Autor Tópico: Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games  (Lida 28806 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Feminista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games
« Resposta #225 Online: 24 de Março de 2015, 18:38:54 »
Não exatamente. A uniformidade de pensamento se dá devido às limitações do cérebro feminino e pela comunicação química/feromonal -- o mesmo mecanismo responsável pela sincronização da menstruação. É uma mente-colméia.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #226 Online: 24 de Março de 2015, 19:10:10 »
Feministas são um grupo único formado por uma única pauta e com representantes eleitos por todas as feministas? Ou isso é um espantalho criado para os MRAs baterem?
Não... Feministas não são nem todas as... São todos os... E e obvio que não são todos iguais. Principalmente se aceitarmos que gente como Christina Hoff Sommers e Camille Paglia possa ser chamada de feminista.

Mas parece que os MRAs ( ou feministas de igualdade como a Christina H Sommers chama... Ou ultraigualitaristas como eu chamaria... Ou egalitarians como alguns preferem... Ou antifeministas... ) são todinhos iguais, ne mesm...?
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 19:12:48 por Donatello van Dijck »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #227 Online: 24 de Março de 2015, 19:21:03 »
Feministas são um grupo único formado por uma única pauta e com representantes eleitos por todas as feministas? Ou isso é um espantalho criado para os MRAs baterem?
Não me lembro dede eu ou o Lorentz termos dito em algum momento que feministas fossem um grupo homogêneo ou que seguissem uma única pauta. O que eu disse foi apenas que a luta contra os padrões de beleza femininos vigentes, embasado na crença de que estes padrões são frutos de uma sociedade patriarcal e opressora, fazem parte da pauta de feministas (não está dito, explícito ou implicitamente que sejam todas e nem quais sejam).

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 24 de Março de 2015, 19:21:44 »
MRAs serão bem mais parecidos até por serem muito menos numerosos, a menos que se conte gente que "acredita" em frases de pára-choques de caminhão como MRAs.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #229 Online: 24 de Março de 2015, 19:29:11 »
Não me lembro dede eu ou o Lorentz termos dito em algum momento que feministas fossem um grupo homogêneo ou que seguissem uma única pauta. O que eu disse foi apenas que a luta contra os padrões de beleza femininos vigentes, embasado na crença de que estes padrões são frutos de uma sociedade patriarcal e opressora, fazem parte da pauta de feministas (não está dito, explícito ou implicitamente que sejam todas e nem quais sejam).

Abraços!

Então existem feministas que usam esmalte, feministas que não usam esmalte, feministas que são contra o esmalte e feministas que não tem nada contra o esmalte, certo? Então dizer que "feministas não usam esmalte" é um esteriótipo idiota. Você só esta confirmando o que eu disser.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #230 Online: 24 de Março de 2015, 19:34:17 »
Sim, é uma afirmação que falha mediante uma análise rigorosamente lógica. Mas faz sentido se e excluirmos as exceções e relevarmos que boa parte das feministas se enquadram no estereótipo citado.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #231 Online: 24 de Março de 2015, 19:37:30 »
Sim, é uma afirmação que falha mediante uma análise rigorosamente lógica. Mas faz sentido se e excluirmos as exceções e relevarmos que boa parte das feministas se enquadram no estereótipo citado.

Boa parte? Apresente os números, por favor. Tenho certeza que um rapaz tão apegado a números e estatísticas não iria fazer uma afirmação leviana baseada em esteriótipos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #232 Online: 24 de Março de 2015, 19:39:29 »
MRAs serão bem mais parecidos até por serem muito menos numerosos, a menos que se conte gente que "acredita" em frases de pára-choques de caminhão como MRAs.
Cara, eu vejo uma distancia do discurso da CHS em relação ao dos Bufalos da vida tão grande quanto da mesma para o discurso do Barata... Mas...

E mesmo entre MRAs mais maindtream há uma boa variação entre gente como Christina, Camille e Warren...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 24 de Março de 2015, 19:40:15 »
Feminists and Makeup

When second-wave feminism swept across the U.S. in the late 1960s and '70s, feminists urged their fellow women to discard anything that men might use to objectify them. By putting on makeup and dressing in a certain way, these feminists argued, women were only submitting to a patriarchal culture that sought to exploit them for their beauty, not their brain. Stop trying to appeal to men with makeup and fashion was the rallying cry of radical feminists.

[...]

Today, feminists are still divided on the makeup issue. On the one hand, the issue of choice is important to many feminists, which means that a woman should be able to decide to wear makeup for herself without anyone else assuming that she's a floozy. On the other hand, many men and women are concerned about the messages implied within cosmetics advertising and television shows. They argue that women are being sold the idea that they're imperfect and need to be fixed, which can only happen if they continue to buy certain products. And will the line continue to move in a culture obsessed with youth and beauty? Will everyone be expected to get plastic surgery once foundation can no longer hide the signs of aging?

Perhaps most worrying to critics of the cosmetic industry is the trend of younger and younger girls using makeup. If makeup really does serve to signal other males of female fitness, then does wearing lip gloss and blush sexualize girls too soon? Do they stand at the precipice of a life filled with unhappiness and body angst? If makeup is possibly toxic to adults, then how toxic will it prove to be on young skin?

...

http://people.howstuffworks.com/about-makeup7.htm

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #234 Online: 24 de Março de 2015, 19:46:39 »
Ahhh... Sim... Não pesquei que quando você disse sobre frases de parachoque tava falando dos bufalos... Mas ai eh o mesmo que dizer que tirando o Barata, o Juca e os feministas parecidos com eles (ou seja... O grosso dos que se autointitulam assim) e deixando so a Christina Hoff Sommers e os feministas próximos dela o feminismo eh um movimento muito parecido com o MRA :P

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 24 de Março de 2015, 19:48:53 »
Pior que eu não duvido nada se isto dai tiver a adesão não apenas de um pequeno nicho, mas de um grupo suficiente para forçar a empresa em questão vir a público se retratar por um ato de sexismo e misoginia que eles na verdade não cometeram. Isso já aconteceu, p. ex., com o desenhista daquela capa da Batgirl, não duvido nada acontecer de novo com esta campanha publicitária desta marca de esmaltes.

Se eles não toparem se retratar, o que pode acontecer? As feministas pararem de comprar esmaltes? Elas nem devem comprar mesmo.  :?

Porque são todas lésbicas feias, é isso? Mais algum esteriótipo que você e queira compartilhar?

Lésbicas não usam esmalte?  :o

Segundo o Lorentz feministas não usam esmaltes. Eu chutei que a correlação que ele fazia era essa, se errei e a correlação é outra, ele pode explicar melhor.

Lorentz, porque feministas não compram esmaltes? Qual é o seu esteriótipo de feministas? Você tem mais esteriótipos que queira dividir agora, para evitarmos futuras confusões?
Acho que ele esta insinuando sobre uma das pautas feministas, que é o combate aos padrões de beleza que elas acreditam serem socialmente impostos as mulheres por uma sociedade patriarcal visando unicamente a agradar aos homens. Ter corpo malhado, seios e glúteos turbinados, pele depilada, unha feita (inclui esmalte), rosto maquiado, roupas sensuais e etc., fariam parte deste padrão de beleza combatido por feministas. Agora, se o contrário disso é a feiura, ai já é outra história. Mas o fato é que, levando isso em conta, o que o Lorentz disse faz todo sentido, por que neste caso, feministas não seriam mesmo o público alvo dos produtos desta marca, já que elas não o usam.
Na mosca. Eu escrevi, obviamente num tom de brincadeira, que as feministas não usam esmaltes não por serem horrorosas e lésbicas (segundo o Barata), mas porque usar esmaltes e maquiagens de certa forma só serve para torná-las mais sensuais para os homens que elas combatem.

E esta ideia é ridícula porque a própria feminista que este tópico faz referência faz uso de maquiagens (e é uma gatinha):

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #236 Online: 24 de Março de 2015, 20:01:36 »

Boa parte? Apresente os números, por favor. Tenho certeza que um rapaz tão apegado a números e estatísticas não iria fazer uma afirmação leviana baseada em esteriótipos.
Disse boa parte justamente por não saber quanto exatamente, por isso também fui sensato o suficiente para não dizer "a maioria das feministas se enquadram no estereótipo citado". hehe

Agora sejamos ambos honestos, a militância mobilizada no combate aos padrões de beleza vigentes não é uma pauta comum entre feministas, e não é comum que elas acreditem que estes padrões de beleza são construídos por uma sociedade patriarcal, com objetivo de satisfazer os prazeres masculinos?

Não sei dizer quantas, mas podemos concordar que boa parte das feminista pensam assim, ou não?

EDIT: O Buck postou um texto que corrobora o que eu disse (apesar de também não trazer números, até por que acho que eles não devem existir -no sentido de alguma equipe de pesquisadores terem estudado tal fenômeno dentro do movimento-).
« Última modificação: 24 de Março de 2015, 20:09:06 por Skeptikós »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #237 Online: 24 de Março de 2015, 20:03:34 »
Quanto é "uma boa parte? Pra saber se é uma boa parte eu preciso saber o total e quantas pessoas pregam isso.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #238 Online: 24 de Março de 2015, 20:07:13 »
Quanto é "uma boa parte? Pra saber se é uma boa parte eu preciso saber o total e quantas pessoas pregam isso.
Dos grupos feministas que frequento nas redes sociais no minimo uns 80% deles (jogando baixo) já fizeram alguma crítica aos padrões de beleza feminino vigentes e se apresentam como combatentes assumidos destes padrões (incluindo o boicote a produtos de beleza que estes grupos acreditam contribuir para o fortalecimento destes padrões "opressores" de beleza).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #239 Online: 24 de Março de 2015, 20:08:42 »
Dos grupos feministas que frequento nas redes sociais no minimo uns 80% deles (jogando baixo) já fizeram alguma crítica aos padrões de beleza feminina vigentes e se apresentam como combatentes assumidos destes padrões (incluindo o boicote e=a produtos de beleza que estes grupos acreditam contribuir para o fortalecimento deste padrão "opressor" de beleza).

E do total de feministas existentes no planeta Terra?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #240 Online: 24 de Março de 2015, 20:11:23 »
Como eu disse, não acho que exista qualquer estudo sobre o assunto, que dirá então um estudo com amostragem global. Mas o que me parece, é que a militância contra os ideais de beleza vigentes é uma pauta comum no movimento feminista. Você concorda com isso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 24 de Março de 2015, 20:12:49 »
Ahhh... Sim... Não pesquei que quando você disse sobre frases de parachoque tava falando dos bufalos... Mas ai eh o mesmo que dizer que tirando o Barata, o Juca e os feministas parecidos com eles (ou seja... O grosso dos que se autointitulam assim) e deixando so a Christina Hoff Sommers e os feministas próximos dela o feminismo eh um movimento muito parecido com o MRA :P

Tem umas feministas (no caso, mulheres mesmo), talvez rotuladas como "ex", além dessas listatadas (que acho que comumente são negadas mais ou menos como equivalente feminista de "uncle Tom"), que poderiam ser ditas "MRAs" de certa forma, por terem uma ótica mais verdadeiramente igualitarista (recentemente uma das pioneiras dessa "divergência" morreu de câncer, não me lembro o nome). Mas da mesma forma que as feministas mais radicais acabam contaminando o termo "feminista", ocorre com MRAs, talvez até em pior grau. Acho que se vê não raramente um bocado de homofobia e até coitadismo branco/racista.

Não vou encontrar facilmente nada agora, lembro de ter visto alguma coisa no tempo do google reader.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 24 de Março de 2015, 20:15:12 »
Dos grupos feministas que frequento nas redes sociais no minimo uns 80% deles (jogando baixo) já fizeram alguma crítica aos padrões de beleza feminina vigentes e se apresentam como combatentes assumidos destes padrões (incluindo o boicote e=a produtos de beleza que estes grupos acreditam contribuir para o fortalecimento deste padrão "opressor" de beleza).

Se for a maioria, você vai concordar ou vai perguntar depois: "E do universo?"?

Na verdade o percentual total não importa muito, obviamente o Skeptikos está criticando os segmentos mais radicais. Existem inclusive feministas que não raspam mais nenhum pelo do corpo. Quando fazemos críticas, geralmente pegamos os exemplos mais radicais, mais atuantes.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #243 Online: 24 de Março de 2015, 20:17:44 »

Tem umas feministas, talvez rotuladas como "ex", talvez incluindo as listatadas, que poderiam ser ditas "MRAs" de certa forma, por terem uma ótica mais verdadeiramente igualitarista (recentemente uma das pioneiras dessa "divergência" morreu de câncer, não me lembro o nome). Mas da mesma forma que as feministas mais radicais acabam contaminando o termo "feminista", ocorre com MRAs, talvez até em pior grau. Acho que se vê não raramente um bocado de homofobia e até coitadismo branco/racista.

Não vou encontrar facilmente nada agora, lembro de ter visto alguma coisa no tempo do google reader.
Acho que você esta se referindo a Karen DeCrow, que morreu de melanoma em junho de 2014.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #244 Online: 24 de Março de 2015, 20:21:25 »
Ah, então é usada a nossa percepção ao dizer " boa parte". Well, garanto que ninguém se importa quando qualificam os MRAs como um bando de virgens, socialmente ineptos, machistas e que incentivam o assédio sexual. Basta dizer que é "boa parte".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #245 Online: 24 de Março de 2015, 20:25:48 »

Se for a maioria, você vai concordar ou vai perguntar depois: "E do universo?"?

Na verdade o percentual total não importa muito, obviamente o Skeptikos está criticando os segmentos mais radicais. Existem inclusive feministas que não raspam mais nenhum pelo do corpo. Quando fazemos críticas, geralmente pegamos os exemplos mais radicais, mais atuantes.
Pois é, até por que considerar as que se declaram feministas (por que hoje é maistream ou cult se declarar feminista, e por isso muitas pessoas se declaram apenas para saírem bem na fita - como a Anitta p. ex.-) mas nem se quer conhecem a história do movimento e as pautas defendidas atualmente, ou que muito menos está envolvida na causa, como militantes estão, não podem serem ao meu ver consideradas ou incluídas como feministas (em qualquer amostragem estatística séria).

Ah, então é usada a nossa percepção ao dizer " boa parte". Well, garanto que ninguém se importa quando qualificam os MRAs como um bando de virgens, socialmente ineptos, machistas e que incentivam o assédio sexual. Basta dizer que é "boa parte".
Beleza, da próxima vez que eu criticar qualquer aspecto feminista eu citarei exemplos para você não me acusar de estar generalizando.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #246 Online: 24 de Março de 2015, 20:35:02 »
Citar exemplos não adianta, os exemplos serve para evidenciar que existem pessoas que pensam daquela maneira, mas não que representa o total e nem "boa parte" do total de uma categoria da qual não sabemos o número total de integrantes.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #247 Online: 24 de Março de 2015, 20:48:18 »
Se eu disser, "feministas atacam o ideal de beleza vigente" (e citar exemplos que corroborem isso) eu não estarei dizendo que todas as feministas fazem aquilo, mas sim que feministas fazem, e exemplos daquelas que fazem foram dados (sendo estes uma resposta para a pergunta, "quais ou quem?"). Correto?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #248 Online: 24 de Março de 2015, 21:38:03 »
As feministas, no geral, solicitam oq?

Ou não da pra falar sobre "as feministas"?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #249 Online: 24 de Março de 2015, 21:41:35 »
As feministas, no geral, solicitam oq?

Ou não da pra falar sobre "as feministas"?

Não da pra falar como um grupo coeso, assim como os ateus, existem milhares de pautas, milhares de visões de mundo, milhões de pessoas que se enquadram nessa categoria e que não pertencem a nenhum grupo. O que os ateus reivindicam? Se eu citar a ATEA ela fala em nome dos ateus? É justo dizer " Ateus pedem a morte do Papa" se algum grupo de ateus pedir a morte do Papa?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!