Só tive a impressão que uns casos recentes tivessem "servido de lição", não no sentido "anti-preconceito", mas sim quanto aos perigos em se falar essas coisas "em público online". Ao mesmo tempo, se diz tanto que o Brasil tem muito racismo "velado", e não aberto, como em países como os EUA, onde vai ter quem hasteie bandeiras nazistas e de orgulho branco no telhado de casa.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/condenada-estudante-que-publicou-mensagem-contra-nordestinos-em-sp.html(humm, mesmo esse caso, achava que fosse diferente; não lembrava dessa frase de "afogue um nordestino", achava que fosse relacionado a uma garota ter dito, além de outras coisas, que não faria sexo com um nordestino de jeito nenhum. Talvez fossem dois, ou isso fosse outra frase da mesma, ou algo que não teve a mesma repercussão legal)
Mas olhando outros comentários em notícia atual, percebo de qualquer forma menor gravidade em alguns. Em alguns casos a coisa pode ser apenas devido à grande coincidência de petismo com o nordeste (com nordestinos não-petistas se dizendo envergonhados dos nordestinos petistas), embora haja toda uma gradação disso, passando por ranço contra recipientes do bolsa-família, e chegando até coisas como "esses nordestinos depois vem para cá cometer crimes". Então a coisa tem desde o preconceito mesmo, até oportunismo em se enquadrar algo como preconceito, como a colocação recente do FHC.
Mas sem dúvida alguma tem aqueles que são completamente tapados, não só ignorantes (falando dos racistas/preconceituosos, não dos nordestinos... bem, não que também não haja destes (tapados e ignorantes, racistas inclusos) dentre eles, também -- seria preconceituoso achar que não). Acho que erro em subestimar o número desses, é no mínimo o suficiente para de vez em quando ganharem esse tipo de atenção.