudo, isso que você escreveu aí é meio que como um "ihhhhhhhhhh isso de novo???"

Verdade, antes de ler a mensagem do Sergio eu tinha dado até uma suspirada, como que me preparando para uma longa jornada já feita no passado.
Passado, presente, futuro...  Não houve "jornada" nenhuma para "trilhar de volta" -- ninguém saiu dos lugares onde se encontram.

Imagine uma escala de 0 a 10, onde 0 a pessoa não acredita em deus de jeito nenhum, e 10 a pessoa tem certeza que Deus existe, e conversa com ele normalmente.

Me diga como você distribuiria o ateísmo, agnosticismo e crença nesta escala. Seria 0 o ateísmo e 10 a crença, e a grande faixa de 1-9 o agnosticismo?
O agnóstico fica lá em 10^(+)18. Pergunte ao Germanus Silverius.

Ahn, o colega poderia por favor mencionar o link para tais tópicos? :)
É que ainda não achei o fundo do poço da curiosidade.
Até posso, mas tanto quanto, tu mesmo podes pesquisar na sessão de busca. Pesquise por exemplo, "ateu" e digite o nome do forista Cientista.

Vou pôr um ou dois resultados aqui pra constar, os outros você mesmo procura, ok?

../forum/topic=27865.225.html#msg820336

../forum/topic=26965.75.html#msg715037
Não precisa ir tão longe. Basta dar uma olhada por esse aqui mesmo.

O Sergiomgbr parte da corrente filosófica de que na verdade a espécie humana ainda seria mais propriamente chamada de Homo credus, havendo apenas raríssimos exemplares de Homo sapiens, e talvez apenas um indivíduo Homo sapiens scientificus. Conseqüentemente todos os demais são crentes, inclusive os agnósticos.
Hahahahahahahhahahahaha...  "Correntes filosóficas" até sobre classificações objetiváveis   ...e objetivamente observadas! A vontade de provocar sem talento para a coisa dá nisso!  hahahahahahahaha...

Esse "talvez apenas um indivíduo" refere-se a um exemplar vivo hoje. Sim, muito provavelmente...

Podemos ser sem deus, mas deus é com você. Ele te ama.
Curioso é que obviamente o termo foi cunhado por crentes para aplicar no mínimo o contrário desse "bom desejo".

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #330 Online: 08 de Junho de 2015, 23:19:22 »
Será que esse video ajuda entender melhor diferença entre ateu e agnostico?

<a href="http://www.youtube.com/v/rFEsas5vaAA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/rFEsas5vaAA</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!