Skepticós
Aquele que diz, "eu acredito que deus(es) não existem, esta é a solução para a questão sobre a existência de deus(es): ele(s) simplesmente não existe(m)". Este cara é evidentemente um ateu, mas não poderia ser segundo a sua definição, forista Comandante, por que ela não aceita ateus que admitem soluções ou que possuam crenças
Neste seu exemplo, vejo que talvez eu não tenha me feito entender, ou talvez vc não tenha dado a devida atenção ao que eu ja havia dito em postagens anteriores deste assunto.
Primeiramente, não julgue que eu tenha distorcido qualquer coisa, pois a mesma acusação posso fazer a você. Nós estamos debatendo tema em que pensamos de forma diferente. Aliás, não considero vc um bom júri para julgar quem está argumentando corretamente, logicamente, interpretando certo ou errado determinado assunto. Acho melhor vc se ater a suas argumentações do que a seus julgamentos. Numa boa, não me leve a mal.
Esclareço que quando digo "não ter crença em deus" ou "ausência de crença", não me refiro a ser desprovido de qualquer noção sobre o tema como se nunca tivesse escutado falar na palavra deus (aí sim se encaixariam bebês e insetos rsrs, mas eu não sou a favor que estes sejam tidos como ateus, como muitos argumentam), mas não ter crença em deus é algo que possa vir de uma perda de credibilidade sobre a questão, por exemplo, "eu acreditava em deuses, mas por suspeitar dos argumentos que os sustentavam, deixei de ter a crença". Ou alguém que digamos, nunca tenha ouvido falar em deuses, ao conhecer o conceito e os respectivos argumentos, possa compreender a idéia e compreender a crença de seu interlocutor, mas simplesmente não concordar que as premissas levem a determinada conclusão. Isto é, como vc disse antes, um posicionamento consciente-racional, mas não necessariamente uma negação categórica.
O que quero dizer é que, ao contrario do que vc parece afirmar..... não crer, não é necessariamente sinônimo de negar.
Dito o acima, nas paginas 7 e 8 do tópico 'Agnosticismo é Ateísmo?' eu disse que
"não ter crença que algo exista, é a primeira condição antes de se assumir tal negação. Por isso que descrença é a forma mais básica de ateísmo", e
"(...) A conclusão que tenho disso tudo é a de que ateísmo é basicamente não ter crença em deuses. A partir disso, vem suas vertentes".
Ou seja, todo ateu precisa primeiramente, digamos assim, perder a credibilidade nos argumentos que sustentam a existência de deuses, isso tira sua eventual crença, ou se nunca teve, mantém sua descrença.... o que é a forma mais básica de ateísmo. Sendo uma pessoa que não possui crença em deuses, dentre os motivos sendo alguns dos exemplos acima, o ateu pode se ramificar tanto para uma postura indiferente, quanto para uma postura militante, que nega a existência de deuses, dando o que vc chama de "solução" para a questão (precisamente o seu exemplo que destaquei), ou nega categoricamente a existência de determinado deus como Dawkins que se dedica exclusivamente a negar de forma argumentativa a existência do Deus judaico cristão.
Por isso também enfatizo o exemplo de que a ausência de crença na existência de corvos brancos, qualquer um entenderia o conceito de um corvo branco, mas não crer por insistente falta de um único exemplar da ave nesta cor, não significa negar que possam existir. Mostre um e obviamente passaremos a aceitar.
Observe os dicionários de filosofia em que negação categórica é apenas uma das definições históricas ateísmo. Panteísmo foi tido como ateísmo em certas ocasiões, simplesmente por ser uma concepção diferente de divindade. Outras, nem considera o ateísmo ser uma negação da existência de deuses, mas sim ausência de sua intervenção no mundo. Dentre outras variações. Isso só olhando naquele seu dicionário. Por isso, eu nunca disse, ou nunca descartei outras variações, nem mesmo a negação categórica... contrário do que vc me acusa. Agora se vc ciente das variações do conceito de ateísmo, opta por utilizar uma única, a mais engessada possível, realmente fica difícil entrar em qualquer consenso.
Sendo assim, aqueles agnósticos que não compartilham de crença em deuses, são essencialmente ateus, pois enquanto agnosticismo trata do conhecimento/desconhecimento, ateísmo está relacionado a crença/descrença, e ambas noções não são auto-excludentes.