A solução mais fácil para os mass shootings nos EUA (devido à Segunda Emenda) é armar mais pessoas e incentivar o treinamento de todos no uso das armas, e em como reagir a um mass shooting.
Alguma evidência disso?
Porque acho que nem tem bem protocolo certo para como proceder, mesmo para quem já deveria ser entendido no assunto, vide o estrago que faz um cara numa base militar em 2009. E mesmo "havendo", não deve ser coisa que se consiga treinar civis para fazerem. O procedimento preferível mesmo deve ser só tentar fugir, exceto em caso de condições excepcionais de certeza e possibilidade de alvejar.
Para qualquer outra coisa, não devem ser baixas as chances desse tipo de iniciativa acabar levando a um aumento dramático de mortes por "fogo amigo" nesses casos, já que os atiradores não estarão sempre identificiados para conveniência daqueles que se julguem preparados a detê-los, que também não estarão identificados como não-atiradores em massa e portanto seriam também possíveis alvos de outros que se colocam na mesma posição. A possibilidade de confusão não deve ser pequena, e nem mesmo dos atiradores assimilarem o protocolo e o explorarem, se passando por pessoas que estivessem agindo em defesa.
Acho que passado um eventual momento inicial onde eles obviamente atirassem contra uma multidão, será sempre complicado identificar quem é atirador em massa e quem é só uma pessoa qualquer. Talvez o maior indício fosse o tipo de arma, ainda que pistolas semi-automáticas possam ser modificadas para virar metralhadoras.
https://www.youtube.com/v/AqwPY-0UpjYE quandos os caras estão inspirados mesmo:
https://www.youtube.com/v/EqpxeWQ_XJwSe existe a lógica de que restringir o porte de arma incentiva o mercado negro, então esse hipotético preparo civil "ergue a barra" para o preparo dos malucos atiradores que se tornarão cada vez mais preparados para massacres contra população armada.