Você notou que coloquei sobre antipetista e não oposicionista, não? Antipetista não é maioria, mas é uma minoria ruidosa. Muitos que se dizem antipetista nem o são de fato. Uma coisa é se identificar com as políticas ou ideologia de um partido como o psdb e mesmo ter um voto pragmático ou considerar que se não contempla o que acha necessário para um governo é o que mais se aproxima ou ainda que entre dois ruins de escolha o menos ruim. Agora ser do contra por ser contra, preferir até algo que seja contra tudo o que acredita apenas porque é anti alguma coisa?
Bem, a despeito de qualquer preciosismo semântico, acho que uma boa parte dessas pessoas que eu descrevi não rejeitariam o rótulo "anti-petista" desde uns tempos para cá, ainda que não vá necessariamente ser como se rotulam espontâneamente, e que o rótulo possa ser rejeitado se for já introduzido como algo "do mal" por definição.
Mas realmente me passou despercebida a distinção, até por que nem vejo imediatamente a conexão entre listar "minorias ruidosas" de anti-petistas especificamente, para explicar o por que do voto no PT. Poderia estar igualmente listando características de anti-PSDBistas ou de integralistas, ou de qualquer outro grupo do qual você não faz parte.
Então a impressão que passou foi de mais do tradicional "quem quer o bem para o Brasil, e para todo o povo, especialmente o povo pobre, vota no PT".